02 setembro 2016

Vaidosos odeiam os competentes

 




  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 9:8 - Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.

A pessoa competente e trabalhadora tem consciência do próprio valor. Ela não depende da bajulação dos incompetentes e ineptos. Diz a Bíblia: "Nunca repreenda uma pessoa vaidosa: ela o odiará por isso. Mas se você corrigir uma pessoa sábia ela o respeitará" (Provérbios 9:8).

Um dos significados do termo "vaidade" é "vazio", sem conteúdo, sem estrutura. Porque o vaidoso é "cheio de si", ele se torna cheio de nada. De nada que valha a pena. O conteúdo do vaidoso é a visão fictícia, fantasiosa, da realidade que o cerca. A incompetência do vaidoso o obriga a construir para si um mundo de mentiras, de propinas mentais. O vaidoso constrói causas inconsistentes e sofre efeitos reais e destrutivos. O vaidoso perde a capacidade de perceber o mundo real.

Faz todo o sentido, então, por em prática o conselho bíblico: repreender a pessoa vaidosa é direcionar contra si mesmo os malefícios da imaturidade espiritual. O mundo da sustentabilidade se alimenta da postura humilde, realista e progressista daqueles que, ao reconhecer os próprios erros, usam suas energias para a própria correção e aperfeiçoamento. Se é que prezamos os recursos construtivos que recebemos, devemos nos reduzir a dialogar com os sábios e competentes.



 



Palavra Que Transforma
A alegria que vence o sofrimento  |  Pastor Sérgio Fernandes

1 Tessalonicenses 1:6 - ¶ E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

A experiência cristã primitiva sempre apontava a alegria em meio ao sofrimento como característica peculiar dos crentes. Era algo marcante naquela nascente comunidade: mesmo perseguida, ela era feliz e confiante.

Clique aqui para ler essa Devocional completa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário