20 setembro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

5 atitudes importantes a tomarmos diante dos momentos de crise

Posted: 20 Sep 2016 04:23 AM PDT

"e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes" (Lucas 5:2).

Qual é a sua atitude quando as coisas não dão certo para você? Em minha experiência de vida já vi pessoas reclamando, pessoas colocando a culpa em alguém, pessoas entrando em estado depressivo, pessoas maltratando outras, pessoas desistindo de seus planos e sonhos. São coisas negativas que podem acontecer conosco diante de um momento de derrota, de um momento em que as coisas não aconteceram de acordo com aquilo que esperávamos.

Pedro, o pescador, juntamente com sua equipe de pesca, saiu naquela noite para buscar o sustento para seu lar. A expectativa era grande, todos se prepararam, deixaram suas famílias em casa e embarcaram em busca do sonho e da meta de fazer uma pesca maravilhosa que lhes desse sustento por muitos dias. Porém, nem sempre as coisas acontecem como sonhamos ou planejamos. Às vezes a crise bate à nossa porta. Foi o que aconteceu com eles! "Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos…" (Lucas 5:5). A frustração estava estampada em suas palavras!

Mas esses pescadores frustrados e impactados pela crise nos ensinam algumas lições precisas para colocarmos em prática nos momentos em que as coisas não acontecem como buscamos, nos momentos de maior frustração de nossas vidas!

5 atitudes a tomarmos diante dos momentos de crise

Atitudes que devemos tomar nos momentos de crise

(1) Sempre deixe suas redes lavadas

O texto bíblico nos traz um detalhe muito interessante: "e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes" (Lucas 5:2). Diante das frustrações e crises costumamos ter o desejo de largar tudo, de jogar tudo para o alto. Esses pescadores, porém, sabiam que era preciso estar pronto para novas oportunidades, para novos trabalhos, para portas que Deus poderia abrir para eles! Se as redes estivessem sujas, furadas ou com outras avarias, como poderiam pescar novamente? Diante das situações difíceis, mantenha-se com pensamento positivo, mantenha-se ligado, preparado para oportunidades de superação que Deus nos dá, pois, o nosso Deus é o Deus da superação e da abundância.

(2) Não se feche em si mesmo, olhe ao seu redor

É interessante notar que mesmo depois de uma noite de pesca cansativa e frustrada, o apóstolo Pedro achou em seu coração lugar para abençoar o próximo, para olhar ao seu redor e ver que a vida nãos e resumia às suas crises. Observe que Jesus lhe faz um pedido: "Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões" (Lucas 5:3). Quase sempre quando nos frustramos descontamos nos outros essas frustrações, nos fechamos em nós mesmos, pois achamos que a nossa dor é a maior do mundo. Pedro nos ensinou que ser gentil e abençoar quem necessita de nós é algo que nos ajuda a vencer as frustrações da vida. Ele não só emprestou o barco a Jesus como também o manobrou e ficou à disposição do Mestre naquele momento em que estava em frustração e em crise. Ele olhou ao seu redor e não deixou com que a crise paralisasse todas as áreas da sua vida!

(3) Escute e obedeça a Palavra de Deus

As frustrações da vida nos ensurdecem para a voz de Deus. Ouvimos nosso coração carnal, agimos muitas vezes de forma descontrolada e não escutamos a voz do Deus que fala conosco em todos os momentos. Jesus fala naquele momento com Pedro, o pescador frustrado, que, felizmente, o ouviu, pois estava atento: "Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar" (Lucas 5:4). Mesmo estando frustrado por nada ter pescado a noite toda, Pedro estava com suas redes lavadas, prontas. Ele estava preparado! E também estava atento a voz de Deus! Ele conseguiu calar todas as vozes contrárias e ouvir somente a voz de Jesus naquele momento. Ouviu com clareza, refletiu, entendeu, venceu em seu coração as objeções e lançou as redes novamente com fé, tendo um resultado impressionante que nem mesmo em seus maiores sonhos ele pensaria em ter.

(4) Divida com o próximo a sua vitória

Agora o cenário mudou totalmente. De uma noite frustrada e triste sem pescar nada para uma manhã totalmente abundante, de fartura, de alegria, de fé: "Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes…" (Lucas 5:6). O que fazer agora com toda essa fartura? Muitos guardariam só para si, muitos se alegrariam sozinhos, muitos pensariam em como suas contas correntes estariam gordas agora! Mas Pedro nos ensina que devemos repartir a nossa fartura, repartir a nossa vitória com o próximo: "Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique" (Lucas 5:7). Os outros barcos também puderam ser contagiados com a bênção de Deus dada a Pedro, puderam ser alcançados pela fé que Pedro teve. Essa é uma das coisas que nós cristãos devemos fazer, contagiar as pessoas com a bênção que Deus derrama sobre nós! Dividir para multiplicar. Pedro dividiu os peixes, ficou com menos, mas multiplicou a fé no coração de todas aquelas pessoas.

(5) Reconheça de onde vem o milagre

Quando a frustração vira sucesso muitos abandonam a Deus. Quando tudo vai bem, quando as coisas estão funcionando como desejamos, quando vemos os milagres acontecerem, nem sempre reconhecemos de onde eles vêm. De onde nossa força veio, quem abriu a porta que estava fechada? Ignoramos isso e achamos que o mérito está apenas em nós. Mas Pedro nos ensina aqui que o reconhecimento é fundamental para a vitória ser completa: "Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador" (Lucas 5:8). Pedro demonstrou humildade diante de Jesus, diante da vitória dada por Deus. Ele reconheceu de onde veio a sua vitória naquela noite e glorificou a Jesus Cristo. Não foi vaidoso, não se apoiou em sua grande experiência e habilidades como pescador, antes, soube reconhecer que tudo que era e tudo que fez só aconteceu pela graça de Deus em sua vida! A superação da crise veio de Deus!

O post 5 atitudes importantes a tomarmos diante dos momentos de crise apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário