29 abril 2016

KAIROS Ministério Missionário

KAIROS Ministério Missionário


PENETRADO PELA PALAVRA DE DEUS

Posted: 29 Apr 2016 01:00 AM PDT

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4:12)

O termo "palavra de Deus" pode significar uma palavra dita por Deus que não tenha saído da boca de uma pessoa. Mas no Novo Testamento, geralmente, significa uma palavra ou uma mensagem que uma pessoa fale em nome de Deus. Por exemplo, Hebreus 13:7 diz, "Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé". Portanto a "palavra de Deus" em Hebreus 4:12 provavelmente se refere à verdade de Deus revelada na Escritura que as pessoas falam umas para as outras com a confiança no auxílio de Deus para que elas a entendam e a apliquem.

"VIVA E EFICAZ". A palavra de Deus não é uma palavra morta ou ineficaz. Ela possui vida. E por ter vida nela mesma, ela produz efeitos. Há algo sobre a Verdade, conforme Deus a revelou, que a conecta com Deus como sendo a fonte de toda vida e poder. Ele toma partido de Sua palavra. Ele honra a Sua palavra com Sua presença e poder.

Se você quer que seu ensinamento ou testemunho tenha poder e produza efeitos, fique próximo à palavra revelada de Deus. Mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas. O que essa palavra viva e eficaz faz? Ela penetra. Com que propósito? Para dividir. Dividir o que? Alma e espírito. O que isso quer dizer?

O autor faz uma analogia: é como dividir juntas e medulas.Juntas são a parte espessa, dura e externa do osso. Medula é a parte suave, frágil, interna do osso. Essa é uma analogia a "alma e espírito". A palavra de Deus é como uma espada que é afiada o suficiente para cortar bem entre a parte externa, dura e resistente, e a parte interna suave e viva do osso. Algumas espadas, menos afiadas, podem atingir o osso, resvalar e não penetrar. Algumas outras espadas podem penetrar parcialmente até a junta resistente e espessa de um osso. Mas uma espada de dois gumes, muito afiada (dos dois lados) e poderosa penetrará a junta e chegará direto na medula.

"ALMA E ESPÍRITO" são como "juntas e medulas". A "alma" é aquela dimensão invisível de nossa vida que somos por natureza. O "espírito" é o que somos através do novo nascimento sobrenatural. Jesus disse: "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito". (João 3:6). Sem a obra avivadora, criativa, regeneradora do Espírito de Deus em nós, somos simplesmente "naturais" ao invés de "espirituais" (1 Coríntios 2:14-15). Portanto, o "espírito" é aquela dimensão invisível de nossa vida que somos através da obra regeneradora do Espírito.

Então qual é O OBJETIVO EM DIZER QUE A "PALAVRA DE DEUS" PENETRA A PONTO DE "DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO"? O objetivo é que a palavra de Deus nos revele a verdade sobre nós mesmos. Somos espirituais ou naturais? Somos nascidos de Deus e espiritualmente vivos, ou estamos nos enganando e mortos espiritualmente? Os "pensamentos e intenções de nossos corações" são pensamentos e intenções espirituais ou apenas pensamentos e intenções naturais. Apenas a "palavra de Deus" pode "julgar os pensamentos e intenções do coração" conforme diz Hebreus 4:12.

Falando de forma prática, quando lemos ou ouvimos a "palavra de Deus", nos sentimos penetrados. O efeito dessa penetração é revelar se há espírito ou não. Há medula e vida em nossos ossos? Ou somos apenas um "esqueleto" sem vida na medula? Há um "espírito" ou apenas "alma"? A palavra de Deus penetra fundo o suficiente para nos mostrar a verdade de nossos pensamentos e motivações, e do nosso ser.

Entregue-se à palavra de Deus na Bíblia. Use-a para conhecer a si mesmo e confirmar sua própria vida espiritual. Se houver vida, haverá amor e alegria e um coração disposto a obedecer a palavra.

Entregue-se à essa palavra para que suas palavras se tornem a palavra de Deus para os outros e revele a eles a própria condição deles. Assim, derrame o bálsamo da palavra na ferida feita pela Palavra Com vocês em busca da penetrante palavra de Deus,

Pastor John Piper / copilado do Pr. Silvio Dutra

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário