491197663

Um sábio chamado Joe Bayly disse certa ocasião:"Não se esqueça na escuridão daquilo que voce aprendeu na luz". Todavia, às vezes a escuridão desce tão densa que mal conseguimos lembrar a luz. Com certeza foi assim que os discípulos de Jesus se sentiram.

Durante a última ceia, Jesus fez uma declaração: "Neste mundo voces terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci". Naquele momento, onze apóstolos teriam com prazer dado a própria vida por Ele; mais tarde naquela noite, Simão Pedro de fato sacou a espada em defesa de Jesus.

Todavia, no dia seguinte, todos os onze haviam perdido a fé. Aquelas palavras triunfais da noite anterior devem tê-los assombrados de forma cruel enquanto o observavam – a salvo, ao longe – agonizando na cruz. Parecia que o mundo havia superado Deus. Pedro jurou que nunca conheceu aquele homem.

É obvio que o problema dos discípulos foi uma questão de perspectiva. A lembrança da luz do passado se extinguira, mas alguns dias depois aqueles mesmos homens conheceriam a ofuscante luz da Páscoa. Naquele dia, eles aprenderam que para Deus não há trevas demasiado densas. Aprenderam o que significa julgar o presente pelo futuro. Incendiados pela esperança da Pascoa, aqueles ex-covardes partiram pelo mundo e o transformaram.

Atualmente, metade do planeta celebra dois dias santos: a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa. A sexta-feira mais escura é agora chamada de santa, devido ao que aconteceu no domingo de Páscoa; e porque aquilo aconteceu os cristãos tem esperança de que Deus um dia há de restaurar este planeta para que ele ocupe o seu devido lugar no reino de Deus.

É uma coisa boa lembrarmos, durante as fases negras e perturbadoras, que nós vivemos a vida como num sábado que antecede a Páscoa. Segundo a expressão do apostolo Paulo: "Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a gloria que nos sera revelada". Não foi por acaso que Jesus proferiu suas palavras triunfais, EU VENCI O MUNDO, exatamente no momento em que os soldados romanos afivelavam suas armas para ir prende-lo. Ele sabia como julgar o presente do ponto de vista do futuro.

Philip Yancey, em "DESCOBRINDO DEUS NOS LUGARES MAIS INESPERADOS"