07 setembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Onde estás?

Posted: 06 Sep 2016 08:00 PM PDT



Gênesis 4: 9 - Onde está Abel, teu irmão?

Esses dois textos se referem à primeira e à segunda pergunta de Deus feita ao homem na bíblia.

A primeira foi dirigida a Adão. E a segunda a Caim, filho de Adão.

A primeira pergunta de Deus se referia ao relacionamento d'Ele com o homem (vertical) e a segunda ao relacionamento do homem com o seu semelhante (horizontal).

Adão andava com Deus no jardim do Éden e dessa forma construiu uma relação de intimidade, de amigo, com Deus. Adão, assim, era extremamente privilegiado. Ouvia Deus todos os dias, e Deus também o ouvia.

Ocorre que essa relação foi interrompida por um momento, em razão do pecado. Este é o maior fator de separação entre Deus e o homem, e traz rompimento nessa relação vertical.

A pergunta "Onde estás?" não era referente a que parte do jardim se encontrava Adão. Nosso Deus é onisciente. A pergunta era para fazê-lo pensar: Adão, onde você foi parar? Porque você desprezou minha companhia e meus conselhos? Porque agiu assim Adão?

Deus se preocupa no relacionamento do homem com Ele. Hoje Ele te pergunta também: Onde você está? No caminho ou fora do caminho? Em obediência ou na desobediência? Estás perto ou estás longe?

Se a sua situação for como a de Adão Deus pode fazer um concerto contigo assim como fez com Adão. Onde há arrependimento genuíno está presente a misericórdia do Pai.

Já quanto a Caim, Deus pediu contas. Deus já sabia do primeiro homicídio. "Onde está Abel teu irmão?"

Antes deste ocorrer, Deus concedeu oportunidade, como sempre faz: "E o Senhor disse a Caim: por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti?"

Deus se preocupa com o relacionamento que temos com os irmãos. Abel era irmão de Caim. Por um momento de ira veio o primeiro homicídio da humanidade.

Para Adão veio concerto. Para Caim maldição. Deus é justo em todos os seus caminhos, conforme nos afirma a Palavra.

É fato que hoje vivemos debaixo da Graça, mas Deus hoje também nos questiona: Onde está teu irmão? "A ninguém devais coisa alguma, senão o amor".

Onde estás? Onde está teu irmão?


Bruno Pedrosa - Muriaé-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário