Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. - Mateus 8.1-3
A lepra aparece algumas vezes na Bíblia e é sempre apontada como uma doença de pele maligna, contagiosa e que tinha como uma das consequências o isolamento do doente. Por isso em algumas passagens bíblicas ela aparece no sentido de impureza e imundice, comparada ao pecado. 

Por isso essa pergunta de Jesus ao leproso nos faz pensar em muito mais do que uma enfermidade terrível. Ela nos faz pensar que Jesus continua a perguntar as pessoas se elas querem ser limpas, purificada se renovadas. 

Como a lepra, o pecado também é contagioso, algumas vezes silencioso e vai se espalhando de pouco em pouco. Muitas vezes o pecado vai tomando conta é a pessoa nem percebe que esta afundando na lama.

Há pessoas que chegam a um estado de doença espiritual e estão tão sujas que não acreditam poder retornar mais a um estado de pureza, mas Jesus não olha para o tamanho da impureza e do pecado, ele enxerga o homem limpo e restaurado porque sabe que por meio dele qualquer "lepra" pode ser curada.