12 maio 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Sodoma e Gomorra: Fogo e Enxofre do Céu

Posted: 11 May 2016 04:46 AM PDT

Sodoma e Gomorra: Fogo e Enxofre do Céu
Texto: Gênesis 19:1-16
Introdução: O arqueólogo bíblico, Ron Wyatt descobriu as ruínas de Sodoma e Gomorra no sudeste do Mar Morto em 1989. Milhões de bolas de enxofre parcialmente incineradas e toneladas de cinzas foram encontradas. Evidência de calor superior a 4000 graus Fahrenheit pode ser visto na rocha e estratos. A Bíblia ensina que Deus fez chover fogo e enxofre sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. Por que o Senhor trouxe tal juízo sobre essas cidades e qual é a lição para nós hoje?

I. Os Visitantes de Sodoma

A. A identidade dos visitantes. (Gênesis 18:1-2)
1. No capítulo 18, o Senhor e os dois anjos apareceram a Abraão. Esta é outra aparição de Jesus em forma humana antes de Sua encarnação. No capítulo 19, os anjos apareceram a Ló como homens.
B. A intenção dos visitantes. (Gênesis 18:10, 20-22)
1. O Senhor disse a Abraão a intenção de sua visita. Abraão e Sara teria um filho (v. 10) e Sodoma e Gomorra seriam destruídas (v. 17, 20).
C. A intercessão de Abraão. (Gênesis 18:17-33)
1. Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, pedindo que o Senhor tivesse misericórdia do povo. Abraão conhecia a impiedade destas cidades. Ele orou para que as cidades fossem poupadas se o Senhor encontrasse 10 pessoas justas vivendo nelas.

II. A Vileza de Sodoma

A. A perversidade da cidade.
1. O povo de Sodoma e Gomorra eram aviltados e depravado. Eles haviam caído tão profundamente na depravação que qualquer pecado era permitido.
2. Essas pessoas eram culpadas de homossexualidade, mas eles eram culpados de outros pecados também. Seus pecados trouxeram o juízo de Deus. Os pecados de Sodoma consistiam de orgulho, prosperidade, abundância de ociosidade, ganância e outros pecados. (Ezequiel 16:49)
3. Em Gênesis 13:12-13, a Palavra de Deus declara: "Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor" (Gênesis 13:12-13)
4. O Senhor disse das cidades: "Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito" (Gênesis 18:20)
5. No livro de Judas, lemos que Sodoma e Gomorra tinham se entregue à prostituição, e ido após outra carne. (Judas 1:7)
6. Há aqueles que sustentam que Judas condenou os homens de Sodoma, não pela homossexualidade, mas porque eles tentaram ter relações sexuais com os anjos. Eles baseiam essa afirmação sobre a utilização da expressão "outra carne".
7. Deus chama a homossexualidade de uma abominação. (Levítico 18:22). Sodoma e Gomorra eram conhecidos por sua perversão sexual.
8. Muitos homossexuais dizem que o pecado de Sodoma era a sua falta de hospitalidade aos visitantes. Outros dizem que a história de Sodoma narra uma instância de um estupro coletivo tentado por toda uma comunidade de cidadãos do sexo masculino contra os dois anjos dentro de seus portões. Seu pecado foi um estupro e não a homossexualidade.
9. Alguns dizem que os homens não queriam fazer sexo com os visitantes, eles só queriam interrogá-los.
10. Em referência a Sodoma, alguns homossexuais ensinam que a Bíblia não faz menção de seu pecado como sendo a homossexualidade. Alguns homossexuais dizem que Sodoma é usada como um símbolo do mal em dezenas de lugares na Bíblia, mas em nenhuma instância é o pecado dos sodomitas especificados como a homossexualidade.
B. A advertência a Ló.
1. Deus advertiu a Ló da destruição de Sodoma. Ló deveria sair com sua família para fora da cidade antes do juízo de fogo.
C. Atos voluntários de homossexuais.
1. O comportamento imoral.
2. Os homossexuais são conhecidos por sua promiscuidade. Muitos homossexuais têm inúmeros parceiros.
3. A sua interpretação da Bíblia.
4. A intimidação dos cristãos. O senador Ted Cruz dos Estados Unidos disse em uma entrevista que os pastores sendo levado para a cadeia pelo governo por pregar contra o homossexualismo é um "risco real" no futuro.

III. O Veredicto sobre Sodoma

A. A destruição de Sodoma (Gênesis 19:24-25)
1. Alguém já disse que há pelo menos 23 versículos da Bíblia que fazem alusão à destruição de Sodoma e Gomorra. Deus tinha uma razão para deixar a destruição de Sodoma e Gomorra registrado na Bíblia.
2. Em segundo Pedro 2:6, aprendemos que Deus as colocou como um exemplo "para os que vivessem impiamente"
B. A libertação de Ló.
1. Os anjos levaram Ló, sua esposa e suas duas filhas para fora de Sodoma. As cidades foram destruídas pelo fogo e enxofre que choveram "da parte do Senhor dos céus" (V. 24)

Conclusão:

1. O Senhor destruiu Sodoma e Gomorra devido à sua iniquidade.
2. A lição para nós é que Deus julgará o ímpio.
3. A descida para a corrupção moral pode ser lenta, mas o juízo é rápido.
4. Toda a pessoa será julgada por Deus. Jesus é o único que pode salvá-lo do fogo eterno do inferno. Jesus é seu Senhor e Salvador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário