3317.jpg

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade"? Atos 5:3

Era o início da igreja cristã. Havia muita comunhão e todos dividiam o que tinham.  "Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração". Um homem chamado Ananias e sua mulher Safira venderam uma propriedade e doaram parte do dinheiro para os apóstolos. Acontece que eles mentiram ao dizer que estavam doando todo o dinheiro adquirido com a venda. Pedro questionou Ananias a respeito da mentira. Ele não precisava disso, pois tinha liberdade para doar o quanto quisesse ou até mesmo não doar. Não era obrigatório. Mas o casal, por aparência, mentindo, propagou que estava doando todo o dinheiro da propriedade. Pedro disse a eles que ambos mentiam não aos homens, mas a Deus. Os dois morreram e isso causou grande temor na igreja primitiva.

A primeira dúvida que nos vem é a respeito da disciplina empregada ao casal. Parece tão radical e dura, como se Deus tivesse sido muito severo. Ocorre que naquele contexto, no início da igreja, Deus queria que todos soubessem como Ele abomina a mentira e a falsa espiritualidade. Hoje, Deus não age mais assim, embora a espiritualidade fingida, mais do que nunca, esteja presente no meio cristão.

Na verdade, a hipocrisia espiritual é perigosa, porque contamina e contagia. As pessoas querem demonstrar uma falsa aparência de piedade e cristianismo e agem às escuras, mentindo, escondendo suas verdadeiras motivações, suas reais atitudes. Tudo isso, para ser glorificado pelos homens, ganhar respeito em uma comunidade cristã. São milhares de Ananias e Safiras, mentindo o tempo todo sobre suas verdadeiras intenções. Deus abomina esse comportamento. Ele não obriga ninguém a amá-lo, a servi-lo, a adorá-lo. Por que então mentir, viver uma fé fingida? Por que muitos cristãos querem demonstrar o tempo todo aquilo que não são? Buscam reconhecimento dos homens e não de Deus, porquanto se verdadeiramente buscassem agradar ao Pai, jamais tentariam vender uma falsa imagem de si mesmos. Hoje, Deus não vai fazer cair morto nenhum cristão fingido, mas certamente tal pessoa estará longe de agradar ao Senhor e chegará um dia em que a máscara cairá. É preciso ter muito cuidado para não se acostumar com a religiosidade e viver uma fé fingida. Isso não é querer enganar homens, mas sim a Deus, o que jamais acontecerá porque a Deus ninguém engana.