maxresdefault.jpg

Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?Jonas 4:10,11

 

Às vezes me pergunto por que, muitas vezes, dou valor a tantas coisas insignificantes, enquanto deixo de valorizar o que de fato é relevante aos olhos de Deus. O profeta Jonas passou por uma experiência em que isso também ficou evidente em sua vida. Deus deu a Jonas uma missão. Levar uma mensagem de arrependimento aos moradores da cidade de Nínive. Bem a contragosto, o profeta chegou a Nínive para levar uma mensagem de Deus, depois de ter sido "convencido", ao ser engolido por um grande peixe. Jonas, mesmo tendo presenciado o arrependimento de uma cidade inteira, ficou claramente descontente por aquilo que Deus tinha feito a um povo tão pecador. Os moradores daquele lugar haviam demonstrado arrependimento pelos seus pecados e Deus os perdoou. Jonas indignou-se. Deus, então, criou uma planta (aboboreira) enquanto Jonas estava dormindo para fazer sombra sobre sua cabeça e refrescá-lo no forte calor. O profeta gostou muito da planta até que Deus enviou um bichinho para ferir a aboboreira e ela secou e morreu. Jonas ficou muito mal com isso e desejou a morte. Deus mostrou ao profeta que ele dava mais valor a coisas insignificantes do que a uma cidade inteira que precisava de salvação do juízo de Deus.

Será que somos tão diferentes do profeta Jonas? quantas vezes valorizamos coisas tão pequenas e deixamos de dar o devido valor aquilo que é precioso para Deus? Valorizamos mais coisas que pessoas. E ainda nos indignamos quando percebemos o amor, a graça e misericórdia de Deus para com um pecador. Na verdade, nos indignamos mais com o pecado alheio do que com o nosso. O pecado dos outros nos causa repugnância e nos fazer querer presenciar o Juízo de Deus sobre o pecador, mas quando se trata dos nossos erros, muitas vezes sequer os percebemos ou pouco nos indignamos.

Bom compartilhar duas lições, entre tantas outras, nessa passagem de Jonas: primeiro, Deus nos convoca a ter misericórdia do pecador e lutar para alcança-lo. Deus nos convoca a levar sua mensagem de amor a todos os perdidos nesse mundo, sem distinção. Somos seus instrumentos e temos que levar a mensagem de salvação. Acontece que comumente nos indignamos com a terrível situação de destruição em que se encontra o mundo e queremos mais uma punição de Deus do que vê-lo perdoar e derramar sua graça sobre os "malvados pecadores" e, assim, neglicenciamos nosso chamado.

Por outro lado e por conta disso, valorizamos mais o "pouco importante" aos olhos de Deus e nos apegamos e exaltamos coisas pequenas e insignificantes do que aquilo que realmente é importante para Deus. E, assim, também neglicenciamos a missão para qual fomos convocados. Como igreja, nos interessamos mais com nosso próprio bem estar e felicidade do que por aqueles que estão afundados na lama da destruição e pecado. Pode ter certeza que entre vidas e uma simples aboboreira, Deus valoriza muito mais vidas. Nada é mais mais importante para Deus do que salvar os perdidos.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias .

Disponível na App Store e Google Play