23 setembro 2016

Maneiras pelas quais podemos ensinar nossos filhos

A Paz Renato !  

 

Tudo bem com você hoje?
 
Continuando a série sobre nossos filhos, escrevo pra você falando sobre as maneiras pelas quais podemos ensinar aos filhos, são elas:
 
  • Pelo exemplo
 

Aprendemos este método com os exemplos do mestre Jesus. Quão grandes exemplos de amor, inteligência, sabedoria, amizade e obediência Ele nos deixou. Nada que Cristo falou ficou desacompanhado de seus atos.


Todas as nossas instruções devem ser acompanhadas de bons exemplos. Lembre-se que seus trabalhos irão trabalhar mais sobre seus filhos do que suas palavras; seus padrões farão mais do que seus preceitos; sua imitação mais do que seus conselhos. Nossos filhos são capazes de verificar nossa hipocrisia.

 

Nós precisamos estar em constante observação para que nossas palavras e ensinos não sejam diferentes do que fazemos perante nossos filhos, a fim de que não percamos o respeito dos mesmos. “Sê o exemplo na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza”.

Que sua vida seja tão reta que você possa dizer a eles “Filhos, sejam meus imitadores, assim como sou de Cristo”

 

  • Pela Instrução

 

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.6-7).

O dever de ensinar os filhos é de tamanha importância que não deve ser repassado a outros. Deus exige dos pais, a responsabilidade de educarem seus filhos. É dever dos pais cria-los “na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.4). Devemos ensina-los nos caminhos do Senhor, para que quando crescerem, não se desviem dele.

Utilizando um Método de Perguntas e Respostas
Essa instrução deve ser ministrada através da leitura da Bíblia e de explicar aos filhos as coisas adequadas à sua idade.

 

Este método pode ser acompanhado por catecismo. Apenas algumas conversas ou interações com seus filhos, nem sempre serão suficiente para “incucar-lhes” todas as verdade bíblicas. Esta também é maneira de a memória reter mais os ensinos, pois o responder perguntas definidas, fixa ideias específicas em nossas mentes.

 

Não ligue se for taxado de antiquado e retrógrado, ao utilizar este método, historicamente os catecismo são uma forma útil, simples e pratica de ensinar nossas crianças. Hoje, boa parte dos pedagogos utilizam e defendem o construtivismo e são críticos dessa forma mais mecanicista dos catecismos, porém, basta um olhar para o atual estado de nossa educação e ao grau de instrução da sociedade para saber que o construtivismo tem falhado vergonhosamente.

 

Podemos também observar que em Dt 6 temos uma padrão de ensino (um exemplo) de perguntas e respostas: “20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?”


O próprio Cristo utilizou várias vezes de perguntas ensinar aos que o seguiam. Sigamos este exemplo bíblico.

 

  • Pela Memorização

A memorização das escrituras é uma ferramenta fundamental no ensino “De qualquer maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” Sl 119: 9,11

 

Este método é uma consequência do anterior (perguntas e respostas). Crianças tem capacidade de memorização muito maior que adultos, incorpore memorizações simples de textos bíblicos, Oração do Pai Nosso, dos Dez Mandamentos, do Credo Apostólico, de Catecismo…

 

  • Pela Leitura da Palavra


A fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.” Rm 12:17

Leia a palavra para seus filhos e com seus filhos. Não os deixe vendo tv antes de dormir, não leia “historinhas” antes da soneca, leia a palavra de Deus. Ele entrará em seus corações e fará morada em suas mentes.

 

  • Pelo Culto Doméstico

 

Sim, faça cultos domésticos em seu lar.
Quando eu era criança, toda semana, no mínimo, havia um culto doméstico em minha casa (pode ser pela manha, pela tarde ou noite, na hora que todos estiverem em casa), onde a cada vez um de nós (eu, meu pai, minha mãe ou meu irmão) tínhamos que preparar a palavra.

 

Mesmo ainda sendo pequeno e com pouca capacidade para elaborar uma “pregação” por muitas vezes fiz uma pequena meditação e levei a todos. Se seu filho for muito pequeno, auxilie ele na elaboração e, após feita, não esqueça de parabeniza-lo pelo bom trabalho.

 

 

 

 
Um abraço!  

Jonathan da Gospel+ Digital  
Gospel+: servir ao Pai, servindo seus filhos

 

 

Quer saber mais sobre o Ministério infantil?

Caso queira deixar de receber nossos emails e perder todo conteúdo que enviaremos, Clique aqui
Gospel Mais Comunicação Cristã Integrada LTDA
Caixa Postal 24017
Curitiba, Paraná - 82200-980
Brazil


Nenhum comentário:

Postar um comentário