04 julho 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Como controlar nossos pensamentos

Posted: 03 Jul 2016 06:28 AM PDT

Como controlar nossos pensamentos
Texto: Provérbios 23:7

Introdução: Você já teve problema com maus pensamentos? De onde é que esses maus pensamentos vêm e por que o temos? Devemos ficar preocupados com os maus pensamentos que entram em nossas mentes? A resposta é sim! Nossos pensamentos afetam nossas atitudes e nosso comportamento. A Bíblia tem muito a nos dizer sobre as nossas mentes. Uma pessoa disse uma vez: "Cada pensamento é uma semente. Se você plantar uma árvore de espinheiro, não conte com a colheita de deliciosas maças".

A palavra "coração" é mencionada cerca de oitocentas vezes no Antigo Testamento, e mais de duzentas vezes refere-se à pensamento. A base equivalente no Novo Testamento do coração seria a mente. É extremamente importante para nós proteger nossos corações "porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23)

"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre" 1 Crônicas 28:9

Uma vez que nossos pensamentos têm um efeito positivo ou negativo sobre nós, precisamos fazer o hábito de pensar em coisas boas.

I. A maldição dos maus pensamentos

Entreter os maus pensamentos é uma maldição. Nosso pensamento tem um efeito profundo sobre a forma como vivemos a nossa vida. Seus pensamentos podem mudar a maneira de ver as pessoas e como você interage com elas. Seus pensamentos determinam como você vê o mundo e seus objetivos na vida.

A. A fonte dos maus pensamentos.
Jesus disse que "os maus pensamentos procedem" do coração. (Marcos 7:21) É da natureza depravado e pecaminosa do homem que os maus pensamentos se originam.

"Cada ato exterior de pecado é precedido por um ato interior de escolha; portanto, Jesus começa com o pensamento mal do qual a má ação vem"

Os incrédulos têm a mente voltada para coisas deste mundo.

"Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:5-8).

B. A seriedade dos maus pensamentos.
Como cristãos, devemos entender a seriedade dos pensamentos malignos.

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:7-8).

"O desígnio do insensato é pecado..." Provérbios 24:9

1. Os maus pensamentos trazem angústia ao coração.

Nossos pensamentos podem nos prejudicar espiritualmente, fisicamente e emocionalmente. A preocupação é estressante para o coração. O ódio é estressante para o coração. A inveja, o ciúme e a amargura traz angústia ao coração. Abrigar um espírito implacável aflige o coração.

"o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade" Salmo 94:11

2. Os maus pensamentos obscurecem o coração.

O hábito de se deter sobre os maus pensamentos obscurece o coração do homem. O espírito de ciúmes e ira que Saul tinha de Davi levou-o a tentar matar Davi. O coração de Saul se obscureceu a tal ponto que Deus o removeu como rei de Israel.
 
"porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém" (Romanos 1:21-25)

"E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam" (Romanos 1:28-32)

3. Os maus pensamentos destroem o coração.

Os maus pensamentos das pessoas antes do grande dilúvio dos dias de Noé as levaram à destruição. Gênesis 6:5 "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente"

II. Controlando os maus pensamentos

Nossos pensamentos podem nos levar para longe de nossa devoção a Cristo.

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 João 2:15

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo" 2 Coríntios 11:2-3.

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância" (1 Pedro 1:13-14).

Um autor desconhecido disse:

"Cuidado com seus pensamentos; eles se tornam palavras.
Cuidado com suas palavras; elas se tornam ações.
Cuidado com suas ações; elas se tornam hábitos.
Cuidado com seus hábitos; eles se tornam caráter.
Cuidado com seu caráter; porque isso torna-se o seu destino"

A. Confesse os maus pensamentos.

A mente é a sede da alma. É o campo de batalha entre o espírito e a carne. Devemos controlar este campo de batalha para poder funcionar espiritualmente e cumprir a vontade de Deus em nossas vidas.

Abrigar maus pensamentos vai levar a atos de maldade. "Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" Tiago 1:13-15

Se o rei Davi tivesse confessado seus pensamentos lascivos por Bate-Seba, ele teria evitado as consequências de seu pecado.

Se Acã tivesse confessado sua dissimulação, ele teria salvo a sua família e a si mesmo das consequências do seu pecado.

Nossa primeira linha de defesa contra os maus pensamentos é confessá-los rapidamente a Deus.

B. Cultive bons pensamentos.

1. Se alimentar da Palavra. Alimentar-se da Palavra de Deus vai renovar as nossas mentes com pensamentos divinos.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti" (Salmo 119:11)

2. Seja fiel na oração. Não podemos orar no Espírito se nossas mentes estão cheias de maus pensamentos. A vida de oração diária irá livrar-nos de ter maus pensamentos dominando a nossa vida.

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus". (Filipenses 4:6-7).

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno" Salmo 139:23-24

Amy Carmichael fez esta oração: "Espírito Santo, pense através de mim até que seus pensamentos sejam meus pensamentos"

3. Seja cheio do Espírito. Nós precisamos que o Espírito Santo esteja no controle de nossas vidas. Em Efésios 5:18, nos ordena as Escrituras "enchei-vos do Espírito"

O ministério do Espírito em nós é transformar-nos à imagem de Cristo. Quando nos submetemos a Ele, Ele irá preencher nossas mentes com pensamentos das coisas de Deus.

4. Mantenha seu foco na pessoa de Cristo. "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" Isaías 26:3

Uma mente cheia de maus pensamentos não está em paz. " Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo" (Isaías 57:20).

Conclusão: Nossos pensamentos hoje terá um efeito profundo sobre o tipo de pessoa que vamos ser no futuro. Devemos ser determinados com a ajuda do Espírito Santo a pensar pensamentos piedosos. Ao adorarmos esta noite, que a nossa oração seja como a oração do salmista: "Examina-me, Senhor e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente" Salmo 26:2.

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar" Isaías 55:7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário