26 maio 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Série: Crescimento - O propósito da minha vida

Posted: 25 May 2016 05:18 AM PDT

Série: Crescimento - O propósito da minha vida
Texto: 2 Pedro 3:18 - 1 Pedro 2:2
Introdução: Nenhuma verdade na Bíblia é mais importante do que a que os crentes devem amadurecer e crescer espiritualmente. Ao fazê-lo a sua vida vai ser mudada. Você vai começar a viver uma vida mais abundante, mais satisfatória. Deus está interessado na transformação da sua vida e muitos que vieram a Cristo, ainda não entenderam essa parte vital da vontade de Deus para nossas vidas.

Esta noite vamos olhar seriamente este assunto sobre crescer em Jesus Cristo e o que significa e pode significar para cada um de nós.

I. Equívocos sobre o crescimento espiritual.

A. O crescimento espiritual é automático.
1. A pessoa é salva pela misericórdia de Deus quando confia e recebe a Cristo. É instantâneo e uma ocorrência súbita. Isso acontece apenas uma vez e é imutável.
a. Pode levar algum tempo para que uma pessoa compreenda o Evangelho e aceite-o, mas no momento em que ela o aceita o fato ou a posição em Cristo está estabelecida para sempre.
b. "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17)
c. "E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e poder". (Colossenses 2:10)
d. "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude" (2 Pedro 1:3)
2. Quando você crê você é posicionado em Cristo. Você recebe toda a bênção espiritual e todas as coisas que dizem respeito à piedade. Você está completo em que você é um filho de Deus. Está totalmente equipado para realizar tudo o que Deus tem para você em sua vida. Não há segunda bênção, como muitos ensinam. Há apenas um Evangelho e é o Evangelho completo e não há nenhum outro.
3. O que isto significa é que você como um crente recebe o Espírito de Deus, que lhe permitirá viver uma viver piedosa e o crescimento espiritual.
a. Ilustração: Quando um bebê nasce, não pode falar, andar ou trabalhar. No entanto, se é normal tem tudo, incluindo a mente e tudo o necessário para crescer em um adulto maduro. No entanto, deve ser ensinado. Deve aprender. Um grupo de turistas estavam visitando uma cidade em uma excursão e se depararam com um homem velho. Um dos turistas perguntou ao velho se algum grande homem havia nascido naquela pequena cidade. "Não, ele respondeu, Só bebês".
b. Começamos aprendizagem da vida e isso significa que a própria essência da vida está crescendo e amadurecendo. A primeira vez que uma mamadeira de leite é colocada em sua boca ele aprende que é bom e começa a mamar.
B. O crescimento espiritual mede o amor de Deus por nós.
1. O amor de Deus não é dependente de nossa espiritualidade.
2. Ele nos amou quando ainda éramos pecadores.
3. No entanto, para ter as bênçãos de Deus, devemos estar em Sua vontade, cheios do Espírito Santo e viver vidas obedientes aos princípios estabelecidos por Deus.
4. O amor de Deus significa que Ele sempre vai fazer o melhor para nós e isso significa que ele não vai abençoar aqueles que são infiéis aos princípios bíblicos da vida.
C. O crescimento Espiritual é dependente de longos períodos de tempo.
1. Há muitos crentes que foram salvos há muito tempo e, todavia, cresceram muito pouco.
2. Alguns foram salvos há pouco tempo, todavia cresceram espiritualmente muito rápido.
3. Certamente, se duas pessoas são dedicadas e fiéis igualmente ao Senhor, aquela que foi amadurecendo mais será mais madura espiritualmente.
4. Eu já pessoas que foram salvas e dentro de um ano, eles eram capazes de ensinar na Escola Dominical ou realmente efetivamente usar o dom que Deus lhes deu e ter uma boa compreensão da Bíblia. Eu já vi outros que depois de anos entendiam muito pouco.
D. Ser espiritualmente maduro não é uma questão de quanto se sabe.
1. O que importa é o que você faz com o que você sabe! "Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha..." (1 Coríntios 8:1)
2. Nota: O verso adverte que o conhecimento pode inchar. Ele está falando sobre o ORGULHO.
3. Ter um conhecimento dos fatos da Bíblia é importante para o crente, mas não pode ser equiparado a maturidade espiritual.
4. O crescimento espiritual é o que fazemos com o que sabemos sobre a Bíblia, a Palavra de Deus.
5. "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29)
E. O crescimento espiritual é uma questão de ser ativo na igreja. Certamente, os crentes espiritualmente maduros serão ativos em sua igreja local e estarão servindo ao Senhor, onde quer que estejam. Todavia….
1. Uma pessoa pode ser muito ocupada fazendo coisas na igreja e não estar crescendo espiritualmente.
2. Alguns pensam que se eu estou ocupado o suficiente, então eu sou espiritual. Isso não é necessariamente verdade.
a. "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:22-23)
b. Estar ocupado e fazer um monte de coisas na igreja sequer é qualificação para a salvação.
F. O crescimento espiritual não tem nada a ver com a prosperidade.
1. Muitas pessoas podem pensar que as posses materiais é uma indicação de maturidade espiritual ou favor especial com Deus. Isso mais uma vez não é verdade.
2. Não pense que porque você está bem ou financeiramente seguro que isso significa que Deus aprova como você está vivendo sua vida e crescendo espiritualmente.
3. O outro lado também é verdadeiro. Ser pobre ou ter muito pouco não significa que Deus desaprova sua espiritualidade.

II. O que é então maturidade espiritual?

A. Se não é uma questão de nossa posição em Cristo, ou o amor de Deus, o tempo, o seu conhecimento da Bíblia, seu nível de atividade, ou o quão rico ou pobre você pode ser .... o que é então?.
B. Também não é uma coisa mística, sentimental, devocional ou psicológica.
C. O crescimento espiritual em termos simples é: "Corresponder minha prática com a minha posição".
1. Se eu sou salvo, e um filho de Deus, então eu estou completo. Tenho tudo o que preciso para viver para o Senhor e para viver uma vida abundante completa de satisfação. Eu posso viver uma vida que glorifique o meu Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
2. A maturidade espiritual não é ser capaz de colocar em prática principal da Palavra de Deus .... (Você é capaz!) É uma questão de querer fazer o que Deus quer. É uma questão de compromisso. É uma questão de dedicação. É uma questão de fé! Uma questão de confiar em Deus Todo-Poderoso permitindo que ele dirija as nossas vidas. É fazer o que Ele diz obedientemente.

III. Por que devo crescer espiritualmente? O que é tão importante sobre isso?

A. É uma questão de estar em harmonia com o plano e criação de Deus.
1. Queridos, Deus nos criou e criou este mundo! Como todo o construtor, ele tinha um propósito para o que ele construiu!
2. Suponha que eu construísse uma Ferrari como eu vi no noticiário outro dia que custa mais de 1 milhão de Reais. Suponha que eu a usasse para ir a minha fazenda em estrada de terra cheia de buracos? Louco, não? Suponha que eu pegasse um trator para levar a minha família para a cidade e o usasse como o carro da família? Esquisito, não é?
3. Em ambos os casos, a Ferrari ou trator foi mal utilizados e não usado como eles foram projetados para ser usado. Você poderia levar a família para a cidade em um trato, mas não seria muito melhor em um automóvel que tem quatro portas, ar condicionado / aquecedor, assentos confortáveis, com muito espaço, e um motor e transmissão feita para fazer o trabalho? Não seria abuso, ter um carro projetado para competir e usá-lo como um caminhão da fazenda?
B. Deus criou você para a glória dele.
1. " antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade". Amém. (2 Pedro 3:18)
2. Isso é o que você foi criado para fazer ... trazer glória a Deus. O problema com o mundo e muitos crentes é que eles não sabem o que são e por que eles foram criados.
3. O mundo perdido certamente não sabe. Está em rebelião contra Deus. Ele não traz glória a Deus. Ele está arruinando-se, abusando-se porque está fazendo o que não foi projetado para fazer.
4. Muitos crentes, também caíram na mesma armadilha. Eles confiam em Cristo e vivem vidas que são destrutivas, insatisfeitos e miseráveis. Por quê? Eles são como um carro de corrida caro e turbinado, correndo por uma estrada poeirenta e rochosa, carregando cargas pesadas que não foram projetados para carregar.
C. Para glorificar a Deus, devemos viver como Deus nos criou para viver.
1. Traz grande honra para seu criador quando um de seus tratores, está nos campos, arrastando, arando, quebrando ou lavrando a terra como ele foi projetado para fazer.
2. Que satisfação ver uma peça de equipamento funcionando sem problemas fazendo o que foi feito para fazer.
3. Para o crente que vive separado do Senhor, vivendo em desobediência a Deus, sendo infiel ... isso traz vergonha a Deus que nos criou e também nos destrói. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.
D. Ao contrário de um trator, carro ou peça de uma máquina ... Deus lhe deu uma vontade.
1. Você não é um robô... mas feito à imagem do próprio Deus, tem uma mente, emoção e vontade.
2. A Ferrari usada em uma fazenda não tem escolha, mas opera como é forçada a fazê-lo. No entanto, Deus não vai forçá-lo a fazer o certo! Você pode fazer o errado. Depende de você.
E. Quer fazer o certo, então, basta fazê-lo. Se você é um filho de Deus você tem a capacidade ... que é dom de Deus, quando você foi salvo. Se você ainda não confiou em Jesus Cristo como seu Salvador ... então por que não? O que é que te impede de crer Nele e colocar sua confiança em Deus que o criou? Você não acha que o tempo é agora para começar uma nova vida. Uma vida que Deus fez para você viver.
1. Os crentes são completos em Cristo e eles têm tudo o que é necessário para viver como você deve ..., mas você deve querer fazê-lo.
2. Nosso amor pelo pecado é um problema. Nós temos uma natureza pecaminosa que tem uma inclinação para o pecado e fazer o errado. No entanto, isso não é uma desculpa. Se eu quiser evitar o pecado e não fazer o que é errado eu posso. Eu posso porque eu tenho uma nova natureza, a própria natureza de Deus, que me dá o poder de fazer o que é certo.

Conclusão: Você observou que crescer em Cristo, e crescer espiritualmente é uma questão de exercer sua vontade .... fazer o que Deus manda.

Crescimento espiritual é uma questão de corresponder minha prática com a minha posição.

Se eu sou um filho de Deus, eu posso viver uma vida abundante maravilhosa servindo a Deus.
Isso é eu posso, se eu quiser. Eu posso se eu estiver comprometido e simplesmente fazendo um esforço para fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário