17 maio 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Isaque e Rebeca: Um Retrato Da Beleza

Posted: 16 May 2016 04:29 AM PDT

Isaque e Rebeca: Um Retrato Da Beleza
Texto: Gênesis 24:15-21; 54-67
Introdução: Por uma questão de tempo, nós vamos começar no meio da história esta noite. Este texto na Escritura lida com o desejo de Abraão de seu filho Isaque ter uma esposa. Deus havia chamado Abraão para fora da terra de Ur dos caldeus para a terra de Canaã, com a promessa de uma poderosa nação ser nascida dele. Quando parecia que a promessa seria um fracasso, Deus enviou a Abraão um filho na sua velhice. Abraão tornou-se velho e estava prestes a morrer e ele desejava que Isaque tivesse uma esposa que agradasse ao Senhor.

Ele enviou seu servo para procurar uma esposa para Isaque entre o seu povo. O servo fez o que lhe foi ordenado e encontrou Rebeca na terra da parentela de Abraão. Há várias lições que podemos extrair desta passagem, e todas elas são boas, mas eu quero olhar para a vida de Rebeca na maneira como ela se relaciona com as jovens dos nossos dias. Em sua vida, vemos um retrato da beleza no que diz respeito a uma vida que é entregue e vivida para o Senhor. Eu quero considerar alguns aspectos no que diz respeito à vida de Rebeca e como eles ainda são relevantes em nossos dias. Eu quero pregar sobre o pensamento: Isaque e Rebeca: Um retrato da Beleza.

I. Uma Vida Socialmente Atraente. V. 15-21

- Quando o servo de Abraão encontrou pela primeira vez Rebeca ele descobriu uma jovem que era muito atraente.
É evidente que precisamos de moças e rapazes que sejam atraentes socialmente. Muitos em nossos dias têm abandonado suas convicções, a fim de se conformar e se encaixar no mundo. Precisamos de jovens que estejam acima e se destaquem da multidão. Então, o que era atraente em Rebeca?
A. Sua Família. V. 15 – "Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro". Rebeca era da linhagem adequada que Abraão desejava. Ela estava entre sua parentela.
1. Isso pode parecer insignificante para você hoje, mas há uma lição a ser aprendida tremenda. Muitos em nossos dias têm vergonha de sua parentela. Muitos resistem ao fato de que seus pais estão empenhados em servir ao Senhor. Há aqueles que desejam que só poderiam ser mais parecidos com o mundo. Eles querem viver como os demais e participar das coisas que o mundo oferece.
2. Se você tem uma boa mãe e pai, você deve louvar o Senhor por eles. Eu sei que quando somos jovens, muitas vezes nós pensamos que eles são arrogantes e irracionais, mas posso assegurar-lhe que eles têm seus melhores interesses no coração. Eles estão tentando levá-lo na direção certa para que a sua vida não termine em ruína.
3. Agora, deixe-me dizer que nem todos nós temos a sorte de ter uma boa família, uma família piedosa. Você pode não ser de uma longa linha de pregadores ou aqueles que serviram o Senhor. Tudo bem; não deixe isso derrotar você. Você pode ser o único a se destacar e fazer a diferença para a glória de Deus. Você pode garantir que a partir de você a sua árvore genealógica vai ser muito diferente. Basta determinar em seu coração viver para Deus.
B. Sua fidelidade. V. 16 – "A donzela era muito formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu". Descobrimos que Rebeca era uma bela jovem. Ela era muito formosa à vista, mas sua beleza era muito mais profunda que o que foi revelado na superfície. Ela era linda, porque ela era pura. Rebeca não havia contaminado a si mesma com qualquer outro homem. Ela manteve-se pura até o dia de seu casamento.
1. Eu quero mencionar algumas coisas aqui. Primeiro de tudo, vivemos em uma sociedade que é a beleza consciente. Parece que a maioria são julgados e promovidos na vida baseados na beleza exterior. Isso é uma grande tragédia em nossos dias. A beleza exterior não é de forma alguma tão importante quanto a beleza interior. A beleza exterior vai desaparecer com o tempo, mas a beleza interior vai continuar a crescer e se manifestar com a idade. Jovens não deixe este mundo atraí-lo nessa armadilha. Deus vê mais do que o que está na superfície e se um homem jovem está olhando para você com base em sua aparência, ele não vai ficar com você por muito tempo. Não julgue a si mesmo com base na aparência física, mas viva para Deus e veja a beleza como Ele vê!
2. Também é preciso notar que Rebeca era pura fisicamente. Vivemos em uma sociedade que rejeita e em muitos casos zomba da pureza nos jovens. Eu sei que você se depara com a pressão dos colegas para desistir de sua pureza para a popularidade. Essa é uma estrada que se dirige para o abismo e destruição. Eu quero desafiar você a manter sua pureza. Guarde-se para o companheiro que Deus tem reservado para você. Ele irá abençoá-lo abundantemente no final.
3. A propósito, se o seu namorado diz que esta é a única maneira de provar seu amor, diga-lhe que, se ele a ama e respeita você, ele está disposto a esperar! Se isso é tudo que ele está interessado, você não precisa dele. Deus orquestrou o casamento de Rebeca e Ele fará o seu também se você vai lhe der tempo.
C. Seu foco. V. 17-21 – "Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Deixa-me beber, peço-te, um pouco de água do teu cântaro. Respondeu ela: Bebe, meu senhor. Então com presteza abaixou o seu cântaro sobre a mão e deu-lhe de beber.  E quando acabou de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. Também com presteza despejou o seu cântaro no bebedouro e, correndo outra vez ao poço, tirou água para todos os camelos dele. E o homem a contemplava atentamente, em silêncio, para saber se o Senhor havia tornado próspera a sua jornada, ou não". A vida de Rebeca não foi vivida só para agradar a si mesma. Ela estava consciente e ciente das necessidades dos outros. Ela estava disposta a ser usada por Deus para o benefício dos outros.
1. Seria muito bom se todo nós entendêssemos que esta vida não é tudo sobre nós. Nós não estamos aqui para prover para nós mesmos às custas dos outros. O mundo não gira em torno de nós, a fim de proporcionar cada desejo nosso.
2. Jesus veio e ministrou a um mundo perdido e agonizante. O Mestre se tornou um servo. Jovens, dediquem suas vidas ao serviço do Senhor. Esteja disposto a ser usado por Deus. Não olhe para cada situação só considerando como você pode se beneficiar dela, mas como os outros podem ser ajudados e nosso Senhor glorificado. Uma das melhores maneiras que podemos ser como Jesus é quando estamos dispostos a servir os outros para Ele. A vida não é sobre a última moda ou brinquedo.

