27 abril 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Conquistando Nossa Jericó

Posted: 26 Apr 2016 05:01 AM PDT

Conquistando Nossa Jericó
Texto: Josué 6:1-27
Introdução: A nação de Israel deveria entrar em Canaã para conquistar a terra que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó. A fé de Israel seria testada ao reivindicar suas terras. O Senhor deu ao cristão "visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude" (2 Pedro 1:3) Paulo escreveu: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? " (Romanos 8:32)

Deus deu ao cristão promessas espirituais, mas elas devem ser reclamadas pela fé, assim como Israel tinha que tomar posse da Terra Prometida. A nossa fé é testada na posse de nossas bênçãos espirituais. Devemos viver pela fé e não por vista. "Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias" (Hebreus 11:30).

Nossa Jericó vai cair diante de nossos olhos se confiarmos e obedecermos a Deus.

I. Os Obstáculo Para a Fé

A. A pecaminosidade dos cananeus.
1. Os cananeus eram pessoas muito pecaminosas. Deus tinha pronunciado a destruição completa dos Cananeus antes de os israelitas entrarem na terra.
B. A fortaleza dos cananeus.
1. Jericó representa as fortalezas do pecado em cada uma de nossas vidas. Deus quer que nós vençamos a batalha sobre a velha carne do pecado, o mundo e o diabo.
2. Você não é mais do que um pobre soldado de Cristo, se você acha que pode vencer sem lutar, e supõe que pode ter a coroa sem conflito"

Quais são as fortalezas espiritual em sua vida?

II. A Obediência Da Fé

A. A obediência ao capitão. (Josué 5:13-15)
1. A Palavra do Senhor. (Josué 6:2)
2. Os Caminhos do Senhor. (Josué 6:3-5)
B. A obediência ao comando. (Josué 6:6-15)
1. A Preparação. (Josué 6: 6-16)
2. A Separação. (Josué 6:18-19)
Você tem fé em Deus quando enfrenta sua Jericó?

Você está disposto a aceitar a Palavra de Deus e o caminho de Deus para lidar com a sua Jericó?

III. O Resultado Da Fé

A. O triunfo sobre Jericó. (Josué 6:20-21)
B. Os tesouros para o senhor. (Josué 6:24)

Você dá a glória a Deus quando você tem vitória sobre as fortalezas em sua vida?

IV. A Obrigação Da Fé

A. A Promessa feita a Raabe. (Josué 2:14, 19)
B. A Proteção de Raabe. (Josué 6:25)

Você aceita a sua responsabilidade dada por Deus de contar aos outros sobre Jesus? Você está dizendo aos outros como Deus tem abençoado sua vida?

Conclusão:
1. Estamos lutando uma guerra espiritual. Nós todos temos a nossa Jericó. "pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes" (Efésios 6:12) Nossa arma é a Palavra de Deus. (Efésios 6:17

2. Devemos estar na ofensiva e não na defensiva nesta batalha. "pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" 2 Coríntios 10:4-5

3. A fé e obediência é fundamental para ter as bênçãos de Deus.

4. Nós somos "mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou" Romanos 8:37

"Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento" (2 Coríntios 2:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário