A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1

ivemos em um tempo de pouquíssima tolerância.Às vezes tenho a impressão que as pessoas estão sempre a ponto de explodir. Isso fica muito mais fácil de vislumbrar, por exemplo, nos incidentes de trânsito, onde os envolvidos ficam muito alterados e acabam por transformar um pequeno incidente em algo grandioso e, muitas vezes, em tragédia.
Infelizmente, a situação  dentro de ambientes internos, em relacionamentos e núcleos familiares não é muito diferente. Quando alguém nos ataca, estamos mais que prontos para revidar. Aliás, essa é a atitude que se valoriza nesse mundo  moderno. Se lhe dirigirem um palavra dura, retribua com uma mais dura ainda.
Para nós cristãos não é assim que funciona. A bíblia está ensinando que diante de uma situação tensa , quando os ânimos estão exaltados, o melhor é sempre ter uma resposta branda, por isso somos chamados a sermos pacificadores. Contudo, as pessoas esperam e valorizam os que pagam com a mesma moeda e respondem à altura. Isso não ajuda em nada no desenvolvimento dos relacionamentos. Aliás, a pegunta hoje é:quanto tem contribuído nos seus relacionamentos?
Tenho aprendido que o melhor mesmo é deixar as pessoas falarem e despejarem todo seu stress e frustração, até porque essa atitude traz cura, e só depois apresentar  a palavra da salvação. O efeito é surpreendente porque o que se espera ao atirar
bnji
Algumas pessoas as vezes se perguntam: O que devo fazer para melhorar meu relacionamento com aquela pessoa? Como posso fazer para não discutir mais com meu esposo? Como acabo com as brigas entre eu e meus pais? Muitas vezes, na tentativa de mostrar que o outro está errado, brigamos, discutimos, elevamos a voz; mas o Senhor nos ensina o segredo de um bom relacionamento em provérbios 15.1: