corac3a7c3a3o-c3a9-refc3bagio

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." Jeremias 17:9-10

As pessoas costumam: "fulano, no fundo, tem um bom coração". A bíblia está dizendo que o coração é enganoso e perverso. Desde gênesis que temos relatado que Deus viu a maldade do coração do homem e Salomão já havia declarado que insensato é aquele que confia em seu próprio coração. Mas o que isso quer dizer? Não temos nada de bom dentro de nós, lá no íntimo do nosso coração somos maus?

Infelizmente, tudo o que se refere ao homem natural expressa o quanto temos o coração voltado para a maldade e iniquidade. Esse é um conflito entre o homem natural e espiritual. Paulo já havia descrito o que sentia quando percebia os desejos que havia em seu coração por causa do pecado e, ao mesmo tempo, sua vontade de fazer o bem. Miserável homem que sou! Ele desabafou!

Quando olhamos para o mundo e para o instinto destruidor do homem, percebemos o quanto ele é mau, o quanto o coração do homem é perverso. Até o mais "religioso", exemplar, uma hora demonstrará a corrupção que há em seu coração. "Quem está em pé, cuide para que não caia". Grandes homens de Deus provaram isso. Até o homem "segundo o coração de Deus", Davi, errou feio e planejou coisas horríveis, como, por exemplo, o assassinato de um homem inocente. Então somos maus mesmo? Sim, somos maus, temos uma natureza inclinada para o mal. O que nos diferenciará é o quanto lamentamos pelo nosso coração ruim, o quanto sofremos por fazermos coisas ruins e o quanto almejamos a restauração de Deus.

Sempre haverá um conflito existente em nós entre a nossa natureza carnal e a espiritual. Contudo, a nossa busca incessante por viver uma nova vida, por ser um cidadão do Reino, em ter a mente de Cristo fará grande diferença nesse mundo e, aos poucos, poderemos ver a transformação de Deus operada em nós. Aos poucos, a nossa natureza espiritual dominará a carnal e veremos o que é viver dependendo do Espírito Santo. Enquanto vivermos dependendo de nós mesmos, lá estará nosso coração perverso sobressaindo, mas sempre que estivermos dependendo de Deus, enchendo-nos a cada dia do Espírito Santo, mostraremos o poder transformador do Pai ao mundo.