"Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um". Marcos 4.8

Certa vez quiz plantar cenouras e, na minha ansiedade, joguei as sementes sem cuidar direito do pedacinho de terra que tinha. Quando fui colher as cenouras, uma delas havia crescido perto de uma pedra e estava toda deformada. Para meu alívio, as outras que haviam caído na terra limpinha cresceram lindas. Fiquei extasiada! Nada como uma boa terra para receber as sementes e transformá-las em lindos frutos. 

Na parábola do semeador, por fim, Jesus narra o que aconteceu com a semente que caiu em uma boa terra. Ela não só cresceu como produziu muitos frutos. 

A boa terra aponta corações prontos e receptivos para ouvir a Palavra de Deus. São pessoas com um coração bom e honesto que entendem o que Deus quer e guardam dentro de si com o intuito de colocar em prática.

Interessante que essa boa terra aponta características peculiares: As pessoas "Boa terra" possuem um coração aberto para receber a Palavra de Deus. Não há a dureza, não há resistência. Há desprendimento, humildade, vontade de mudar, desejo, fome e sede de Deus. Não bastasse, essas pessoas também enfrentam as preocupações, tribulações, ambições, mas resistem e não desistem de Deus por nada. Ele está acima de tudo. Jesus está no centro da sua vida. Essa boa terra produzirá frutos com perseveranca, sem desistir, sem desviar o foco. As pessoas "boa terra" sabem muito bem o que Paulo disse: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Galaras 2.20

É você que tipo de solo é?