02 setembro 2016

O Melhor Tipo de Encorajamento



"Depois se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento" (Jó 2:13)

Quando Jesus entrou no jardim de Getsêmani, Ele disse aos discípulos: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar" (Mateus 26:36). Então ele escolheu Pedro, Tiago e João para irem com ele.

Note que Jesus não disse "Expliquem isso para mim", porque ele não precisava de nenhuma explicação. Ele era Deus, no fim das contas. Tampouco disse "preguem para mim" porque Ele certamente não precisava de um sermão. Ele só queria que seus amigos ficassem com Ele.

Jesus estava solitário. Enquanto Deus, mas ainda homem, Ele estava experimentando uma solidão cósmica, épica, e estava pedindo um pouco de companhia.

Isso é um lembrete de que quando alguém está sofrendo, uma das melhores coisas que se pode fazer é simplesmente estar presente. Gálatas 6:2 nos diz: "Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo."

Quando o mundo de Jó se desmoronou e ele perdeu tudo o que lhe era precioso em questão de horas, a sua esposa só piorou as coisas, dizendo: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" (Jó 2:9). Imagine isso num cartão de natal.

Mas Jó tinha três amigos que apareceram, e quando viram Jó coberto de furúnculos e desanimado, eles somente sentaram e choraram com ele. E essa foi a melhor coisa que poderiam ter feito com ele.

Isso é normalmente o que as pessoas precisam quando sofrem - alguém pra chorar com elas. Nem sempre temos as respostas. Na verdade, raramente sabemos...

Quando alguém está machucado ou sofrendo, podemos causar mais dor quando tentamos dar respostas às pessoas. É como dizem: "Pregue o evangelho e, quando necessário, use palavras." Às vezes, o melhor a fazer é só estar presente.
Link para o texto original

Nenhum comentário:

Postar um comentário