0bb1c18d2dd5c46996f7fc11_640_happiness-570x342

"Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo". I Pedro 1:6-7

Como aqueles cristãos poderiam estar alegres e contristados ao mesmo tempo? Contristado quer dizer entristecido, angustiado, consternado. Seria possível? Claro que sim. Há uma grande inverdade a respeito da vida cristã de que uma vez cristão, os problemas não mais existirão e seu estado será para todo o sempre de felicidade. Como aceitar então o que Pedro está dizendo?

Bom se você crer quer ser cristão é viver num mundo sem problemas e cheio de realizações de felicidades, melhor ler o novo testamento atenciosamente porque a vida cristã é um paradoxo. Ao mesmo tempo que se experimenta a verdadeira alegria, pode se estar entristecido com as lutas da vida cristã.

Acredito que Pedro nos mostra o equilíbrio e verdade da vida cristã. Há lutas, muitas lutas, mas há também o espírito de alegria, de contentamento. Aprender a ser contente em toda e qualquer situação como o apóstolo Paulo aprendeu.

Quer ver uma situação em que o cristão mesmo em meio à alegria pode se entristecer? Você está numa situação de paz, num momento de extremo contentamento com sua vida, mas, de repente, olha um grupo de pessoas que conhece se drogando, se destruindo. Ficará insensível a essa situação? Se ficar, está com problemas em sua vida cristã, porque a situação caótica do pecador e do mundo em decadência deve nos entristecer, ainda que estejamos vivendo um momento de grande alegria em nossas vidas. Pode, ainda, imaginar que está muito feliz com os resultados de seu ministério. Há muitos frutos sendo colhidos, mas começa a sofrer grande perseguição por causa da obra de Deus. Isso lhe entristecerá, mas ao mesmo tempo goza da satisfação de servir a Deus. Percebe? Esses são apenas dois exemplos de como é possível sentir alegria e tristeza ao mesmo tempo na vida cristã. Por isso, não se sinta confuso com a aparente contradição de sentimentos que o evangelho nos oferece. Estar nesse mundo e experimentar a graça e o amor de Deus traz uma alegria profunda, interna que só quem experimentou pode descrever. Contudo, estar nesse mundo também é passar por provações, tribulações, perseguições onde o sentimento será de tristeza e consternação.

Impossível o cristão ter só tristeza. Impossível o cristão ter só alegria. Esses sentimentos farão parte da caminhada com Deus. O mais importante, contudo, é saber do privilégio que temos de sermos separados, comprados por um alto preço por Jesus e amados por Deus incondicionalmente. A tristeza se converterá em alegria quando enfrentada com louvor e gratidão ao Deus Altíssimo.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias .

Disponível na App Store e Google Play