28 maio 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Série: Crescimento - A Progressão Do Crescimento Espiritual

Posted: 27 May 2016 05:27 AM PDT

Série: Crescimento - A Progressão Do Crescimento Espiritual
Texto: 1 João 2:12-14
Introdução: Um jovem estava sendo interrogado sobre a sua ocupação de mergulhar e apanhar peixes exóticos para aquários. Ele disse que um dos peixes de aquário mais popular é o tubarão. Ele explicou que, se você pegar um pequeno tubarão e confiná-lo, ele vai ficar do tamanho proporcional ao aquário. Mas se você os deixar soltos no oceano, eles crescem ao seu tamanho normal, que pode atingir até dois metros e meio.

Isso também acontece com alguns cristãos. Se você colocá-los em uma igreja onde eles não são ensinados, eles serão cristãos bonitinhos que não crescem e que nadam em torno naquela pequena poça. Mas se você colocá-los em uma arena maior - uma igreja que lhes ensina todo o conselho da Palavra de Deus, eles crescem muito e se tornam cristãos maduros para o Senhor. É por isso que eu trabalho duro no ensino e desafio muitas vezes as pessoas nesta igreja a participar em todos os nossos cultos e estudar a palavra de Deus e crescer espiritualmente no Senhor.

1. 1 João 2:12-14 enumera três níveis de crescimento espiritual. Jesus falou da progressão do crescimento referindo-se ao crescimento do grão. "A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga". (Marcos 4:28).
2. No versículo 12, ele usou as palavras "filhinhos". Esta frase não tem nada a ver com a idade. Pode referir-se a uma criança ou uma pessoa de 90 anos de idade. Não tem nada a ver com a infância.
3. Em seguida, ele dividiu os "filhinhos" ou descendentes em três categorias: Filhinhos, jovens e pais. Ele está usando-os como ilustrações dos três níveis de crescimento espiritual.

I. Três níveis de crescimento espiritual.

A. Filhinhos. O primeiro nível de crescimento.
1. O uso das palavras filhinhos aqui refere-se a bebês.
2. Ele diz uma coisa sobre eles ... eles conhecem o pai.
3. Isso é tudo que um bebê conhece, quem são seus pais, ele não sabe nada mais.
B. Jovens. O segundo nível de crescimento.
1. Note que ele diz: "já vencestes o Maligno". Que é esse? Satanás é claro! Queridos, superar a influência do diabo em nossas vidas vem como resultado de crescer espiritualmente em Cristo.
2. No versículo 14 ele diz, os jovens são fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno. É o conhecimento da Palavra de Deus que os alimenta e que os nutre até à maturidade. Você não pode crescer sem alimento.
a. Muitas pessoas lutam com problemas que não são capazes de superar em suas vidas. Elas se sentem derrotadas e elas são um fracasso. A maioria não percebe que eles são anêmicas espiritual. Eles são demasiado fracos para superar os dardos inflamados de Satanás e da vida que vêm pela frente.
3. Note que, não há nenhuma menção da palavra de Deus permanecendo nos "bebês". Eles conhecem a Deus, mas eles sabem pouco. Eles devem aprender. Eles devem ser alimentados.
4. Note os "jovens", são fortes, porque a Palavra habita neles. Eles foram ensinados na palavra de Deus e eles aprenderam suas lições e se tornaram fortes.
a. NOTA: Isso não significa que eles têm apenas um conhecimento intelectual da Bíblia. O verso diz que "permanece nele". Permanecer significa que ela vive neles. Ela age e dirige-os. Ela não apenas reside na memória. Tornou-se uma parte deles.
b. Os princípios que a Bíblia ensina, tornaram-se mais do que as palavras em um livro para eles. Elas são palavras para viver. As lições no livro, são a sua fonte de sabedoria para tomar as decisões diárias que cada um de nós toma.
c. Paulo disse em Efésios: "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro". (Efésios 4:14)
d. Satanás é o enganador! Muitas pessoas salvas acreditam e fazem coisas erradas com sinceridade, pensando que estão certas.
e. Mas não o crente maduro. Ele não é tão facilmente enganado. Ele conhece os princípios da Palavra de Deus, portanto, quando Satanás com astúcia torce as Escrituras e usa meias-verdades, ele sabe que elas não se encaixam.
f. Tenho muitas vezes lembrado o povo de Deus o que Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz e não vai seguir o outro".
g. Ilustração: Eu estava lendo recentemente um artigo e era sobre ovelhas. Uma ovelha saudável permanece com o rebanho e Alerta. No entanto, o artigo dizia que uma ovelha doente, é apática, e gosta de vaguear fora, e não fica bem com o rebanho.
h. O programa de Deus é o rebanho ... a igreja local e ele não tem outra!
i. Há ovelhas sem dúvida fora do rebanho, estão vagando por conta própria, mas isso só prova que elas estão espiritualmente doentes.
j. Elas não são ovelhas maduras e saudável. Se fossem elas estariam no aprisco com as outras ovelhas que o pastor fez para elas.
C. Pais. Este é o maior nível de crescimento.
1. O bebê sabe quem são seus pais, mas não pode conhecê-los intimamente .... isso acontece com o tempo, vivendo todos os dias com eles.
2. Acerca do pai disse terem o conhecido, "que é" desde o princípio. Isso significa uma compreensão mais profunda do que apenas conhecer a sua identidade. Isso está se referindo a uma relação estreita.

II. O que então estes versos estão nos ensinando.

A. O crescimento espiritual é progressivo: Primeiro você é um bebê em Cristo, você sabe pouco, mas Cristo Jesus é o seu Salvador e você é um filho de Deus.
1. Então você é alimentado com o alimento espiritual, que é a Palavra de Deus, você começa a crescer. Você coloca o que aprendeu em prática e com o tempo torna-se uma parte de você. Você obtém vitórias sobre o pecado e Deus lhe usa para ensinar aos outros.
2. Em seguida, depois de crescer na Palavra de Deus, ela permanece em você e você desenvolve uma estreita relação íntima com Cristo Jesus.
B. Cada etapa é importante e você não pode saltar de uma etapa para a outra.
1. Uma das maiores mentiras que o Diabo está dizendo hoje é que você pode ser um cristão maduro sem a Palavra de Deus.
2. Você pode olhar para dentro de si, como o defensor da NOVA ERA, o falecido Norman Vincent Peale dizia que você é uma centelha da divindade, e tudo que você precisa fazer é acende-la.
3. Não é assim, você não busca dentro de você a verdade, mas dentro das páginas da Palavra de Deus!
C. Todo crente é nascido na família de Deus para trazer glória ao Pai.
1. A criança que luta e se rebela contra o seu pai, é desobediente e vive uma vida confusa e miserável. Ela não conhece a alegria de receber o total amor do pai. Ela torna a vida miserável e todos ao seu redor.
2. A criança rebelde está em desacordo com o rebanho e na maioria das vezes é encontrada fora vagando sem rumo.
a. Quando o lobo ataca, ela não tem o conforto do rebanho, porque ela escolheu seguir seu próprio caminho.
b. Ela não tem a proteção integral do Pastor e do rebanho. O pastor ainda a ama e quer cuidar dela.

III. Uma prova clara de maturidade espiritual é como o cristão pensa sobre o mundo.

A. Jesus disse, você não pode servir a dois senhores! Você vai amar um e odiar o outro.
1. João diz, aquele que anda continuamente após o mundo, e que ama mais o mundo do que Cristo, não está salvo! Se o amor de Deus não permanece em você, então você não é um filho de Deus.
2. Para os perdidos, a glória de Deus, não significa nada! Deixe-me dizer de novo, para o perdido, o amor de Deus não significa nada!
a. Ilustração: Um jovem tinha um pai que o amava verdadeiramente. Deu-lhe uma boa infância e, embora ele não sendo rico, o pai trabalhava duro para dar-lhe tudo o que ele precisava. Ele ensinou-lhe o certo e o errado, e se esforçou para instilar o caráter em seu filho. O filho, porém, foi rebelde desde o início. Ele nunca apreciou o sacrifício que seus pais faziam por ele. Ele sempre queria mais, e mais, ele começou a ter problemas e trouxe uma grande vergonha para sua família.
b. Será que o filho amava seu pai? Não, ele não amava. A vergonha que ele trouxe para seu pai significava nada para ele.
c. Da mesma forma, um homem perdido não se importa com o Deus que o criou. A glória de Deus não significa nada para ele. Se ele busca Deus, é sempre em momento de apuro e sua oração é sempre pedindo alguma coisa.
d. Isso me leva a perguntar quando vejo cristãos professos vivendo vidas que traz vergonha para o nome de Cristo. Pergunto-me: "Como pode amar a Deus e desonrá-lo assim?".
B. Leia Romanos 1:18-23.
1. Este é o caminho do mundo. Não é o caminho de um filho de Deus!
2. Muitas pessoas que professam ser cristãs, foram batizadas, se uniram a uma igreja, mas continuam vivendo como o mundo vive. Com certeza há um problema real na vida de alguém que diz que é cristão e não vive como um crente. Jesus disse aos fariseus: "Por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que eu digo"
3. Assim, muitos que vemos, vivem a mesma vida que o mundo vive. Elas amam as coisas pecaminosas do mundo. E os filhos de Deus estão cientes do que é o pecado e eles têm o Espírito de Deus neles e são capazes de ver o quão destrutivo o pecado é em suas vidas, em suas famílias e amigos.
4. O filho de Deus ama a limpeza e a pureza. Eles veem a si mesmos como filhos de Deus e querem honrar o Senhor. Eles querem ver sua família e amigos salvos e vivendo para o Senhor. Eles querem que suas vidas deem frutos. Eles sabem o valor de ser um cristão diante de sua família, amigos e o mundo em torno deles.
a. Eles amam a Deus e querem honrar e glorificar a Ele, porque eles são seus filhos adotivos.
b. Eles sabem o que eles eram antes de Deus salva-los. O amor de Deus os transformou, pois ele tirou a sujeira do pecado, e os colocou em ruas de ouro puro. Deus os lavou dos pecados, e lhes tornou puros.
c. 1 João 1:5-7 diz: "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado"

Conclusão: Como está você hoje meu amigo?
Será que trazer glória a Deus significa algo para você?
Será que o fato de que cada vez que você peca, Cristo sofre grande agonia por causa disso, significa algo para você?
Jesus disse: "Ele veio para salvar o pecador do seu pecado".
Deus quer salva-lo hoje, para torná-lo um filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário