30 abril 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Neemias: Um Coração Limpo Para Um Novo Começo

Posted: 29 Apr 2016 06:10 AM PDT

Neemias: Um Coração Limpo Para Um Novo Começo
Texto: Neemias 4:1-23
Introdução: Deus castigou Israel por seus pecados. Os judeus passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia. Deus havia prometido que Ele os traria de volta à Terra Prometida depois dos 70 anos. O castigo tinha acabado e agora Deus estava trazendo seu povo de volta para casa como havia prometido. Neemias estava em uma missão. Ele iria reconstruir os muros ao redor da cidade de Jerusalém. Eles estavam começando de novo, um novo começo para o povo de Deus. Estamos prestes a iniciar um novo ano.

Há algumas lições de Neemias que podemos aplicar às nossas vidas para ter sucesso espiritual no Ano Novo.

I. A reprovação pelos adversários (4:1-3)

A. A ira do inimigo. (4:1, 6-7)
1. Satanás e o mundo não são amigos do cristão. Satanás não quer que os cristãos sejam testemunhas espiritualmente fortes e eficazes para Deus. O diabo fica irado com os cristãos que estão sendo usados e abençoados por Deus. Satanás usará qualquer coisa para atacar o povo de Deus. No caso de Neemias, os adversários eram Sambalate, Tobias e outros.
2. Deus castigou Israel por seus pecados. Os judeus passaram 70 anos em cativeiro na Babilônia. Deus havia prometido que Ele os traria de volta à Terra Prometida depois dos 70 anos. O decreto para reconstruir o Templo foi dado a Esdras, o sacerdote, pelo rei da Pérsia. (Esdras 1:1-11) O sacerdote Esdras retornou a Jerusalém primeiro para reconstruir o Templo.
3. O rei Artaxerxes deu a Neemias a permissão para ir a Jerusalém e reconstruir o muro. Os inimigos de Israel se opuseram à obra de Deus.
4. A oposição não é apenas uma evidência de que Deus está abençoando, mas é também uma oportunidade para crescer. As dificuldades que vieram durante o trabalho trouxeram o melhor em Neemias e seu povo.
B. A investida do inimigo. (4:11-12)
1. Neemias descreveu diferentes tentativas do inimigo para impedi-los de reconstruir o muro. O inimigo usou o ridículo, (4:1-6) o desânimo, (4:10) o medo, (4:11-23) a calúnia, (6: 5-9) e ameaças (6:10-16) só para citar alguns.
2. Como cristãos, devemos colocar toda a armadura de Deus. (Efésios 6: 13-17.) O diabo está disparando seus dardos inflamados contra nós. Ele tenta nos intimidar e desencorajar-nos de fazer o trabalho de Deus. Nós devemos "Resisti ao diabo", e ele fugirá de nós. (Tiago 4:7)
3. Devemos lembrar as palavras de Paulo em Efésios 6:11: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo"
4. Alguém disse: "Construção e luta são parte normal da vida cristã, se formos fiéis discípulos" (Lucas 14:28-33). Nós devemos permanecer em guarda contra os nossos adversários.

II. O lixo do passado (4:10)

A. A razão para o lixo.
1. O muro e a cidade sofreram a destruição pelos babilônios. O muro foi destruído e as portas foram queimadas a fogo. (Neemias 1:2-3). Os muros da cidade tinham ficado em ruínas há mais de 70 anos. O lixo era um fardo e obstáculo para reconstruir os muros.
2. Podemos permitir que o lixo se acumule em nossas vidas. A menos que estejamos dispostos a lidar com o lixo que acumulamos em nossas vidas durante 2015, vamos trazer esse lixo para o Ano Novo. Quais são alguns do lixo em sua vida esta noite?
3. O lixo pode ser medo, culpa, amargura, falta de perdão, preocupação e ansiedade ou inveja. Você pode abrigar pecado em sua vida esta noite que você não tenha se arrependido e confessado a Deus. O lixo afeta o seu relacionamento com Jesus Cristo. O lixo promove atitudes erradas e comportamento pecaminoso. Corrói seu testemunho e rouba-lhe o seu potencial dado por Deus.
B. A remoção do lixo.
1. Ao chegar em Jerusalém, Neemias examinou as ruínas do muro à noite. (Neemias 2:12-14)
2. O lixo teve que ser removido antes que eles pudessem construir as paredes em uma base sólida. Foi um grande empreendimento limpar todo o lixo, antes de começar a reconstruir as paredes.
3. Nós precisamos nos livrar do lixo em nossas vidas hoje, ou vamos levá-lo conosco ao longo do Ano Novo.
4. Nós como crentes podemos permitir lixo em nossas vidas. Se permitirmos que o lixo acumule e permaneça, nós nunca vamos se tornar o que Deus deseja para nós. O lixo destrói o nosso testemunho, dificulta o trabalho de Deus, rouba-nos a alegria da nossa salvação, e traz vergonha ao nome do Senhor. O primeiro passo na remoção do lixo de nossas vidas é reconhecer que o lixo é pecado.
5. Só você e Deus sabe o lixo que você tem em sua vida. Não se deixe enganar e cometer o erro de ignorar o pecado em sua vida. Confesse-o a Deus. Nada que o mundo ou o diabo lhe oferece vale a pena, na perda de um relacionamento quebrado com o Senhor.

III. Resoluções para o futuro

Muitas pessoas fazem resoluções de Ano Novo. Seja qual for as resoluções que podemos fazer, elas só são boas se nós as cumprirmos. Neemias e os judeus resolveram que iriam reconstruir os muros de Jerusalém. Podemos aprender com as Escritura várias coisas para aplicar em nossas vidas durante o próximo ano para tornar-nos cristãos mais fortes. A firmeza é essencial para nós termos vitórias espirituais.
A. Sua firmeza.
1. Comprometidos em oração a Deus. (v. 9) "Nós, porém, oramos ao nosso Deus"
2. Vigilância contínua do inimigo. (v. 9) "pusemos guarda contra eles de dia e de noite"
3. Confiantes na presença de Deus. (v. 14, 20) "O nosso Deus pelejará por nós"
4. Continuidade na obra de Deus. (v. 6, 15) "povo se inclinava a trabalhar"
5. Coragem em face do perigo. (v. 16-21)
B. Seu sucesso. (Neemias 6:15-16)
1. Os judeus terminaram o muro em 52 dias. Este foi um feito inacreditável sob tais circunstâncias terríveis. As pessoas foram bem-sucedida. Deus tinha atribuído a Neemias e o povo uma tarefa além de si mesmos. Com fé em Deus e disposição para o trabalho, eles concluíram o muro.

Conclusão:
1. Como cristãos, nós vivemos em um ambiente hostil a nossa fé. Temos muitos adversários.
2. Nossa maior ameaça vem de nós mesmos. Não devemos permitir que o lixo do pecado permaneça em nossas vidas.
3. Deus nos salvou com o potencial de nos fazer crescer em gigantes espirituais. O pecado impede o nosso crescimento espiritual.
4. Você deve colocar de lado o lixo do passado e ter a vontade de ser tudo o que Deus planejou para você ser.
5. Se você ainda é salvo, comece o Ano Novo experimentando o novo nascimento. Coloque sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário