"... mas o fruto do Espírito é: ... paciência" Gálatas 2.22
 
Já parou para pensar quantas vezes sua paciência é testada durante um dia apenas? Na verdade somos testados em todo o tempo no quesito paciência. Coisas acontecem que fogem daquilo que planejamos ou esperamos. Imprevistos surgem mudando todo o rumo dos nossos planos.
E quanto mais impacientes somos mais confrontadas somos nas pequenas coisas. Meu marido é muito impaciente e quando estamos em uma fila de supermercado ou loja ele sempre fala: "vou travar o caixa". Frequentemente acontece algo com o caixa antes de chegar a nossa vez. Tanto aconteceu e acontece isso que ele encara a situação com bom humor. E percebo que ele melhorou muito nesse sentido.

 
Eu sempre fui muito testada na paciência também porque nunca gostei de esperar e Deus sempre me faz esperar. Aprendi que quanto mais ficar com pressa em alguma coisa, mas o Senhor permitirá que eu espere para que minha paciência seja desenvolvida. E posso dizer com alegria que sou muito mais paciente hoje.
Vale lembrar que essa paciência, furto do Espírito, não significa passividade diante das situações. Ela tem o sentido de tolerância. No livro "Campo de Batalha da Mente", a autora Joyce Meyer discorre que a "paciência não é a habilidade de esperar, é a habilidade de manter uma boa atitude enquanto se espera". Sem paciência e sem perseverança, como poderemos receber e desfrutar das promessas de Deus?
Gosto sempre de dizer que o primeiro passo para Deus começar um processo de restauração em nós é admitirmos as nossas fraquezas. Você é impaciente? "tolerância zero"? então admita que precisa ser restaurado quanto a isso. Converse com Deus sobre isso, diga a ele que tem muitas dificuldades em esperar e tolerar e que deseja ardentemente ter sua "impaciência" controlada pelo Espírito. 
O próximo passo é observar as circunstâncias. Você será confrontado para que sua paciência seja desenvolvida. Em cada situação, quando se perceber impaciente, pare, respire fundo e diga:"Deus eu quero que a tua vontade seja feita na minha vida. E que tudo aconteça no teu tempo e não no meu. Ensina-me a esperar". Aos poucos perceberá que está se tornando mais tolerante e poderá enxergar que tudo, ao tempo de Deus, é bem melhor.