BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 25 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


A nossa capacidade vem de Deus

Posted: 26 Sep 2016 11:49 AM PDT

A nossa capacidade vem de Deus
Texto: 2 Coríntios 3:4-6

Introdução: Há momentos na vida em que cada um de nós, não importa quem somos, nos sentimos incapacitados. Nós não devemos nos sentir desta forma, especialmente como cristãos, embora seja tentador às vezes.

Por que não devemos nos sentir incapacitados?

Paulo explicou que "a nossa capacidade [suficiência] vem de Deus"

1. Por que podemos nos sentir incapacitados?

A. As expectativas irreais colocadas sobre nós (por nós mesmos ou outros) - não devido à preguiça (Eclesiastes 9:10), mas pensamos que devemos ser capazes de fazer mais do que podemos realmente fazer; ainda assim, podemos fazer muito (Ezequiel 28:2); Deus não exige mais de nós do que podemos fazer (2 Coríntios 8:12)
B. A percepção de outros - eles podem injustamente nos julgar por certas razões (contexto, passado, etc.); ainda assim, não devemos ser excessivamente preocupados com a opinião dos outros acerca de nós (1 Coríntios 4: 3-4)
C. Nós nos comparamos com os outros - lembre-se que todos nós temos pontos fortes e fracos e é por desígnio de Deus (1 Coríntios 12:14-27); é tolice comparar-nos com os outros (2 Coríntios 10:12); se concentre em servir a Cristo (João 21:18-22)
D. Nossos fracassos passados - todos nós pecamos no passado (Romanos 3:23); Paulo foi o principal de todos os pecadores (1 Timóteo 1:15); mas, não podemos permitir que esses fracassos nos impeçam. (Filipenses 3:14)

2. Nossa capacidade não vem de nós mesmos

A. Paulo sabia que "não somos capazes por nós mesmos" (2 Coríntios 3:5) - ainda assim, somos tentados a pensar que somos; esta é uma atitude de soberba
B. É a ideia de que não precisamos de Deus (Apocalipse 3:17) - mas não podemos fazer nada sem Ele (João 15:5)
C. Esta atitude leva à destruição (Provérbios 16:18) - se nós nos humilhamos, Deus nos exaltará (1 Pedro 5:5-6)

3. A nossa capacidade vem de Deus

A. Ao invés de soberba, esta é uma atitude de humildade - necessária para servir fielmente a Deus (Provérbios 15:33); somos totalmente dependentes de Deus (Atos 17:25; 1 Timóteo 6:17; Tiago 1:17)
B. Como somos capacitados em Deus?
C. Nós somos Seus filhos (1 João 3:1) - recebemos o direito de se tornarem tais pela fé (João 1:12)
D. Ele é por nós (Romanos 8:31) - portanto, nada pode nos separar d'Ele (Romanos 8:31-39)
E. Ele enviou Seu Filho para morrer por nós (João 3:16) - somos justificados pelo seu sangue e salvo por ele (Romanos 5:9)
F. Ele nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade (2 Pedro 1:3) - não nos falta nada
G. Ele tem nos equipado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17) - através da palavra que Ele revelou
H. Ele providenciou um caminho de escape para cada tentação (1 Coríntios 10:13) - nunca temos que pecar
I. Nós podemos todas as coisas através de Cristo (Filipenses 4:13)
J. Temos um lar no céu (2 Coríntios 5: 1)
K. Tudo isso é verdade, desde que estejamos seguindo fielmente a Deus - uma vez que "a nossa capacidade vem de Deus", precisamos estar fazendo Sua vontade (Mateus 7:21); se estamos fazendo isso, podemos ter "confiança ... através de Cristo para com Deus" (2 Coríntios 3:4)

Conclusão

A. Pode haver momentos em que nos sentimos incapacitados ou outros podem tentar nos fazer sentir assim
B. Mas somos plenamente capacitados no Senhor para fazer e ser o que Ele espera de nós
C. Vamos ser menos preocupados com o que os outros (incluindo nós mesmos) pensam de nós e lembrar do que Deus pensa de nós - fazer fielmente o que Ele nos chamou e capacitou para fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário