05 setembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Enigma da Harpa

Posted: 04 Sep 2016 08:00 PM PDT

Salmos 49:4 

4 Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; declararei o meu enigma na harpa.

Todo ser vivente carrega consigo um Enigma a ser declarado, ser desvendado. Todos nós temos uma história, carregamos conosco dúvidas, perguntas, marcas da vida. Marcas de um mundo que vai de mal a pior. Um mundo difícil, pra muitos sem esperança, sem direção, que nos faz perguntar-mos:

- Que mundo é este?
- Onde vamos parar assim?
- Pra onde vamos?

O texto no qual nós lemos, o salmista traz uma mensagem ao mundo, uma mensagem a ser declarada a todos, todo ser vivente. Ver vs 1

* "inclinarei os meus ouvidos à uma parábola".
E logo em seguida ele diz "declararei o meu Enigma na harpa".

A Harpa - na fabricação da harpa era usado madeiras nobres, que por sua vez teria que ser trabalhada, preparada, de tal maneira que suportaria fazer pressão nas cordas.

Ha harpa aqui irmãos representa o Senhor Jesus, que como Deus se fez homem. Desceu do seu esplendor para nos ensinar o Amor, e ensinava aos seus por parábolas, o salmista já estava profetizando à todos a vinda de Jesus.

Mas Jesus, como madeiro, foi julgado, crucificado, e morto injustamente por mim e por você. Sofreu, sentiu, viveu tudo por nós e por amor à nós. Para que tivéssemos direito à salvação, para nos ensinar, como alcançar à salvação. Jesus nos ensinou, ele revelou ao homem seu maior enigma, A Morte. O homem quando aceita a Jesus ele já não mais se pergunta, de onde veio, onde esta, para onde vai. A partir do encontro com o Senhor Jesus, ele passa a ter certeza de que o seu lugar não é aqui.

Nós viemos da eternidade e é pra lá que vamos. Assim como o salmista disse que: inclinaria os seus ouvidos à parábola. Nós temos ouvido à vos do Senhor, os nossas dúvidas, perguntas, incertezas, estão declaradas aos pés do Senhor. Temos colocado tudo diante da Harpa.

E assim como o Senhor se revelou aos seus discípulos e disse vá e pregue o evangelho aos quatro cantos da terra, fazendo de cada discípulo instrumentos.


Deus tem feito de cada um de nós instrumentos. Harpa era feita de madeira que tipifica o homem. A Harpa, é um instrumento originário dos arcos de caça - o arco é um instrumento de longo alcance . O servo do Senhor é também um instrumento de longo alcance, a oração e o louvor do servo vai aonde homem nenhum pode ir, através da sua instrumentalidade, do seu louvor Deus opera bênçãos e maravilhas ao redor do mundo. Nomes são escritos no livro da vida.

Nós como homens, com os nossos defeitos somos madeira, cheios de nó e imperfeições. Deus tem trabalhado na vida de cada um de nós, para que, por Ele e para Ele, seja todo o louvor. A harpa é um instrumento tocado com as mãos, Jesus tem tocado em cada um de nós com suas mãos. 

Nossas vidas que  neste mundo mal, era como madeira sem serventia, sem valor. Nas mãos do Senhor ela tem muito valor. Ela é instrumento.

Quer ser instrumento nas mãos do Senhor?  Declare seu enigma diante da Harpa, abra seu coração diante de Deus.

Deixe que o Espírito Santo te guie para entoar um perfeito louvor ao Senhor.

E através do seu louvor Deus vai salvar o seu parente distante, vai tocar no seu vizinho, vai curar um ente querido, libertar, alcançar aqueles que ainda não estão salvos. 

Ainda se lermos o verso 8  - o salmista afirma assim: "pois a redenção da sua alma é caríssima;"

Jesus pagou um alto preço por mim por você. Ó preço já foi pago, e afirma com plena convicção que "Deus remira a minha alma da sepultura, pois me receberá ". Jesus nos remiu da morte, há uma eternidade com Deus. Exerça  a sua instrumentalidade, permita que o Senhor use sua vida. Que nos possamos ser como os irmãos da igreja primitiva, não podemos ter nossas vidas por preciosas, a sua entrega tem que ser para o Senhor, a sua oferta pertence ao Senhor.

A todos a paz do Senhor Jesus!


Obr. Deliandro Dias

Quem fala mal do próprio marido ou esposa está falando mal de si mesmo*

Posted: 04 Sep 2016 03:41 AM PDT



*Quem fala mal do próprio marido ou esposa está falando mal de si mesmo*

Vivemos em uma época em que as relações afetivas têm variado, e muito. No passado havia paquera, namoro, noivado e casamento. Agora, dependendo do grau do compromisso, da qualidade do vínculo, da frequência e intensidade dos encontros, as uniões assumem caráter diferente. A quantidade de modos de "ficar" atordoa quem se dispõe a entender o que isso significa.

Um princípio que sempre regeu as relações é o de que quanto maior o grau do compromisso, maior a cumplicidade e fidelidade. Contudo, temos visto, infelizmente, cônjuges que agem como se fossem meros "ficantes". Eles costumam fazer do seu parceiro o principal assunto em conversas com seus amigos e até estranhos, mas não de modo positivo. Eles denigrem a imagem do outro em qualquer lugar, para qualquer um.

Recentemente, participei de uma reunião em que uma mulher resolveu falar mal de seu marido. Começou a descrever os modos rudes dele no trânsito, o comportamento agressivo para com ela e os filhos. Ela até encontrava justificativa para ele ser assim. Dizia que essa agressividade era fruto dos problemas que ele tivera com a mãe alcoólatra.

Aquela mulher narrava os detalhes da infância miserável do marido e, assumindo uma atitude ostensivamente superior, garantia que na família dela jamais aconteceram coisas semelhantes. Ora, e o que é o marido senão integrante da família dela?

Na mesma reunião, outras participantes acrescentaram à conversa exemplos de como as sogras haviam "estragado" os respectivos maridos. No entanto, nenhuma se deu conta de que, ao criticar e desqualificar seu parceiro, desqualificava e aniquilava a si mesma.

Isso não parece óbvio para a maioria das pessoas. Homens e mulheres criticam o comportamento do cônjuge como se não compartilhasse a vida com os mesmos. Em tempos de reality shows, perdemos a noção de discrição, de intimidade e de companheirismo. Privacidade está fora de moda. Falar mal do companheiro tem se tornado habitual.

Casais que vivem juntos completam-se e, querendo ou não, tornam-se uma só carne. Isso é inquestionável, daí ser muitas vezes impossível identificar de quem é totalmente a culpa quando a relação vai mal. Se um é ruim, é pouco provável que o outro seja melhor.

Ao longo da vida em comum, o casal se adapta para viabilizar a relação. Se uma pessoa compartilha a vida com outra, mesmo que isso seja ruim, já desenvolveu mecanismos para a manutenção do vínculo. Além do mais, os cônjuges refletem as escolhas um do outro.

É verdade que, ao menos no início, com a convivência, nossas idealizações não se sustentam. Então, descobrimos que nos casamos com alguém que foi idealizado por nós, e não com a pessoa "real". Em outras palavras, com o passar dos anos, nossa ficha cai, e percebemos quem a pessoa é em toda sua essência. Mas, quando continuamos ao lado desse alguém, confirmamos a escolha que fizemos.

Sendo assim, seja uma pessoa discreta, reservada quanto ao seu relacionamento. Se precisar de ajuda no seu casamento, busque uma terapia de casal, um aconselhamento pastoral. É muito importante para o crescimento espiritual, emocional, físico e material do casal. Não fique denegrindo a imagem do seu cônjuge para outras pessoas. Expor os defeitos do marido é expor os nossas em dobro.

Que as palavras de nossa boca sejam sempre para o louvor do Deus amado e eterno (Leia Tg 3.9,10). Se não puder falar bem do seu cônjuge, não fale mal nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário