Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. Lucas 6:31
O que é melhor fazer? Aquilo que é correto ou o que sentimos? Já vi pessoas justificarem seu comportamento agressivo e desprezível para com outras pessoas, alegando serem verdadeiras e não conseguirem "disfarçar". Muitas vão mais longe e dizem: "não sei ser hipócrita"; "Não vou fingir ser gentil, bondoso, solidário se acho que a pessoa não merece esse tratamento".
Você pode ainda dizer: eu não trato ninguém mal e isso já considero suficiente. Bom, as palavras de Jesus nos dão um alcance muito mais profundo do que é suficiente ou de "como devo tratar o outro". Ele simplesmente ignora o querer e eleva a necessidade do outro. É muito mais do que o princípio de não fazer o mal a ninguém, porque aqui, Jesus insta que façamos o bem. Não basta não fazer o mal; é preciso fazer o bem. Ele diz "façam". Implica em ação. Ainda que não conheça a necessidade do outro, devo sempre trata-lo como gostaria de ser tratado por ele. Devo sempre "fazer" aquilo que gostaria que fizessem comigo. É um princípi o de justiça nos relacionamentos. Não devo tratar o outro como "acho que ele merece" até porque nem sempre conhecerei o outro ou as suas necessidades. Devo trata-lo como me sentiria bem de ser tratado. Devo passar por cima do meu ego, do meu "senso de julgamento e justiça distorcido" para fazer o que é correto e justo aos olhos de Deus. É fácil? Claro que não! Mas é o que Deus quer que voce e eu façamos. Queremos relacionamentos sadios, queremos ser tratados justamente? Então, é necessário que eu dê o primeiro passo. E meu primeiro passo deve ser sempre para fazer a vontade de Deus e qual a vontade dele, senão que eu aja com o meu semelhante como gostaria que agissem comigo? Essa é uma regra preciosa para bons relacionamentos humanos.