download-1

Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros. Oséias 10:13

 

Muitos imaginam os ídolos como apenas imagens de escultura, porque a pessoa transfere àquela imagem todos os seus desejos, expectativas, mas na verdade, tudo para o qual se transfere a confiança é um ídolo e sem olvidar da quantidade de "ídolos" existentes em nosso mundo moderno, desde imagens, passando por artistas e indo até líderes religiosos, todos idolatrados, vamos pensar em um dos piores ídolos que existem. Nosso próprio eu.

Vivemos num mundo em que se motiva a confiar e acreditar apenas em si mesmo a todo o momento. Você pode mais, você é o máximo, você pode tudo, você é superior, confie em si mesmo, exalte a si mesmo... e por ai vai. João Calvino já havia dito em sua época que a natureza humana é uma fábrica perpétua de ídolos. Disse isso porque sabia o que era capaz de ocupar espaço na vida de um ser humano, ou melhor, o que ele pode acumular dentro de si mesmo. Astúcia, maldade, "sabedoria e conhecimento humano", perversidade, ambição, vaidade. Tudo aquilo para o qual se transfere total confiança, é uma espécie de ídolo.

Quantos dizem crer em Deus, mas confiam apenas em seu conhecimento, seu poder, seus bens, sua esperteza, sua perspicácia ou em sua própria maldade. Quantos se colocam acima de tudo e de todos e saem dominando e humilhando pessoas porque acreditam piamente serem especiais e melhores que os outros? Somente quando se tornam vulneráveis, por exemplo, em uma situação de enfermidade, em que precisam ser ajudadas e tratadas por pessoas que acreditaram inferiores, tiram o foco de si mesmas. O homem tem a grande tendência de idolatrar a si  mesmo. E, por conta disso, plantam a impiedade, colhem o mal e comem o fruto do engano. Fazem isso porque confiam em suas próprias forças ou em seus muitos bens. É preciso ter muito cuidado com a idolatria do mundo moderno. É a adoração do eu, exaltação do ego. Deus ainda controla esse universo e o homem nada é sem Ele.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias .

Disponível na App Store e Google Play