BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 25 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O Pregador

O Pregador

Link to O Pregador

Princípios básicos da pregação

Posted: 08 Sep 2016 05:20 AM PDT

Princípios básicos da pregação
Desde o primeiro século os pregadores cristãos têm se dedicado ao estudo da "ciência" da pregação, procurando entender como comunicar com mais poder a mensagem de Deus. No nosso tempo, esta ciência é chamada de "homilética". Cada nova geração contribui para a compreensão desta ciência. Isto é em parte, porque a sociedade muda e porque melhores formas são descobertas para comunicar a Bíblia as pessoas em culturas que estão sempre mudando. No entanto, existem alguns princípios da pregação que foram reconhecidos por muitos anos e continuam a governar a preparação de sermões.

Fatores importantes na preparação de qualquer sermão

A pregação bíblica tem que considerar alguns princípios importantes, começando com o seguinte:
  1. A base do sermão deve ser a Bíblia.
  2. O objetivo do sermão deve ser satisfazer as necessidades reais dos ouvintes; necessidade que a Bíblia especialmente, pode satisfazer.
  3. O sermão deve ter um único foco, uma ênfase clara e especial.
  4. Para maior clareza, o sermão deve lidar com sua ênfase em algumas subdivisões, geralmente entre duas e quatro.
  5. Cada sermão deve começar com uma introdução, que irá apresentar o texto bíblico e esclarecer ao ouvinte qual o é o propósito do sermão.
  6. Em seguida, aparece o corpo principal do sermão, normalmente dividido em duas ou mais subdivisões.
  7. O sermão termina com um breve resumo, uma conclusão e um convite.
Dos dois primeiros fatores, podemos constatar que o sermão é preparado com base em duas realidades: a realidade das necessidades dos ouvintes e a realidade da mensagem bíblica sobre isso.

Onde o pregador começa a preparar seu sermão?

Com alguma necessidade para os seus ouvintes? Ou com um texto bíblico? Na verdade, você pode começar com qualquer um destes dois elementos. Em muitos casos, o pregador vai se sentir uma necessidade premente dos ouvintes que requer um sermão adequado. Da necessidade, o pregador vai para a Bíblia para encontrar, se possível, um único texto que trate adequadamente com esta necessidade.

Em outros casos, o pregador, lendo a Bíblia, vai encontrar um texto que exige ser pregado, porque este texto preenche as reais necessidades do seu público. De qualquer maneira, o sermão reflete a união de dois fatores importantes: as necessidades dos ouvintes e a resposta bíblica a essa necessidade. Não há tempo apenas para "pregar a Bíblia", se esta pregação não é dedicada a suprir as necessidades importantes dos ouvintes.

Lembre-se que o bom sermão considera duas coisas:
  • As necessidades reais dos ouvintes
  • A resposta bíblica a essas necessidades
Infelizmente, há pregações sobre temas que podem interessar o pregador, mas não têm maior importância para os ouvintes. O pregador deve estar sempre pensando em seus ouvintes, seus problemas, suas fraquezas, as suas necessidades. Você deve pensar em todos os seus ouvintes e suas necessidades especiais, incluindo adultos, jovens, crianças, cristãos e não crentes, homens e mulheres. E quando você começa a pregar a sua mensagem, você deve convencer seus ouvintes que a mensagem que ouvem é importante para eles.

O sermão é constituído pelas seguintes partes:

Título
Introdução
Declarar seu objetivo - O objetivo (Proposito)
Texto Bíblico - O texto
Divisão 1 - O tema
Divisão 2
(Divisão 3) - Opcional
(Divisão 4) - Opcional
Resumo
Convite

Não sabe como preparar um sermão? Gostaria de ser um pregador, mas tem dificuldade de falar em público? Eu lhe recomendo o "Seminário de Pregadores". O Seminário de Pregadores estruturou um método de pregação, que conseguiu organizar de forma simples como alguém pode se preparar para pregar a Palavra de Deus sem timidez e com autoridade em poucos dias. Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário