dicas_para_cristaos

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

1 Samuel 15.22

O rei Saul cometeu uma sucessão de erros. Cada vez que desobedecia a Deus e fazia as coisas à sua maneira, tentava se justificar e inventar uma desculpa para sua teimosia. Como rei, já não se submetia a Deus como devia e muito menos ao profeta Samuel. A essa altura, Deus já não queria mais Saul como rei e havia pedido a Samuel que ungisse Davi. Estava cansado da obstinação e desobediência de Saul. O rei que havia um dia escolhido se perdera no meio do caminho e, ao arranjar sempre justificativas para seus atos errados e não assumir suas falhas, enganou-se a si mesmo.

Isso não aconreceu só com Saul e é muito mais frequente do que imaginamos. Devemos ter muito cuidado porque corremos o risco de nos acomodar e já nem perceber que estamos agindo conforme a nossa própria vontade e à nossa maneira e pior: arrumando justificativas para nossa teimosia, relativizando os erros. Saul não parecia parar para pensar o quanto estava pecando contra Deus. Assim também nós podemos cair no mesmo erro.

Para Saul era muito fácil acertar as contas com Deus oferecendo grandes sacrifícios. Os rituais religiosos supririam seus pecados. Acomodou-se tanto com sua posição de rei ao ponto de agarrar-se à religiosidade e esquecer-se de cumprir a vontade de Deus.

Deus, no entanto, não estava satisfeito com os sacrifícios de Saul, com sua religiodiade sem prática de fé. Para Deus, pouca importava se fizesse grandes sacrifícios, se cumprisse todos os rituais. O que Ele queria era a obediência de Saul e sua submissão à sua vontade e isso Saul estava longe de fazer.

Essa palavra é um grande alerta para nós. Praticar atos religiosos, sem vivenciar uma fé prática e verdadeira, não satisfaz a Deus. Cunprir uma agenda religiosa, mas não obedecer a Deus e à sua Palavra é enganar-se a si mesmo. Para Deus importa mais um coração obediente que se preocupe em praticar os seus ensinos do que um religioso desobediente. A verdadeira religião é fazer a vontade de Deus, é adorá-lo obedendo. Sacrifícios religiosos podem ser preciosos aos olhos humanos, mas para Deus obedecer é melhor do que sacrificar.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:  http://app.vc/bencaos_diarias