II. Uma Vida Abundante Espiritualmente. V. 54-67

– A resposta de Rebeca para o servo de Abraão pinta um quadro bonito espiritualmente. Abraão representa Deus o Pai, Isaque representa nosso Senhor, e o servo representa o Espírito Santo. Nesta passagem encontramos a chave para uma vida espiritual abundante.
A. Uma decisão pessoal. V. 54-58 - O servo tinha passado a noite com eles e agora ele estava pronto para ir. Ele havia pedido a mão de Rebeca em casamento para Isaque. A família estava disposta, mas desejavam que ela ficasse com eles por pelo menos dez dias. O servo não queria ser prejudicado por isso Rebeca teve a opção de escolher. Gênesis 24:57-58 – "Disseram-lhe: chamaremos a donzela, e perguntaremos a ela mesma. Chamaram, pois, a Rebeca, e lhe perguntaram: Irás tu com este homem; respondeu ela: Irei".
1. Esta foi uma decisão que Rebeca teve de fazer. Não era algo que poderia ser decidido por ela. Ela tinha que escolher. O mesmo é verdade em cada uma de nossas vidas. Eu tive que fazer essa escolha. Só porque eu fiz essa escolha não desculpou meu filho e esposa. Eles também tiveram que decidir. Cada um de nós deve tomar essa decisão pessoal.
2. Houve um tempo determinado para o servo e Rebeca sair. Há também um tempo determinado para a salvação. Quando o Senhor está lidando com o seu coração, é o momento de responder a Ele. Rebeca não teve a opção de ir quando ela quisesse. 2 Coríntios 6:2 - (porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)
B. Uma direção particular. V. 61 – "Assim Rebeca se levantou com as suas moças e, montando nos camelos, seguiram o homem; e o servo, tomando a Rebeca, partiu". Ela não tinha ideia do que estava por vir. Ela estava em uma viagem para uma terra desconhecida, para qual ela nunca tinha ido. Ela não sabia o caminho, mas ela confiou o servo para guiá-la. Ela nunca teria feito isso sem a orientação do servo.
1. A nossa jornada cristã não é diferente. Nós não sabemos o que está à frente de nós. Estamos em uma viagem para uma terra distante, uma terra que nós nunca vimos. Não podemos chegar lá por nós mesmos. Precisamos da orientação e direção do bom Espírito Santo.
2. Jovens não permitam que este mundo e suas influências ditem e dirijam o seu caminho. Seguir ao Senhor é as vezes incerto aos nossos olhos, mas Ele está sempre certo e seguro. Você nunca vai dar errado, seguindo o Senhor. Este mundo não vai oferecer nada além de dor e sofrimento, mas seguir Jesus vai levar a vida abundante.
C. Uma devoção apaixonada. V. 63-65 – "Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? Respondeu o servo: É, meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu".
1. Quando a caravana estava a caminho Isaque estava esperando ansiosamente por sua chegada. Ao se aproximarem da casa, Rebeca viu um homem que ela nunca tinha visto em pé no campo. Quando ela perguntou a respeito de quem ele era, ela descobriu que este seria seu marido. Ela nunca o tinha encontrado, mas havia uma devoção apaixonada por ele. Saltou do camelo, a fim de encontrá-lo.
2. Se eu pudesse desafiar-nos a fazer uma coisa, seria para desenvolver uma devoção apaixonada por Jesus. Como Rebeca, que nunca se encontraram face a face, mas muitos já o conhecem através dos olhos da fé. Eu conheço o suficiente para saber que Ele cuidou de mim quando eu não estava mesmo ciente Dele. Ele fez provisão para me trazer de uma terra de escravidão para uma terra de vida eterna. Ele comprou minha redenção na cruz do Calvário. Ele quitou a minha dívida de pecado e marcou "Pago integralmente". Certamente eu devo ser dedicado a alguém como ele.
D. Uma descoberta Preciosa. V. 67 – "Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe". Foi uma longa jornada para trazer Rebeca, mas Isaque amava sua nova noiva. Ele tomou-a e cuidou dela, tornando-a sua.
1. Que belo lembrete para o crente nesta passagem. Somos amados além da medida. Nós fomos trazidos de uma terra distante e nos tornamos parte da noiva de Cristo, nosso Senhor. Ele nos ama esta noite. Ele nos ama tanto que Ele deu Sua própria vida para a nossa. Ele está agora preparando um lar no céu e a mesa do banquete, um dia, será celebrada a Ceia das Bodas do Cordeiro.
2. Se você não tem pensado nisso há algum tempo, gostaria de lembrar-lhe que Jesus ama você. Ele cuida de você hoje. Na verdade, Ele quer te mostrar o quanto Ele te ama. Muitas vezes permitimos que as preocupações e distrações desta vida interfira, mas me alegro de que Jesus me ama.

Conclusão: Eu não sei onde você se encontra esta noite, mas Jesus sabe. Talvez existam algumas áreas que você precisa lidar socialmente. Talvez você só precisa ir a sua mãe ou o pai e agradecer-lhes por serem seu exemplo. Talvez você precisa buscar o Senhor para permanecer puro para ele ou para servi-lo como Ele deseja.

Talvez você ainda não foi salvo, mas você sente que Deus falou ao seu coração esta noite. Assim como Isaque esperou Rebeca, Jesus está à esperando você também. Por que não ser obediente a Ele? Porque não vir a Ele hoje?

Pr. Aldenir Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário