185229274

Cristianismo não significa apenas alegria, ânimo, conforto, segurança emocional, vantagens, livramentos, socorro bem presente, esperança e muitas outras vivências positivas. Significa também provações, tentações, apertos, sufocos, lágrimas e muitas outras experiências negativas. Prega-se mentira quando só se promete o primeiro grupo de coisas agradáveis. Prega-se mentira quando só se promete o segundo grupo de coisas desagradáveis.

No Antigo Testamento está escrito: "Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas" (Sl 34.19). Jesus também abriu o jogo: "No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo" (Jo 16. 33).

Apesar de não conviver com eles, Pedro está ciente de que os queridos irmãos da Ásia Menor estão passando por "uma dura prova de aflição". A respeito da natureza dessa prova, a carta não entra em detalhes. A parte mais importante do recado de Pedro é a explicação de que essa fornalha de incêndio não era "alguma coisa fora do comum", não era problema só deles, não era um acontecimento excepcional, anormal, estranho ou extraordinário! Também não tinha nada a ver com algum pecado que tivessem cometido.

O sofrimento dos justos é apenas uma questão de tempo! Tudo passa, e passa melhor quando, no meio das maiores dificuldades, confiamos em Deus.

Elben César, em "REFEIÇÕES DIÁRIAS COM OS DISCÍPULOS"