d48c752a22f5c122d4578e4d92682202

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cairSalmos 55:22

Certo   homem,   dirigindo   a   sua  carroça,   passou   ao   lado   de   outro  que,    a   pé,   carregava   um   pesado  fardo   às   costas.   Ofereceu-lhe    carona.   Depois     de   certo   tempo   notou      que   o   homem,   apesar   de  estar   na  carroça,    ainda   segurava   o  fardo   nas   costas.  "Por    que   o  senhor   não   coloca    o   saco    no  fundo   da   carroça ?"  ,    "Bem   respondeu   o   caroneiro:   o   senhor    já  é    tão   bondoso   em me   levar   que   não   quero   lhe   dar   o   incômodo  de   levar   este   fardo".

Como esse homem que não conseguia se livrar do fardo mesmo estando de carona em uma carroça, assim agimos nós, muitas vezes, com nossas preocupações. Estas tomam uma dimensão tão grande em nossas vidas que se torna difícil desvencilhar-se delas, mesmo quando temos a promessa de Deus para lançarmos sobre ele todas as nossas ansiedades. Preocupar-se com os problemas normais da vida é comum e faz parte da nossa humanidade, mas quando elas se tornam um peso, foge à normalidade tanto física quanto espiritual. Fisicamente, carregar fardos nos trará enfermidades, porque o corpo irá gritar, não suportará o peso. Do mesmo modo, espiritualmente, carregar preocupações nos tirará o foco de Jesus como centro da nossa vida. Ademais, grande parte das preocupações são inócuas.

Li outro dia que uma pesquisa mostrou que 50% das razões de preocupações das pessoas nunca acontecerão, 30% das preocupações são sobre coisas que não podem ser mudadas, 12% das preocupações são sobre as opiniões, críticas e comentários dos outros e 8% são sobre problemas concretos que teremos que enfrentar.Isso é terrível porque significa que grande parte das preocupações não tem razão de ser. Preocupar-se com o futuro demasiadamente  é fortalecer a ansiedade. Preocupar-se com coisas que não podem ser mudadas é perder tempo e não aceitar o irremediável. Há coisas com as quais temos que nos conformar. Não temos o poder de mudar. E, por fim, preocupar-se com o que os outros falam é angustiante e inútil porque as pessoas sempre falarão justa ou injustamente independentemente das nossas preocupações. O ser humano ama falar, dar opiniões, criticar, comentar sobre a vida alheia. Não adianta preocupar-se com isso. Como disse, é inútil. Importa preocupar-se com a opinião de Deus sobre você e não a dos outros.

Quem aprende a abrir mão de preocupações mesmo que elas venham e tentem incomodar e aprende o caminho de despejar o fardo nas mãos de Deus, será sustentado por Ele todos os dias enquanto viver. Jamais ficará doente por causa de preocupações, poderá deitar e dormir mesmo diante de circunstâncias difíceis. Tudo passa nessa vida, até os problemas. Por que gastar saúde carregando um peso insuportável quando temos Jesus nos oferecendo carona para sentarmos e com ele descansarmos durante o trajeto da vida? Decida tirar o fardo das preocupações de suas costas. Aprenda a viver com Cristo.