P6-Atitude-Cristã.jpg

Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. 1 João 2:6

 

Certa vez falando sobre Jesus a uma colega de trabalho ela reconheceu serem muito bons os ensinamentos de Jesus, mas afirmou ser impossível segui-los. "Jesus é maravilhoso para se admirar, mas viver como ele viveu, não dá!". Se assim fosse, o apóstolo João não teria afirmado essa verdade bíblica.

Vivemos um tempo no Brasil de crescimento da igreja evangélica. Que bom! Mas também vivemos um tempo de escândalos envolvendo a igreja evangélica ou alguns de seus membros. Escândalos de grande notoriedade. Pessoas que levam em seus lábios o nome de Jesus contradizem o que falam com sua própria vida. E não é por uma simples falta, mas por uma vida de corrupção, mentira, engano. Os jovens carregam em suas camisetas o nome de Jesus, pessoas colocam em seus carros adesivos com o nome de Cristo, mas quando surgem os escândalos, lá está aquele jovem da camiseta ou o proprietário do carro.

Não queremos dizer que tais pessoas não são salvas porque a salvação é pela fé, mas certamente, não são discípulos de Jesus. Mentem a si mesmos porque não procuram andar, nas mínimas coisas, como Jesus andou. Aqueles que procuram andar como Cristo andou não caminharão para trás, mas seguirão em frente, a cada dia tendo melhorado o seu caráter. As pessoas poderão vislumbrar um homem ou uma mulher de Deus, porque, embora com falhas, procuram viver verdadeiramente o evangelho. São perseverantes em ter a vida transformada por Deus. Preocupam-se com suas falhas, querem acertar.

As pessoas que afirmam permanecer em Jesus, mas não andam como ele andou, não enganam aos outros, mas iludem principalmente a si mesmos. Não possuem nem aparência de piedade. Simplesmente tem um discurso vazio que somente elas acreditam. As atitudes falam mais alto que as palavras. Anunciar que ama e tratar seu próximo com desprezo; falar em ética e ser corrupto em todos os seus atos; colocar o símbolo do cristianismo no carro, mas xingar o primeiro que lhe contraria no trânsito, ter na roupa escrito o nome de Jesus ou tatuar o Salvador no braço não diz nada! Melhor reconhecer as imperfeições e buscar andar como ele andou. O mundo conseguirá enxergar um cristão.