10 setembro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

Por que Deus dá prosperidade aos homens maus?

Posted: 09 Sep 2016 10:57 AM PDT

Você Pergunta: Eu tenho 39 anos, sou cristã há cinco anos e tenho visto algo que me deixa muito triste: parece que Deus dá mais prosperidade aos maus e para aqueles que são bons nem sempre ele dá. Lá no meu trabalho tem uma pessoa que só faz maldades. Essa pessoa só se dá bem. Ela já foi promovida, recebe prêmios, elogios e muitas outras coisas. Já eu que busco fazer tudo certinho nunca recebi uma oportunidade. Passo dificuldades financeiras também. Não entendo porque Deus dá prosperidade a ele que é mau e nem cristão é, e para mim que sou serva do Senhor só vêm dificuldades!

Cara leitora, essa é uma observação feita por muitas pessoas. Elas olham as vidas materiais de homens maus e algumas vezes veem ali certa prosperidade e ficam se questionando sobre a justiça de Deus. O grande problema é que essa avaliação parte de um princípio errado que vou citar logo a seguir:

Por que Deus dá prosperidade aos homens maus?

Por que Deus dá prosperidade aos maus?

(1) O que é prosperidade na Bíblia?

Geralmente costumamos associar a prosperidade a ter uma vida financeira abastada. Sendo assim, quando olhamos alguém que tem boa casa, bom carro, uma vida financeira abastada, costumamos logo concluir que essa pessoa é uma pessoa próspera e abençoada por Deus. No entanto, será que a prosperidade de Deus se mede pelos bens que uma pessoa tem? Analisando a Bíblia, gostaria de pegar como exemplo um homem que foi muito próspero. Ele foi certamente o homem mais próspero que já pisou sobre a terra. Esse homem chegou a declarar algo incrível: "Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lucas 9:58). O homem mais próspero da Bíblia não tinha em sua "conta corrente" muitos bens materiais, era pobre! Isso nos leva a perceber que a  prosperidade bíblica está muito além de ter bens!

Leia também: Perdeu tudo e continuou próspero

Da mesma forma houve um rapaz que é mencionado na Bíblia e que era muito rico. No entanto, diante do chamado de Jesus, veja a reação dele: "Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo" (Lucas 18:22). A minha pergunta é: esse rapaz era próspero? Ele tinha muitas riquezas, mas rejeitou a maior riqueza: Jesus. Logo, ele não era próspero! Ele era apenas um jovem rico e nada mais.

(2) Mas por que Deus permite que os maus sejam mais ricos que muitos bons?

Essa é uma questão difícil. Mas como vimos, a prosperidade de Deus não é medida por quantidade de bens. Os maus também podem ser esforçados e conseguir bens como fruto de seu trabalho  ou mesmo podem ser trapaceadores para adquirir as suas riquezas. Já os bons, esses devem ser tal qual como o apóstolo Paulo ensinou: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" (Filipenses 4:11). Os servos de Deus devem aprender a servir a Deus com o mesmo empenho e alegria, tendo ou não bens e riquezas. O crente pode se esforçar e ter muitos bens como fruto de seu trabalho, mas não será isso que apontará para a sua verdadeira prosperidade.

Leia também: Sou pobre materialmente falando. Isso tem a ver com minha fé?

(3) Será que os maus são realmente prósperos?

Existiu um homem na Bíblia que questionou algo semelhante, ele se chamava Asafe. Certa vez ele disse: "Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos" (Salmos 73:3). Além de fazer essa constatação, Asafe chegou quase a se desviar da sua fé por causa disso: "Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos" (Salmos 73:2). Asafe estava como você, leitora, olhando os maus focada em sua prosperidade material, como se isso fosse a única prosperidade que uma pessoa pudesse ter. Mas, felizmente, ele refletiu e conseguiu alcançar a verdade de Deus sobre este tema: "até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles" (Salmos 73:17). O que os maus colherão em suas vidas? O que poderão fazer com suas riquezas após as suas mortes? As suas riquezas poderão subornar o Deus todo poderoso? Ou comprar a eles um lugar no paraíso? Ou ainda, as suas riquezas poderão comprar o julgamento de Deus que virá sobre eles? Certamente que não! É por isso que homens malignos e que são vistos como prósperos, na realidade tem a menor de todas as prosperidades, o dinheiro!

Por fim, gostaria de deixar claro que não há problema em os servos de Deus buscarem a melhoria de suas vidas, buscarem prosperidade financeira. Deus também nos abençoa com a prosperidade financeira. No entanto, nunca podemos achar que sermos abastados é um indicativo de que somos prósperos. Prosperidade bíblica é muito mais do que isso!

O post Por que Deus dá prosperidade aos homens maus? apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário