21

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-naMateus 13:3-4

Jesus frequentemente utilizava parábolas para ilustrar as verdades de Deus a serem ensinadas ao povo ou aos seus discípulos. As parábolas eram muito usadas pelos judeus como instrumento didático, porque ilustrações são facilmente lembradas por quem aprende. Na parábola do semeador, Jesus, por meio da ilustração, demonstra os diversos tipos de sementes e solos com os quais o semeador se depara. Nos próximos dias meditaremos nessa parábola.

Jesus inicia a ilustração falando que um semeador saiu a semear e o primeiro lugar em que jogou a semente, foi a beira do caminho. Aves vieram e a comeram. A figura do semeador representa todo aquele que de alguma forma ensina a Palavra de Deus. Semeadores são os anunciadores das verdades divinas. Cada vez que se abre a boca e profere algum ensinamento bíblico, se está semeando, porque o poder da Palavra é como uma semente mesmo. Ainda que pequena, pode crescer, florescer e tornar-se uma grande árvore. Contudo, a semente será produtiva quando cair em um solo adequado, capaz de fazê-la desenvolver-se. As sementes não produzem sempre os mesmos resultados. Dependem de onde são lançadas e o que acontece depois que são plantadas Uma mesma semente, caindo em diversos tipos de solos, produzirá resultados diferentes.

As primeiras semente lançadas pelo semeador, cairam à beira do caminho, em uma estrada onde, geralmente, o solo é duro e impermeável. Ficam à superfície, não se aprodundam no solo. Passam pessoas e nelas pisam e as aves facilmente podem comê-las.É isso o que acontece quando a Palavra é lançada em alguém que não a entende e não tem interesse em se aprofundar nas verdades divinas. Na verdade, esse tipo de solo representa aqueles que até ouvem, mas estão com os corações tão endurecidos que se fecham para entender. Sequer enxergam o que está por trás da Palavra de Deus. Facilmente, o diabo retira a semente que foi lançada.

Paulo diz "O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus2 Coríntios 4:4. O evangelho de Cristo não consegue penetrar nesses corações porque eles sequer permitem a sua entrada. Por isso, muitas vezes, não entendemos como algo que é tão profundo e tão verdadeiro e maravilhoso como o evangelho não é compreendido por muitos. A cegueira não permite entender a profundidade da Palavra de Deus. Tomara não seja assim seu coração. Tomara não seja você uma pessoa que apenas recebe a palavra superficialmente e não a deixa penetrar em seu coração. Deus espera e deseja que sua Palavra floresça em seu coração, produzindo resultados em sua vida. Deus não almeja que apenas receba sua palavta e a ache bonita ou interessante, mas não a entenda verdadeiramente. Ele quer que ela penetre em sua vida, a fim de que produza uma completa transformação. Permita isso.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:http://app.vc/bencaos_diarias