BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 25 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma bênção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bênçãos do Senhor seja transbordante sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

terça-feira, 16 de agosto de 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Os quatro tipos de terrenos

Posted: 15 Aug 2016 08:00 PM PDT

Texto: Lucas 8: 4 -15
INTRODUÇÃO: A Obra de Deus na vida do homem é realizada no coração (Heb 10:16), pois é do coração que procedem as saídas da vida (Pv 4:23), isto é, o homem reage de acordo com o que possui no coração. A resposta à Obra de Deus depende da condição de cada coração, e o Senhor Jesus mostrou através da parábola do semeador que existem basicamente quatro tipos de terrenos (corações) que também reagem de quatro maneiras ao receber a semente (Palavra de Deus). Vejamos estes quatro tipos de terrenos e suas respectivas reações:
  1. A SEMENTE À BEIRA DO CAMINHO, QUE FOI PISADA E COMIDA PELAS AVES ( Vs. 12 )
Trata-se do homem que está fora do caminho (Jesus), e que demonstra insensibilidade à Palavra de salvação. Ele não atenta para o Evangelho e o rejeita, despreza a boa semente e a pisa. Tudo que ouve é removido facilmente do seu coração pelos maus espíritos (aves) que operam na sua vida. Este tipo de coração é insensível (Isa 6: 9 e 10), é duro (Zac 7: 12) e insensato (Sl 53:1).
  1. A SEMENTE QUE CAIU ENTRE PEDRAS, NASCEU E DEPOIS SECOU-SE ( Vs. 13 )
São as pessoas que recebem a Palavra com alegria, com admiração e até alegria (emotividade), mas voltam atrás diante das tentações, das provas, de repressão da família, da atração do mundo, etc. porque não têm raízes (firmeza, definição e convicção). Este tipo de coração é emotivo (Tg 4: 8) e não está preparado para sofrer e compartilhar as aflições da cruz de Cristo (I Pe 4: 13), é fraco (Heb 12: 3), por isso desfalece e desanima facilmente.
  1. A SEMENTE QUE CAIU ENTRE OS ESPINHOS, CRESCEU MAS FOI SUFOCADA ( Vs. 14 )
É o que recebe a Palavra no coração, mas não quer renunciar àquilo que tem. Os cuidados e preocupações da vida (trabalho, família, bens, etc.), a busca de riquezas, os prazeres e deleites da vida (diversões profanas, praias, etc.) terminam sufocando a Palavra de Deus e impedindo o seu crescimento e frutificação no coração e na vida do homem. É o coração que quer servir ao Senhor mas ao mundo também (Mt 6: 24), é o coração cobiçoso (Luc 21: 34 ; I Tm 6: 9 e 10) e dobre (Tg 1: 8).
  1. A SEMENTE QUE CAIU EM BOA TERRA E DEU FRUTO EM ABUNDÂNCIA ( Vs. 15 ) 
É o homem que abre o coração totalmente para receber a Palavra do Senhor, deixando tudo por amor a Ele. A partir do momento que recebe a Palavra no coração não cessa de crescer no conhecimento do Senhor, andando no seu Projeto que é a Revelação, obedecendo e colocando as coisas do Senhor em primeiro lugar na sua vida. Este homem produz muitos frutos porque persevera diante das lutas e tentações que surgem, não se deixando levar pelas dificuldades da caminhada. Para o Senhor o importante é que a semente frutifique, a quantidade do fruto é de acordo com o grau de fertilidade de cada coração. O fato do terreno ser fértil não significa que não tenha pedras e espinhos. Isto quer dizer que aquele que tem um coração firme no Senhor, remove as pedras e espinhos para que a semente não sofra nenhum prejuízo no seu desenvolvimento e frutificação. O servo assim é aquele que tem o coração quebrantado (Sl 51: 17), puro (Sl 24: 3 e 4) e bom (Luc 6: 45).
CONCLUSÃO - Deus olha para o coração do homem, Ele sonda seu interior e conhece o que há dentro dele. Ele busca corações férteis, onde possa plantar a boa semente e operar pelo Espírito Santo a sua Obra e o seu Projeto, cujo propósito é fazer com que o seu Reino, isto é, sua Seara cresça e frutifique abundantemente, até a chegada do dia glorioso da colheita dos frutos, que é o arrebatamento da igreja.

A Igreja dos Tessalonicenses

Posted: 15 Aug 2016 12:20 PM PDT


1 Tessalonicenses 1:1 - ¶ Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Todas as epístolas do Novo Testamento foram escritas com propósitos específicos. Além disso, elas possuíam destinatários certos e identificáveis no corpo do texto. Ao estudarmos um desses textos, devemos identificarmos claramente esses elementos para buscarmos uma exegese mais precisa. Se você observar a primeira e segunda carta aos Tessalonicenses, você perceberá algo peculiar: Paulo identifica como destinatário da epístola a IGREJA dos TESSALONICENSES.


O modo carinhoso é reflexo da profunda entrega desses crentes a doutrina do evangelho. A fé desses irmãos era tão contagiante que todo seu entorno os conheciam desse modo: a igreja dos tessalonicenses. Será que nós somos conhecidos desse modo também? A impressão que causamos é boa? A assinatura que estamos deixando no mundo é verdadeira? Que Deus nos ajude a sermos uma igreja modelo, individualmente e coletivamente.

Palavra Que Transforma - Pastor Sérgio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário