Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se" Provérbios 24:16
Você já fracassou alguma vez na vida? Somente a ideia já entristece não é mesmo? Contudo, o fracasso é inerente à vida humana. A bíblia não está afirmando que qualquer um pode fracassar. Ela está falando especificamente do justo, que este também pode fracassar. Ora, aquele que é justificado por Deus em Cristo Jesus também pode ter problemas na vida e falhar algumas vezes. Inclusive, há uma alerta na Palavra de Deus para quem está em pé cuidar-se para não cair (1 Coríntios 10.12).
A Palavra de Deus não está dizendo que o justo não cairá, pelo contrário, afirma que mesmo que ele caia, não ficará prostrado, porque tornará a se erguer. Isso é exemplo de graça de Deus.
Sei que é algo muito difícil de enfrentar. O fracasso além da frustração pessoal e consequência que traz à vida, carrega consigo acusações, discriminações, solidão, vergonha. Ninguém quer cair. Ninguém quer falhar. E muitas vezes, ante as intempéries da vida, qualquer um pode se sentir fracassado e envergonhado, principalmente diante daqueles que indagam: Onde está o seu Deus?

Que bom saber que, embora não se esteja completamente livre de uma eventual queda, a prostração não faz parte da vida daqueles que creem em Deus e somente por Ele espera. Há uma promessa de que será levantado, não apenas uma vez, mas sete vezes, ou quantas vezes fracassar, Deus poderá lhe erguer.

Não fique triste se fracassou e a sensação de frustração tomo conta da sua alma. Saiba que Deus está pronto para lhe erguer e lhe dar novas oportunidades. Nunca desista porque Deus jamais desistirá de você.