02 outubro 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


A ambição de um cristão

Posted: 01 Oct 2016 10:52 AM PDT

A ambição de um cristão
Texto: 1 Tessalonicenses 4:11-12

"E procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma".

Introdução: Ambição é o que impulsiona uma pessoa a continuar progredindo, avançando e melhorando. Geralmente, é necessário se a pessoa deseja desfrutar de algum grau de sucesso ou prosperidade. Os cristãos devem ser ambiciosos - mas o foco das nossas ambições deve ser diferente da ambição do mundo.

1. Levar uma vida tranquila

A. A definição de Thayer de uma "vida tranquila" - "dito daqueles que não estão correndo de lá para cá, mas ficam em casa e cuidam de seus negócios"
B. O termo é usado no Novo Testamento para descrever a obra de alguém (2 Tessalonicenses 3:12) e a disposição de uma mulher (1 Timóteo 2:12; 1 Pedro 3:4)
C. Como os cristãos podem "levar uma vida tranquila" - não permitir que o mundo o distraia de seu serviço a Deus (2 Tessalonicenses 3:12; Lucas 8:14-15); se lembrando do seu lugar / papel (1 Timóteo 2:12; 2 Timóteo 2:3-4)

2. Cuidar dos seus próprios negócios

A. Tratar dos vossos próprios negócios - fazer o que você é responsável por fazer sem se preocupar com os outros
B. Isso não significa que podemos ignorar as necessidades dos outros - físicas (Gálatas 6:10) ou espirituais (Gálatas 6:1); mas não podemos focar nos defeitos dos outros e ignorar nossos próprios defeitos (Mateus 7:1-5)
C. Nós não podemos ser intrometidos (2 Tessalonicenses 3:11, Provérbios 26:17) - diferença entre a preocupação, ajuda e intromissão

3. Trabalhar com as próprias mãos

A. Deus espera que Seu povo seja capaz de trabalhar para fazê-lo (2 Tessalonicenses 3:6-10)
B. Devemos ser diligentes em nosso trabalho (Colossenses 3:23; Eclesiastes 9:10)
C. Devemos colocar as coisas espirituais em primeiro lugar (Mateus 6:19-21, 31-34) -, mas não podemos ignorar nossas responsabilidades terrenas (1 Timóteo 5:8)

4. Seguir os mandamentos do Senhor

A. Paulo disse: "como já vo-lo mandamos" - especificamente falando sobre as instruções anteriores; no entanto, em princípio, isso se aplica a nossa obediência a tudo o que foi ordenado na Palavra de Deus
B. Devemos obedecer ao Senhor (Lucas 6:46) - devemos também obedecer às palavras dos apóstolos (1 Tessalonicenses 4:2; 1 Coríntios 14:37)
C. Devemos ser "cumpridores da palavra" (Tiago 1:22)

5. Se comportar adequadamente com os de fora

A. Devemos levar uma vida tranquila e cuidar do nosso próprio negócio - mas não podemos ignorar o mundo em torno de nós
B. Devemos ser bons exemplos (1 Pedro 2:12)
C. Falhar em fazê-lo, fará com que os outros falem mal de Deus, a igreja, e a palavra (Romanos 2:24; Tito 2:6-8; 2 Coríntios 6:3)

6. Não estar em necessidade

A. A ambição mundana procura uma abundância de riqueza, sucesso, influência, etc. - nós nos esforçamos para não estar em necessidade
B. Isso não quer dizer que fazemos o mínimo para sobreviver (Efésios 4:28; 2 Coríntios 12:14; Eclesiastes 11:6) - mas nosso objetivo não é simplesmente a acumulação de riqueza; em vez disso, entendemos que a prosperidade nos dá a liberdade / capacidade de fazer mais o bem (1 Timóteo 6:17-19)
C. Mas se passarmos por necessidade, devemos nos contentar (Filipenses 4:11-13)

Conclusão

A. Não há nada de errado em ser bem-sucedido, próspero - mas a nossa ambição principal como cristãos deve ser dirigido para as coisas que Paulo mencionou
B. Devemos ter certeza de que nossas prioridades estão em ordem para que as nossas ambições possam estar focadas nas coisas de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário