07 junho 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Série: Crescimento - Permitindo que Cristo seja Nosso Senhor

Posted: 06 Jun 2016 05:58 AM PDT

Série: Crescimento - Permitindo que Cristo seja Nosso Senhor
Texto: Filipenses 2:5-8
Introdução: Eu acho que é fácil para nós entendermos que somos criação de Deus. A ciência continua a nos estudar e tem aprendido muito sobre o corpo humano e como algumas coisas funcionam. No entanto, o que se sabe é minúsculo em comparação com o que a ciência médica não sabe sobre nós. Podem observar o que as várias partes do nosso corpo fazem, mas eles não entendem como ele faz isso. A questão mais básica que não pode ser respondida é "o que é a vida? O que nos faz viver". Se uma pessoa morre de um acidente e alguns órgãos são danificados, o órgão pode ser reparado cirurgicamente, mas a vida não volta. O homem não pode colocar a vida em um corpo, uma vez que a vida saiu. A razão é simples. Deus é a vida e Ele nos criou e nossa vida vem Dele. A vida não veio por acaso como os evolucionistas nos dizem. A matéria inerte não produz vida .... o homem está vivo porque Deus lhe deu vida.

Deus nos colocou aqui por uma razão e nos deu a vida para um propósito. Se seguirmos esse efeito vamos viver uma vida satisfatória e abundante e quando morrermos vamos para o céu, onde Deus está e viver ali com Ele por toda a eternidade. Sabemos disso porque ele nos revelou quem Ele é, e quais são Seus planos e quem somos e o que devemos fazer.

Adão, o primeiro homem, pecou contra Deus. Ele não cumpriu o propósito para o qual ele foi feito. Como você sabe Deus fez o homem à Sua imagem, dando ao homem emoção, inteligência e vontade. Adão usou a sua vontade e escolha para desobedecer a Deus e, assim, trouxe o pecado para o mundo e nós como seus descendentes, todos nascemos pecadores. Um pecador só pode produzir o que ele é ... pecadores, assim, filhos e filhas de Adão nasceram como seu pai e sua mãe .... Adão produziu pecadores.

No entanto, Deus em Sua misericórdia e graça, ofereceu ao homem a redenção e o perdão do pecado. O homem é um pecador incapaz de salvar a si mesmo e, portanto, só o próprio Deus poderia fazer a expiação do pecado, Deus veio à Terra, encarnado no homem, e na Cruz do Calvário morreu pelos pecados de todo o mundo.

1. Para um homem receber o perdão do pecado, ele deve aceitar o perdão de Deus pelo pecado. Ele faz isso por simplesmente crer no que Deus tem dito, e com fé colocar sua confiança em Deus. Isso significa simplesmente que ele começa a partir desse momento a viver como Deus quer que ele viva. Ele começa a cumprir seu propósito de estar na Terra.

2. No momento em que uma pessoa é salva a Bíblia diz que ele "nasce de novo". Ele recebe a habitação do Espírito de Deus, que seu propósito é dar ao crente a capacidade de viver para Cristo, viver uma vida justa e pura.

3. Após a pessoa ser salva, se realmente ela é salva, é normal que ela começa a crescer espiritualmente. Ela aprende a viver a sua vida que Deus propôs para ela.

4. Como, então isso funciona? O processo começa quando uma pessoa reconhece que o nosso proposito final é o de glorificar a Cristo, nosso Senhor. Isso nos dá o propósito, a razão para fazer o que Deus disse.

Quando cremos e colocamos nossa confiança no Senhor, nós cumprimos o nosso proposito pelo qual fomos criados. É como uma pessoa que cria algo. Quando esse algo está terminado e ele faz o que foi criado para fazer, isso reflete sobre seu criador. É gratificante saber que o que você fez realiza o que você pretendia que fizesse.

Deus, então, se compraz, quando uma pessoa aceita que ela é criação de Deus e procura cumprir o seu propósito na Terra. Em nós Ele é glorificado.

5. Isso significa que vamos fazer como Deus nos instrui, porque sabemos que Ele sabe melhor e o que vai ser melhor para nós.

6. Parte do processo é fazer de Cristo o Senhor da nossa vida.

I. Para crescer espiritualmente um crente deve fazer de Cristo o Senhor de sua vida.

A. Nós podemos escolher e exercer a nossa vontade de deixar que Deus nos dirija ou não.
1. Deus nos deu a Bíblia, Sua palavra escrita para nos instruir, mas muitos rejeitam a Deus em suas vidas. Alguns sabem o que o deve fazer, mas por muitas razões ignoram. Alguns simplesmente rejeitam a Deus e se recusam a aceitar que Ele é o Criador e assim rejeitam o propósito que Deus tem para eles. Deus é um Deus clemente e justo e não irá violar a vontade de um homem. Ele não vai nos forçar a crer ou nos fazer aceitá-Lo e Seu propósito para nossas vidas.

B. É um erro fatal para um homem rejeitar Cristo e desperdiçar sua vida e passar a eternidade no inferno ... especialmente quando você entende que não tem que ser dessa maneira.

C. O maior pecado (que é rebelião) é rejeitar Cristo e se recusar a confiar Nele e recebê-Lo como Salvador.
1. João 16:9, Jesus disse que Ele enviou o Espírito Santo ao mundo para convencer os homens "do pecado, porque não crêem em mim". Em outras palavras Cristo está nos alcançando.
Se uma pessoa crê em Jesus Cristo e quem Ele verdadeiramente é, que significa que Ele é Deus, Ele deve ser adorado e seguido, porque Ele é o nosso Criador.
2. João 5:23, "para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou"
Muitas pessoas dizem que acreditam em Deus e rejeitam a Cristo. Deus diz que você não pode dar glória e obedecê-lo e rejeitar Seu Filho. Muitos aceitam falsos substitutos para o que é real e verdadeiro.

Falsos ensinamentos sobre o que a Bíblia diz e sobre o plano maravilhoso de Deus, muitas vezes engana as pessoas. Elas pensam que estão recebendo a coisa real, mas com o tempo vai descobrir que é mentira.

Na mesma luz, muitas pessoas, por muitas razões professam conhecer a Deus, mas, todavia, não adoram o filho. Outros afirmam conhecer o Filho e, no entanto, vivem vidas ímpias. A prova do que alguém verdadeiramente é, é o que está no interior e o que está no interior vai afetar a vida.

D. Jesus Cristo deve ser confessado como Senhor.
1. Há aqueles que dizem que vão aceitar a Cristo como meu Salvador, e mais tarde vou permitir que ele seja o Senhor da minha vida.
2. É impopular até mesmo pregar que Jesus deve ser o Senhor da vida de alguém, inclusive o salvo. No entanto, isso é o que os pastores bíblicos pregam. Por quê?
3. Romanos 10:9, "... Se você confessar com a sua boca o Senhor Jesus e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo"

Para ser salvo o verso diz que devemos confessar que Cristo é Deus, e que ele é o nosso Senhor soberano.

E. Isso significa que Cristo Jesus é de fato o Senhor de todo filho de Deus.
1. O Senhor governa se nós o obedecemos ou não. A desobediência do homem não afeta a Deus, mas nos afeta.
2. Não admitir, ou submeter-se a Cristo é o maior pecado no mundo.
O primeiro mandamento diz que não devemos adorar outro Deus. Você não pode adorar a Deus e não reconhece-lo como Seu Senhor soberano.
3. Ilustração: Henry Martin, missionário na Índia, em finais de 1800, escreveu que um dia foi a um templo pagão e observava as pessoas que adoravam ídolos. Ele começou a chorar e em seu diário escreveu que, ele não poderia suportar a existência se Jesus era tão desonrado.

F. O ponto é este: Essas pessoas eram sinceras quanto elas iam adorar deuses que não existem e deuses que não podiam ajudá-los. No entanto, a maravilhosa notícia é que se pode ser salvo e ir para o céu, se tão somente crer e aceitar a palavra de Deus. Depois de crer em Jesus Cristo pode-se então crescer espiritualmente quando aceita Jesus como Senhor de sua vida.
1. Reconhecer Cristo como Senhor, é o começo da salvação.
2. A vida cristã da pessoa é então construída sobre essa base. Com isso no lugar, todo o resto cai no lugar. O plano de Deus é perfeito.
3. É simplesmente uma questão de aceitar a verdade que Deus nos fez. Nós somos sua criação e Ele fez não só o nosso ser, mas também as leis do universo, tanto espiritual como físico.

II. O objetivo da vida deve ser para trazer glória ao Senhor Jesus.

A. PRIMEIRO. Ao recebê-lo como nosso salvador, permitimos que Ele nos cubra com a Sua justiça.
1. Quando nós aceitamos e reconhecemos quem Ele é o recebemos como nosso Salvador, Deus é glorificado.
2. Quando recebemos o Espírito Santo e a nova natureza, isso nos capacita a viver por Ele, Deus habita em nós e Ele é glorificado.
3. Quando fazemos dEle nosso Senhor, Ele é glorificado quando vivemos uma vida produtiva como Deus nos criou para viver. Ele sendo nosso Senhor significa que sabemos que Ele quer o melhor para nós e nós aceitamos isso.
4. Quando obedecemos, Ele é glorificado.
5. Quando nossas vidas são moldadas por fazer o certo Ele é glorificado.
6. Em outras palavras ... a verdade de Deus é confirmada quando Ele é glorificado em nossas vidas.

B. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Coríntios 10:31)
1. Nenhuma parte de nossas vidas é excluída de trazer glória ao Senhor.
2. Comer, beber ... o que colocamos em nossos corpos. Isso impediria, beber bebidas alcoólicas, uso de tabaco e todas as drogas não medicinais.
3. Em seguida, o verso diz que tudo o que fazemos. Isso significa todo o resto.
4. Essa coisa de Cristo governar em nossas vidas é o centro ou nossas vidas, não deve ser visto como algo opcional.

C. Isto significa submissão a Cristo. Quais são, então alguns princípios que devemos submeter a Cristo?
1. Nós vamos descobrir que fazer de Cristo o Senhor da nossa vida envolverá sacrifícios da nossa parte. Servir a Cristo significa servi-lo a qualquer custo. Paulo diz que devemos apresentar nossos corpos como sacrifício vivo para Deus, em Romanos 12:1. O que nós sacrificamos é os nossos próprios planos e desejos defeituosos, que deixamos de lado, a fim de fazer o que é melhor e correto.
2. Vamos tomar Pedro como um exemplo. Pedro deu uma grande quantidade de assentimento verbal para viver para Cristo, mas falhou uma e outra vez.
3. Pedro, andou sobre as águas, mas na metade do caminho falhou. Pedro, fez a confissão, que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Pedro disse que nunca iria negar a Cristo, mas ele negou, três vezes como Cristo disse que ele faria no dia que o Senhor foi feito prisioneiro. Após a crucificação, Pedro falhou novamente e voltou para a pesca.

Ele falhou uma e outra vez. Mas, porque ele era um filho de Deus, Cristo continuou a buscar Pedro; Pedro então pode seguir o plano de Deus para sua vida.

Pedro, disse: "Eu falhei em todas as provas .... Eu não fui feito para isso, portanto, vou voltar para o que eu sei ... eu vou pescar"

Outros, vendo-o, olharam para ele e o seguiram. Ele pescou a noite toda e não apanhou nada. Então, Jesus apareceu para ele, dizendo-lhe três vezes …. apascenta as minhas ovelhas.

Essa era a vontade de Deus para Pedro. Pedro nunca seria feliz ou realizado até que ele fizesse exatamente o que Deus ordenou que ele fizesse. Pedro, então, voltou a obedecer a Cristo, e foi grandemente usado pelo Senhor. A vida de Pedro significava algo para todos que o conheciam e até hoje ele ainda está apontando os homens a Cristo. Poucos homens ou mulheres no mundo tiveram tanta influência como teve Pedro.

Foi preciso sacrifício da parte de Pedro. Sua vida estava em perigo por isso ele pensou que a melhor coisa a fazer era negar a Cristo e ele fez por três vezes ... Ele não tinha aprendido a se oferecer ... até morrer para obedecer ao Senhor.

D. Ao longo da história muitos já sacrificaram suas vidas completamente ao Senhor, seguindo Sua vontade e grandes coisas foram feitas.
1. Missionários tem ido ao redor do mundo entregando-se até a morte para seguir o Senhor. Como resultado, muitas pessoas já ouviram falar do Evangelho de Jesus Cristo e o receberam como Salvador. Civilizações pagãs foram transformadas e desistiram de suas práticas bárbaras para viver uma vida civilizada.
2. Os cristãos aos milhões morreram nas mãos dos pagãos em muitos países, nas mãos de protestantes e católicos ... tudo por causa de Cristo.
Alguns deram tudo, até mesmo suas vidas para servir a Cristo. Muitas vezes, suas famílias e esposas e filhos foram colocados em perigo e alguns morreram. Hebreus 11: diz "dos quais o mundo não era digno". Não havia preço alto para eles.
3. Mas aqui no Brasil poucos de nós são chamados a fazer tais sacrifícios drásticos. No entanto, somos chamados a nos separar do mundo pecaminoso.
Um pai sacrifica por sua esposa e filhos.
Uma mãe por seu marido e filhos.
Um cristão entrega tempo, dinheiro e orações para a sua igreja e ajuda alcançar outros para Cristo.
No domingo, Ele vem fielmente para adorar ao Senhor e honrá-Lo e mostrar ao mundo que ele crê em Deus.
Um trabalhador tem o desprezo dos outros e faz um dia de trabalho honesto sabendo que isto honra seu Salvador.
No local de trabalho um cristão é muitas vezes tratado de forma injusta, porque ele se recusa a fazer coisas desonestas ou erradas nos negócios.
Todas estas coisas são sacrifícios para o Senhor.

C. Se você coloca limites sobre o que você vai fazer ... então Cristo não é o Senhor da sua vida.
1. Você tem que pagar o preço, às vezes de ser constrangido, difamado, desonrado pelo mundo, ou se contentar com pouca segurança, ou menos das coisas materiais do mundo.
2. No entanto, até chegar ao ponto que você esteja disposto a obedecer ao Senhor, a todo custo, então você nunca estará verdadeiramente contente e crescendo espiritualmente.
3. A paz que vem de conhecer o Senhor Jesus Cristo alude você ...
4. Mais do que isso, no dia do juízo todos devemos responder …. por que você não quis obedecer ....

Muitos pensam que, seguindo a Cristo, eles vão perder muito. Eles pensam que servir a Cristo não significa desfrutar da vida como eles querem e que vão perder as coisas boas, renunciar as possessões .... nada está mais longe da verdade.

Conclusão:
1. Como você imagina a salvação? Crença sem compromisso? Não existe tal coisa.
2. Você está disposto a sacrificar o seu tudo por Cristo? Embaraço? Materialmente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário