17 setembro 2016

O Pregador

O Pregador

Link to O Pregador

A morte de um servo de Deus – Fúnebre

Posted: 16 Sep 2016 10:45 AM PDT

A morte de um servo de Deus – Fúnebre
Esboço de sermão para culto fúnebre

Texto: Salmo 116:17 – 2 Coríntios 4:16 – 5:10

Introdução: Nós que aqui estamos, nos encontramos diante do corpo de quem em vida foi um irmão muito amado; nosso querido irmão............., um santo servo de Deus

E nós aqui estamos para cumprir, pelo menos três propósitos....

1. Propósitos

a. Para nos despedir com apreço e dignidade do irmão que faleceu
b. Para com nossa presença, amizade e palavras expressar nossa condolência cristã e trazer uma mensagem de consolo a família dolente
c. Para dar graças e gloria a Deus pela vida e o testemunho desse servo de Deus, desse fiel crente em Jesus Cristo, o irmão..............

2. Como os céticos veem a morte?

Para alguns, o acontecimento da morte excita muitos medos, levanta perguntas inquietantes e semeia duvidas e confusão na mente

3. Como os crentes em Cristo veem a morte?

Para nós que cremos em Deus e na palavra de Deus; e para quem como nosso falecido irmão........., temos recebido a Jesus Cristo como o salvador da alma e o senhor da vida, o fenômeno da morte nos entristece, sim, mas não nos atemoriza nem nos afunda no desespero, mas nos firma em nossa fé e esperança cristã.

I. Uma declaração Bíblica de suma importância.

A. Agora permita-me convida-los para que juntos meditemos em uma preciosa, profunda e reveladora afirmação, e em uma tremenda verdade Bíblica. A Bíblia, que é o livro da vida, sem dúvida, também nos fala muito da morte. É neste livro que nós cristãos encontramos a resposta para algumas perguntas relacionadas a morte, e é dele que recebemos também o consolo em nossa hora de tristeza.

B. Uma afirmação bíblica surpreendente. O salmista e rei Davi escreveu as seguintes palavras, "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos". Salmo 116:15

1. Essa é uma afirmação surpreendente. Esta declaração bíblica parece um pouco estranha, vista assim. Mas ela se trata da "morte dos seus santos".

2. E que são "seus santos"? Segundo a Bíblia, nós que somos separados pelo Senhor e para o Senhor, somos chamados "santos". Somos os crentes em Cristo, seus seguidores. Somos os possuidores da vida eterna.

II. Porque é "Preciosa à vista do Senhor a morte dos seus santos"?

Tem que haver razões, e concretas, para uma revelação como esta.

A. "Porque Deus não é Deus de mortos, mas de vivos" Lucas 20:38

1. O Senhor é chamado de Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó. Lucas 20:36-38

a. Abraão: Gênesis 25:7-8 "Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo".
b. Isaque: Gênesis 35:29 "e, exalando o espírito, morreu e foi congregado ao seu povo, velho e cheio de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram".
c. Jacó: Gênesis 49:33 "Acabando Jacó de dar estas instruções a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, expirou e foi congregado ao seu povo".

Estas expressões sublinhadas, estabelecem a verdade, a doutrina de que os filhos de Deus, no fenômeno da morte física, continuam com espíritos vivos na presença do Senhor. Assim se revelou Deus a Moisés, no símbolo da sarça que ardia e não se consumia, como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os quais havia muitos anos que haviam morrido, mas que continuavam como espíritos vivos diante do Senhor.

2. Jesus mesmo ao morrer na cruz, disse: "…Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito...". Lucas 23:46

3. Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, ao morrer disse: "…Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Atos 7:59

4. Deus é chamado de "Pai dos espíritos". "Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? " Hebreus 12:9

5. "as coisas que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas". Leia 2 Coríntios 4:16 – 5:10 O apostolo Paulo também nos diz o seguinte em Colossenses 1:12 "dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz"

6. Os filhos de Deus que nos precederam na viajem para a eternidade, como espíritos vivos, são expectadores dos que sobre a terra seguem correndo a carreira, "que nos está proposta".
"Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" Hebreus 12:1

Pois bem, qual é a conclusão dessas passagens bíblicas?

A conclusão é que, os que morrem em Cristo, dormem aqui na terra e despertam no céu; descansando de suas obras, sofrimentos e dores e vão morar nas mansões celestiais. Esta é a felicidade que desfruta agora nosso irmão..........que nos deixou.

B. Mas há outra razão porque é "Preciosa à vista do Senhor a morte dos seus santos"

1. Porque os justos irão para o céu

a. O apostolo Paulo expressou: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Filipenses 1:21 - É lucro porque o crente ao morrer, vai a presença do Senhor, em seu espirito, e em estado consciente, porque "estar ausente deste corpo, é estar presente com o Senhor". 2 Coríntios 5:8b
b. É a promessa de Jesus aos seus. Ler João 14:1-3 "…para que onde eu estiver estejais vós também".

2. O testemunho do grande evangelista Dwight L. Moody

Ele disse: "Algum dia havereis de ler nos jornais que Dwight L. Moody morreu". "Não acreditem nisso! Nessa hora estarei mais vivo do que hoje, apenas em um lugar mais alto, livre da velha morada de barro, vivendo em habitação imortal, um corpo que a morte não poderá tocar, que o pecado não poderá manchar..." E quando estava para morrer disse: "Meus irmãos, vejo a terra que a terra retrocede e o céu se abre. Deus está me chamando"

Conclusão: Eu conheci nosso irmão......... que agora está na "herança dos santos na luz". Assim morrem os cristãos. Jesus disse aos seus discípulos: "Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono". João 11:11. Nosso irmão, amigo............., dorme. Sim, ele dorme e seu corpo ressuscitará no último dia, e nós nos sentimos consolados porque: "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos"

5 princípios de Deus para a estabilidade financeira

Posted: 16 Sep 2016 06:14 AM PDT

5 princípios de Deus para a estabilidade financeira
Texto: Lucas 16:11

Introdução: Nenhum de nós aqui hoje diria que finanças ou dinheiro não é uma parte importante de nossas vidas. É uma parte importante de nossas vidas, não é? E não há nada de errado com isso.

Deus nos deu essas coisas para o nosso bem, mas nós também aprendemos que em todas as coisas boas que Deus nos deu; essas coisas também têm o potencial de serem desastrosas em nossas vidas, se mal utilizadas ou mal administradas.

E nossas finanças ou dinheiro não é exceção.

Uma pesquisa recente mostrou que: 64% de todos os casais discutem sobre questões de dinheiro.
E esta é também a causa número 1 de todos os divórcios ... 54% de todos os divórcios são mais questões de dinheiro.

O que esses casais deveriam estar dizendo é "até que a dívida nos separe ..."

Eu li outra pesquisa que dizia que, a maioria dos brasileiros estão insatisfeitos com a quantidade de dinheiro que eles ganham. Não importa o quanto você ganhe - nunca é suficiente.

Não importa o tema ou assunto que falamos – você sempre vai me ouvir dizer que Deus tem um plano que funciona - os planos de Deus são sempre o melhor para nós.

Agora; você pode se surpreender ao saber que Deus se preocupa e entende as suas preocupações financeiras.

Você pode ter pensado antes de vir aqui - que Deus poderia não estar preocupado sobre suas finanças .... Ou com você ...

Mas isso não é simplesmente a verdade, você é importante para Deus, como também o é suas finanças ... porque suas finanças são uma parte importante da sua vida.

E Deus entende isso tanto que na Bíblia - há 2.350 versículos que lidam com dinheiro ou finanças.

Na verdade - Jesus falou sobre dinheiro mais do que ele falou sobre o céu, inferno, amor .... Mais do que qualquer outro assunto.

Porque? Porque Deus compreende quanto PODER pode ter o dinheiro sobre nossas vidas, se não for gerido corretamente.

E Deus quer que gerenciemos bem as nossas finanças. Na verdade você sabia que Deus usa o dinheiro como uma prova para a maturidade espiritual? Isso é ensinado em vários lugares, mas Jesus disse em Lucas 16:11 "Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? " Lucas 16:11 (NVI)

Verdadeiras riquezas, bênçãos espirituais, riqueza real. Ele está dizendo: se você não pode controlar (lidar) com suas finanças - por que eu iria confiar a você a riqueza real - bênçãos espirituais?

Então, Deus quer que aprendamos a gerenciar bem as nossas finanças, de modo que isso funcione bem em nossas vidas .... Mas ele não nos deixa no escuro, perdidos… querendo saber como fazê-lo.
Ele nos mostra como na Bíblia; que é o que nós vamos observar nesta noite

Na Bíblia – Salomão, o homem mais sábio .... Também o homem mais rico (se vivo hoje - seu patrimônio líquido faria Bill Gates parecer um homem pobre).

Salomão, em toda a sua sabedoria escreveu um livro da Bíblia, Provérbios ... (sabedoria) – Vamos observar um pouco dessa sabedoria

5 princípios de Deus para a estabilidade financeira:

1. Mantenha bons registros de tudo. (Princípio da contabilidade)

Este é especialmente um bom princípio para estar em primeiro lugar, veja o que diz Salomão:

"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos; porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração?" Provérbios 27:23-24

A pecuária era a atividade principal naqueles dias; é por isso que ele disse ... procura conhecer a condição de seus rebanhos.... Se ele estivesse escrevendo isso hoje, seria - "conhecer o estado das suas ações, poupança e etc...."

Este é o ponto de partida ...

Agora, se você já se sentiu assim; "Eu simplesmente não sei onde meu dinheiro vai?" - Luzes alerta....

A razão porque muitas pessoas estão em apuros hoje é porque gastam mais do que elas realmente ganham. E o crédito fácil é uma das maiores causas.

Aqui está uma fórmula para pensar: "ignorância + crédito fácil = desastre"

4 coisas que os especialistas dizem que devemos saber sobre nossas finanças:

1) O que nós possuímos - registro e valor.
2) O que devemos - quanta dívida.
3) O que ganhamos
4) Onde ele vai

Portanto, o caminho de Deus para a estabilidade financeira começa com manter um bom registro de tudo.

Segundo princípio ...

2. Planeje de seus gastos (Princípio da orçamentação)

Alguém disse uma vez - "Loucura é fazer a mesma coisa que você sempre fez e esperar resultados diferentes acontecer"

Deus tem o melhor conselho .... "Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria" Provérbios 21:5

"Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria". Provérbios 21:5 (NVI)

CHAVE: A liberdade financeira não é baseada em quanto você ganha, mas em como você gasta.

A chave é desenvolver o hábito de gastar menos do que você ganha!

Ilustração: Livro "O milionário Mora ao Lado" - o que podemos aprender com os hábitos dos ricos ...

Regra número 1 para se tornar rico - viver bem abaixo de suas possibilidades.

Um milionário: "Se a sua motivação é fazer mais dinheiro para gastar dinheiro com a boa vida - você nunca vai conseguir"

Sublinhe a frase no versículo que acabamos de ler, "o apressado sempre acaba na miséria"... você nunca vai ter o suficiente

Você sabe o que isso está falando? COMPRA IMPULSIVA - comprar algo baseado em emoções - ver algo e dizer: "Oh, eu tenho que ter isso!"

- Você já comprou alguma coisa ... levou para casa... e se arrependeu?

Os anunciantes sabem o que estão fazendo; eles querem que você compre com base na emoção – não no orçamento.

Eles vão usar uma coisa para levá-lo a comprar impulsivamente; eles usam uma palavra ... esta palavra para alguns é quase irresistível ... quando você ouve esta palavra... você entra em seu carro e voa para as lojas. Alguns são viciados nesta palavra .... ESTA PALAVRA É .... (Pausa) ... PROMOÇÃO. (Oh - você conhece esta palavra)

- Alguns de vocês não conseguem resistir a uma promoção.... (Justificativa) "olha o quanto eu vou economizar"

Olhe para este versículo seguinte, na verdade vamos todos ler com grande entusiasmo
"O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha" Provérbios 21:20 (NTLH)

Quer saber qual o teste de QI de Deus?

Se você está gastando tudo o que você tem - Deus tem uma palavra para você - ESTÚPIDO

- Como você quebra o hábito de compra impulsiva? Como você soletra alívio? O-R-Ç-A-M-E-N-T-O
Um orçamento é simplesmente "o gasto planejado"

- Dizer ao seu dinheiro para onde ir - em vez de perguntar para onde ele foi. Todo mundo precisa de um planejamento.

Terceiro princípio ...

3. Economize para o futuro (Princípio da poupança)

"O homem sábio guarda para o futuro ..." Provérbios 21:20a (LB)

Você sabia que:
- A maioria das famílias japonesas economizam 25% do lucro
- A maioria das famílias europeia - 18%
- A maioria das famílias brasileiras apenas 5%

Porque? Porque estamos muito ocupados gastando para "mostrar" o que pensamos que precisamos para se manter.

"A riqueza adquirida às pressas diminuíra; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento" Provérbios 13:11

Esse versículo está falando sobre valor de poupar. Devemos definir algumas metas no que vamos economizar .... Não importa o que aconteça.

Porque nós fazemos isso? Uma das razões ... INVEJA!

Estamos sempre olhando ao redor e vendo o que todo mundo tem, mas a verdade é que eles provavelmente não estão economizando nada também.

Isso é muito difícil, não é? Viver na cidade grande - estamos sempre nos comparando com as outras pessoas ....

- Não importa o que nós temos - nós sempre vemos outra coisa que queremos mais ...

Se nós queremos de fato experimentar a estabilidade financeira - nós temos que parar de viver segundo os padrões de outras pessoas

Quarto princípio ...

4. Devolver 10% a Deus (princípio do dízimo)

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança" Malaquias 3:10

Agora; por que isso é importante? (3 razões ... passado, presente e futuro
· Passado: é uma declaração de gratidão. "Tudo isso vem de ti Deus".
· Presente: declaração de prioridade. "estou colocando o Senhor em primeiro lugar"
· Futuro: declaração de fé. A fé de que Deus vai cuidar de mim.

Observe: "fazei prova de mim" Aqui está o grande Desafio ....

Uma das poucas vezes que Deus diz - "Olhe; Me coloque à prova e veja se eu cumprirei a minha promessa"

- Eu posso dizer por experiência própria que isso funciona.
- Eu tenho praticado o princípio do dízimo por muitos anos - e temos visto Deus abrir as janelas do céu para nós e derramar as bênçãos que precisamos.

Agora eu aprendi que o que eu quero que Deus abençoe - Eu preciso colocá-lo em primeiro lugar nessa área. - Se eu quero que Deus abençoe a minha família – eu o coloco em primeiro lugar. E isto provou ser verdade na área de minhas finanças, também. Isso vale para todas as áreas da nossa vida.

"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares" Provérbios 3:9-10

Pense nisso por um minuto - Deus precisa de nosso dinheiro? NÃO…

- Deus quer o seu dinheiro? Na verdade, não…

O que Ele realmente quer é o seu coração ... a Bíblia diz que "onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração"

5. Aprecie o que você tem (Princípio do contentamento)

".... É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais" Eclesiastes 6:9 (NTLH)

Não é este o nosso maior desafio?

Não é o nosso maior desafio que nossos desejos superem nossos ganhos?

Então, o que vamos fazer? Não podemos permitir isso, mas nós compramos de qualquer maneira (quero isso) - e então, ficamos sem saber como fazer face às despesas, e durante um período de tempo, um grande estresse se acumula e logo as nossas famílias estará sentindo o estresse, e as coisas que realmente importam; os nossos relacionamentos começam a desmoronar-se ...

E o que será que estamos realmente ensinando aos nossos filhos - que mais é melhor?

Brincadeira: Eu ouvi sobre uma família que estava fazendo uma foto de família. O fotógrafo diz ao filho - "coloque a mão no ombro de seu pai - vai parecer natural"
O pai disse para o fotógrafo - "Se você quer que ele se pareça natural – peça a ele que coloque a mão no meu bolso..."

"fiquem satisfeitos com o que vocês têm..." Hebreus 13:5 (NTLH)
"Por que gastar dinheiro naquilo que não satisfaz?" Isaías 55:2

Deus diz: "Olhe; deixe-me poupa-lo de passar decepção; aprenda o valor do contentamento"

Pois bem; esses são os 5 princípios de Deus para a estabilidade financeira ...

  1. Manter bons registros
  2. Planeje seus gastos
  3. Economize para o futuro
  4. Devolver 10% a Deus
  5. Aprecie o que você tem

Agora - deixe-me dar-lhe um par de pensamentos para encerrar ...

O ingrediente chave em nossa jornada para conhecer e estar em um relacionamento com Deus é a confiança...

Podemos confiar em Deus? ... O que ele diz é confiável para mim?

Eu gosto do que um personagem na Bíblia pelo nome de Jó que disse ...

"Se do ouro fiz a minha esperança..., …teria negado a Deus que está lá em cima" Jó 31:24, 28

Se tudo se resume a confiança - Eu vou colocar minha confiança em Deus ....

Conheça o Curso Finanças para a Vida (Sucesso Financeiro) Série Completa. Vídeo Aulas.

Curso Finanças para a VidaUm novo caminho para suas finanças!

Transforme sua vida financeira usando os princípios poderosos da Palavra de Deus. Junte-se a milhares que estão conseguindo! Você sabia que segundo pesquisa realizada pela Triad PS, o que mais preocupa as pessoas no próximo ano são as finanças pessoais?

Então é hora de começar aplicando os princípios bíblicos para sua vida financeira e familiar.

Saiba mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário