ganancia

Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.Hebreus - 13.5

O que é a ganância senão a vontade exagerada de possuir e possuir tudo para si? É um desejo de ter, que jamais é satisfeito. O ganancioso naquilo que põe os olhos e se agrada deseja possuir para si. Passa a vida perseguindo bens e riquezas. O filósofo grego Epicuro disse certa vez: Nada é suficiente para quem o suficiente é pouco.

                                                                         
A sociedade consumista em que vivemos incentiva-nos a comprar e ter e gastar e acumular. Há pessoas que chegam a uma situação de descontrole.  Uma vez uma amiga disse que para controlar sua vontade de possuir ela sempre para diante do que quer e pergunta: posso viver sem isso? Na maioria das vezes a resposta é sim e ela desiste de comprar. Tenho feito isso também e da certo.

Incrível é que apesar de Deus alertar para que seus filhos se contentem com o que tem e não sejam gananciosos, o evangelho pregado hoje pela maioria de "renomados líderes religiosos" incentivam o possuir. Eles mesmo são exemplos de ostentação, luxo e riquezas. Exibem carros luxuosos, relógios e joias valiosíssimos e incentivam o cristão a buscar essas "bênçãos". Não estou dizendo que o dinheiro e tudo o que ele proporciona é ruim, mas não consigo olhar para a Bíblia e ver Jesus ou seus apóstolos vivendo assim ou incentivando os primeiros cristãos a buscarem tanta satisfação material.

O que a Bíblia orienta inclusive nesse texto é que vivamos sem ganância, satisfeitos com o temos porque Deus é conosco e tem cuidado se nós. Jamais nos deixará ou desamparará. Ele diz: seja vossa vida isenta, ou seja, sem ganância, sem essa vontade exagerada de possuir tudo. Até porque as coisas materiais não satisfazem a alma. Dão prazer e alegram por momentos, mas não alimenta o nosso interior.Você pode ter tudo, mas não ponha o seu coração nisso ou pense que possuindo todas as coisas você será considerado feliz e abençoado.

Só quero lembrar uma coisa para você e para mim também. Vamos parar de ficar correndo, pautando a vida em adquirir. Aproveitemos os momentos, a família, os amigos e tudo que é lindo perfeito que Deus criou e melhor: é gratuito e está ao nosso alcance. Aprendamos a ser felizes com o que há de mais simples. Deus não vai nos deixar ou desamparar.

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:http://app.vc/bencaos_diarias