20 outubro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

4 coisas que geralmente NÃO fazemos quando lemos a Bíblia

Posted: 20 Oct 2016 03:53 AM PDT

"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmos 119:11)

Todo mundo concorda que a leitura da Palavra de Deus é algo muito positivo e que todos nós devemos investir do nosso tempo nessa prática. No entanto, devemos saber que ler a Bíblia apenas por ler não trará nada de positivo a nós. Muitas pessoas leem a Bíblia no mundo, inclusive pessoas que não creem nela ou que a veem apenas como um livro histórico ou de sabedoria. Por isso, quero mostrar quatro coisas que geralmente não fazemos quando lemos a Palavra de Deus e que deveríamos fazer para que a leitura da Palavra de Deus tenha realmente um efeito abençoador em nossa vida

Coisas que não fazemos quando lemos a Bíblia

Coisas que não fazemos quando lemos a Bíblia

(1) Guardar o que foi lido

O salmista diz algo muito importante quando reflete sobre a sua relação com a palavra de Deus: "Guardo…" (Salmos 119:11). Muitas pessoas não guardam a palavra de Deus. Guardar significa valorizar e tê-la conosco. O que você faz com os documentos importantes que você tem? Guarda. O que faz com a escritura de sua casa ou com os comprovantes dos alugueis pagos? Guarda. E aquelas fotos raras e preciosas de família? Guarda. Guardamos coisas importantes, protegendo-as e mantendo-as sempre próximas de nós. Devemos fazer o mesmo com a palavra de Deus! Devemos ter tal carinho para com ela, que a guardamos! Aqui certamente entra nosso esforço na memorização da Bíblia, nas anotações, na leitura e meditação diária. Guardar significa ter uma relação profunda com a Palavra do Senhor!

(2) Guardar o que foi lido no lugar correto

O salmista continua nos ensinando o seguinte: "Guardo no coração…" (Salmos 119:11). Quem guardaria, por exemplo, o seu dinheiro, que é algo precioso, em qualquer lugar? Em algum lugar sem segurança, que estivesse ao alcance de qualquer pessoa? Guardamos nosso dinheiro em locais seguros, onde sabemos que ele está protegido. Quando a Bíblia fala de coração, está falando de um dos lugares mais preciosos e seguros dos seres humanos: dentro de nós, em nossa alma! É preciso colocar a Palavra de Deus no lugar certo, que é dento de nosso coração. É lá dentro que meditamos, que nos arrependemos, que a Palavra de Deus ganha vida. Se ela não permanece em nosso coração ela está em lugares errados onde não haverá efeito. Muitos a guardam apenas na mente, ou nem a guardam, por isso, não são impactados por ela.

Leia também: o que significa meditar na lei do Senhor dia e noite?

(3) Guardar a coisa certa

Você guarda coisas sem utilidade, coisas que só atrapalham e que não fariam nenhuma falta se fossem jogadas fora? Somos campeões em guardar essas coisas erradas em nosso coração: raiva, ódio, inveja, ansiedades, falta de perdão, etc. O salmista ensina que devemos guardar aquilo que é precioso: "Guardo no coração as tuas palavras…" (Salmos 119:11). Guardar a Palavra de Deus no coração tem a ver com a forma com que a encaramos. O que ela significa para nós? Quando Jesus ensina a perdoar e você guarda isso no coração, isso irá gerar em sua vida o perdão. Logo, você não guardará a mágoa (coisa ruim) em seu coração. Quando guardamos a Palavra de Deus no lugar certo, em nosso coração, ela produz bênçãos sem medida em nós e nos outros. Por isso, guarde a coisa certa no lugar certo!

Leia também: Método como ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente

(4) Guardar com o objetivo correto

O salmista nos ensina que guardar a palavra no lugar certo, da maneira certa é muito importante. No entanto, é preciso ter um objetivo correto também: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmos 119:11). Você já viu pessoas que leem a Bíblia, mas não tem mudanças em suas vidas? Tudo sempre continua como antes? Essas pessoas leem a Palavra do Senhor sem um objetivo correto! Por que você lê a Bíblia? O que ela significa para você? Quando lemos a Bíblia com o objetivo correto ela transforma as nossas vidas. O salmista guardava a Palavra de Deus para não pecar contra o Senhor. Esse é o objetivo principal que todos nós devemos ter! Fazer a vontade de Deus representa a saúde da nossa vida, representa os frutos da salvação, representa que estamos usando a Palavra de Deus da maneira que o agrada e isso gerará bênçãos preciosas em nossas vidas! Mostra que a guardamos da maneira certa, no lugar certo e com o propósito certo e será bênção!

O post 4 coisas que geralmente NÃO fazemos quando lemos a Bíblia apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário