19 outubro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

3 dicas mágicas para ajudar os filhos a seguir o caminho de Deus

Posted: 19 Oct 2016 03:20 AM PDT

Qual pai não deseja que o filho tenha uma vida correta, digna, que ande nos caminhos do Senhor e seja uma bênção não só na vida da família como também na igreja e em toda a sociedade? Querer o melhor para os filhos é o que todos os pais desejam, porém, do desejo à realidade, o caminho é bem longo e nem sempre os desejos se tornam a realidade que queremos.

Isso acontece porque muitos pais querem que isso aconteça por mágica! Daí a minha brincadeira no título desse estudo. Soluções mágicas não existem. Mas existem soluções que dependem exclusivamente da nossa atuação na vida de nossos filhos. Vejamos 3 dicas preciosas que vão ajudar e muito os filhos a descobrirem os bons caminhos do Senhor e a andarem felizes nesses caminhos:

3 dicas mágicas para ajudar os filhos a seguir o caminho de Deus

Dicas para ajudar os filhos a andar nos caminhos de Deus

(1) Seja o maior exemplo de seus filhos de como é andar nos caminhos de Deus

Existem pais que pregam a seus filhos o que devem fazer, mas quando os filhos observam a vida deles (e eles fazem isso o tempo todo), verificam que os pais não fazem aquilo que pregam. Dia desses dei uma bronca em minha filha pequena. Ela queria almoçar à mesa e ao mesmo tempo brincar com o celular. Disse a ela que não, que isso não deveria ser feito. Ela chorou um pouco, mas logo entendeu.

Alguns dias depois estávamos à mesa jantando e meu celular tocou. Fui lá e atendi e o trouxe à mesa. Para minha surpresa, minha filha está focada em mim, me olhando com uma cara de brava enquanto eu usava o celular à mesa. Ficou claro para mim que dentro daquela cabecinha passava naquele momento o pensamento: meu pai disse que não é para usar o celular quando estamos comendo, mas ele está fazendo isso!

Quando pensamos em fazer os nossos filhos se apaixonarem pelos caminhos de Deus, temos de pensar também em ensiná-los com o exemplo, com o caminhar do dia a dia. Paulo sabia muito bem disso, e disse aos seus filhos espirituais: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco" (Filipenses 4:9). Os filhos precisam ver em nós pais a beleza dos caminhos de Deus!

Quando percebi o meu erro diante de minha filha, logo voltei a dar o exemplo: filha, desculpe, o papai fez uma coisa errada! Não devemos ficar brincando no celular enquanto estamos à mesa comendo. Ali ela aprendeu que o pai não é perfeito, e que devemos pedir perdão quando erramos. Podemos ensinar pelo exemplo em todo tempo, até em nossos erros!

Leia também: 5 sacrifícios que você precisa fazer para ter uma família abençoada

(2) Vivam o evangelho juntos

O evangelho é um estilo de vida. Não é apenas um código de boas notícias, da salvação e de boas condutas. Cada ensino nosso aos nossos filhos devem vir acompanhado de uma vivência juntos. Quer ensinar seu filho a orar? Ore junto com ele! Quer ensiná-lo a ler a Bíblia? Leia a Bíblia junto com ele! Quer ensiná-lo a amar o próximo? Ame o próximo com atitudes junto com ele! Quer ensinar a ir à igreja? Acorde cedo e vá à igreja junto dele. Isso será uma grande fonte de ensino ao filho. Não é à toa que o sábio declara: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Ensinar "no caminho" é muito mais poderoso do que ensinar "o caminho".

Foi como Jesus agiu com seus "filhos espirituais", os apóstolos. Jesus, sendo Deus, se esvaziou de si mesmo e viveu diversas situações de propósito para ensinar o evangelho aos apóstolos. Jesus se expôs a uma tempestade para ensinar a fé a Pedro. Jesus multiplicou pães e peixes para ensinar a provisão de Deus aos discípulos. Jesus ensinou no caminho aquelas crianças espirituais. Viva o evangelho junto ao seu filho!

Leia também: 10 dicas infalíveis para resolver conflitos familiares

(3) Deixe espaço para que eles busquem por si mesmos

Está no DNA dos pais o desejo de proteger, de ajudar, de querer sempre que os filhos tenham o melhor em suas vidas. Isso é bom, mas não pode levar os pais a sufocarem os filhos. Os filhos precisam de espaço e tempo para também buscarem por si mesmos, pois nós pais não estaremos 24 horas ao lado de nossos filhos; eles precisam aprender a voar sozinhos também. Orar com seu filho é importante, mas seu filho precisará aprender a orar sozinho. Ir à igreja com o filho é importante, mas ele vai ter de aprender a ir também sozinho. Os pais são como mestres discipuladores. Ensinam da melhor forma possível e depois soltam os filhos confiantes de que, quando estiverem sozinhos, seguirão os melhores ensinamentos que receberam!

Jesus fez assim com seus filhos espirituais. Jesus precisava morrer na cruz. Precisava ir. Os apóstolos sentiram um grande baque por isso; porém, Jesus lhe disse algo incrível: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1:8).

Agora era hora deles seguirem sozinhos na missão. Jesus não iria mais estar presente fisicamente. Mas espiritualmente ele estava e também todos os ensinos recebidos ecoavam no coração de cada discípulo, de forma que eles tinham agora todas as condições de andarem no caminho de Deus sozinhos. Nós pais também devemos agir assim. É preciso dar espaço para que os filhos tomem suas decisões e sigam por si mesmos o caminho que ensinamos ser o melhor. Estaremos sempre por perto enquanto Deus nos der vida, mas devemos dar espaço a eles para que tomem as melhores decisões em favor dos caminhos do Senhor.

O post 3 dicas mágicas para ajudar os filhos a seguir o caminho de Deus apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário