2015.06. 24  - errosdosoutros

Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.Mateus 7:3-5

 

Por que será que é mais fácil enxergar os erros dos outros do que os nossos? O examinar o outro, fazer um julgamento e dar uma sentença é algo que acontece quase que automaticamente e muitas vezes nem percebemos que estamos fazendo isso. Torna-se um hábito e, segundo a bíblia, um mau hábito.

Jesus foi duro em suas palavras, mas era preciso. Uma palavra dura, mas tão simples. Jesus está dizendo que não se pode ter autoridade para apontar falhas nos outros quando sua própria vida está com problemas mal resolvidos. Como podemos assumir uma posição de julgador, quando não estamos aptos a isso?

Antes de qualquer julgamento alheio é preciso examinar-se a si mesmo. Não há autoridade nem no mundo material e muito menos no mundo espiritual em alguém cheio de pecados que não reconhce sua própria falibilidade mas assume a condição de disciplinador. Não há virtude alguma aos olhos do pai àqueles que corrigem os outros, mas não corrige a si mesmo, que apenas enxerga o pecador, mas não se reconhece como um pecador também.

É preciso se autoconfrontar constantemente. Ser consciente das fraquezas humanas e estar sempre aberto a transformação de Deus, em busca de santidade, Quem consegue enxergar o quanto é falho jamais acusará ou tentará corrigir alguém sem usar de misericórdia, porque sabe como é triste a condição de pecador. Já sentiu a dor dos próprios erros e entende como o caminho para a mudança é doloroso e cheio de obstáculos.Quando já se passou pela correção, o olhar ao outro pecador é de misericórdia e a atitude é recheiada da graça de Deus.