25 outubro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

O que significa sonhar com parentes que já morreram?

Posted: 25 Oct 2016 03:42 AM PDT

Você pergunta: Perdi meu pai faz pouco tempo, pouco menos de um ano. Desde que o perdi acontecem coisas muito estranhas comigo. Eu tenho sonhado com ele várias vezes. Os sonhos parecem muito reais. Nos sonhos ele fala comigo, me dá conselhos e até prevê certas coisas que acontecem comigo. O que pode ser isso? Será que meu pai está tentando se comunicar comigo? Como a Bíblia vê esse tipo de coisa? É possível que os parentes que já morreram se comuniquem através dos sonhos?

Cara leitora, isso que está acontecendo com você é algo muito comum e acontece com muitas pessoas que perdem entes queridos. No entanto, é importante entender biblicamente essa questão para que você saiba exatamente o que está ocorrendo com você e tenha uma visão bíblica sobre os parentes que já morreram.

O que significa sonhar com parentes que já morreram?

Sonhar com parentes que já morreram, o que pode significar?

(1) A primeira coisa a observarmos é que a Bíblia fala de forma muito clara que não existe a possibilidade de mortos se comunicarem com os vivos, ou seja, nossos parentes que já morreram não fazem qualquer comunicação com os vivos: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…" (Hebreus 9:27).

Quando morremos temos o nosso destino eterno selado (juízo). Não existe qualquer embasamento bíblico para afirmarmos que almas de mortos ficam vagueando por aí, aparecendo em sonhos, interferindo no mundo dos vivos, etc. Se quiser saber mais sobre esse tema, leia este estudo: Para onde vai a nossa alma depois que morremos? Nesse estudo eu explico com detalhes o que a Bíblia diz sobre as pessoas que já morreram.

(2) Sendo assim, creio ser importante explicarmos o que ocorre com você. Em primeiro lugar, é muito comum que lembranças de nossos entes queridos, dos nossos parentes que já morreram, estejam presentes de forma muito forte em nossa vida mesmo após a morte deles.

Nesse período de luto é comum que você sinta os cheiros e desperte lembranças. Ouça sons e até ache que a pessoa está realmente ali te chamando. O luto nos coloca em um estado psicológico muito sensível e coisas desse tipo são muito comuns e naturais devido à perda.

(3) Sonhar com entes queridos também é comum. Não há nenhum erro nisso e também nada de sobrenatural. O nosso cérebro tem milhares de lembranças de nossos entes queridos guardadas. Centenas de experiências que passamos juntos geraram conexões muito fortes em nossa memória. Dores que superamos. Conversas importantes que tivemos.

Isso é um vasto material para que o cérebro produza sonhos baseados no que já vivemos com essas pessoas e também em nossas expectativas de que elas estivessem ali para interagir conosco de alguma forma. Juntando a isso toda a ansiedade e dor da perda, é bem comum que nosso cérebro produza esse tipo de sonho com certa frequência, onde nossos parentes que já morreram aparecem de forma muito vivida em nossos sonhos.

(4) Creio que você deve ver esses sonhos que você tem com seu pai como uma bênção de poder vivenciar coisas positivas que viveram ou experiências de interação um com o outro, ainda que no campo dos sonhos. Porém, não ache que haja nada de sobrenatural nisso, pois não há. Descanse em Deus, deixe que Ele cuide daqueles que morreram, pois Ele irá fazer isso muito bem, assim como cuida de nós vivos.

Viva esse momento de luto com tranquilidade, sabendo que Deus curará as feridas abertas pela perda. Aos poucos tudo vai se encaixando e a nova vida sem a pessoa acaba por tomar conta do seu dia a dia e você passa a ter mais controle das lembranças, acessando-as de forma mais controlada e afetiva quando deseja acessá-las.

O post O que significa sonhar com parentes que já morreram? apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário