deserto

"Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo deserto, faz dele um manancial; ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos." Salmos 84:4-6

 

Quando pensamos em deserto, geralmente nos vem à mente um lugar difícil, um lugar de solidão, local de tempo amargo, doloroso. Pensar em deserto é pensar em correção, disciplina. E o mais difícil do deserto é o período longo que se passa nele.

O povo de Deus passou longo período no deserto por causa da murmuração e do pecado. Passou tempo de disciplina, solidão, espera, de dependência total de Deus. E aí está o grande trabalhar de Deus em nos manter no deserto: fazer com que dependamos Dele e aprendamos a confiar sem questionar. Essa é uma das lições do deserto. Quando aprendemos que não temos controle sobre tudo na vida e que tudo o que somos e temos vem de Deus, aprendemos bem a lição.

Eu tenho para mim que uma das piores coisas que podem acontecer no deserto é perdermos tudo que temos ou que nos dá segurança. Por que, em alguns momentos da vida, a fase é somente de perdas e danos. O deserto é um lugar de perdas e isso acontece porque construímos bases erradas, confiamos em nossas forças, nossa inteligência, nossa perspicácia, nosso dinheiro... Deus permite as perdas e fecha algumas portas para aprendermos a depender da sua direção e provisão para que Ele seja tudo para nós. Na verdade, Deus está aparando as nossas arestas e nos conduzindo a uma outra direção. E não é fácil abrir mão de quem somos, do nosso forte e poderoso EU.

No deserto Deus nos ensina a aprender a esperar seu tempo, porque geralmente a espera é algo difícil demais para nós, mas é essencial para quem quer andar com Deus. Nossa visão de tempo é distorcida e temos muita pressa, mas Deus nos ensina a esperar com paciência, com tranquilidade. Posso olhar para trás e ver o quanto Deus já trabalhou isso em minha vida e, ainda hoje, não é fácil para mim esperar.

Uma grande lição a aprender no deserto e aí eu creio quando chegamos a esse ponto, estamos prontos ou quase prontos para sair dele, é reclamar menos e louvar mais. A murmuração é uma das causas de ida ao deserto. Deus odeia a murmuração. Reclamar significa não confiar e não estar satisfeito com a condução de Deus à nossa vida.Quando passamos a agradecer, ao invés de reclamar, quando achamos o caminho do louvor e não da murmuração, aprendemos a viver contente com toda e qualquer situação como o apóstolo Paulo. A total dependência de Deus faz isso. Tudo o mais se torna pequeno porque acreditamos totalmente em seus propósitos. Ademais, Deus vê muito mais além. Quando estamos no deserto, há pessoas olhando para nós e o que será que eles veem? alegria, louvor, esperança, gratidão ou tristeza, prostração e murmuração?

 

 

 

 

Se você está passando por um deserto, não posso dizer quanto tempo ele durará. Já passei por alguns na vida e cada um teve um tempo diferente. O tempo sempre parece muito longo. Um coisa é certa. Saímos muito melhor do deserto e o que Deus nos reserva ao sairmos é muito bom. Tome uma atitude.Mude sua postura hoje. Lave o rosto, respire fundo, agradeça a Deus e passe a louvá-lo mesmo sem entender o que está lhe acontecendo. Garanto que não se arrependerá. O deserto não dura para sempre e você sairá dele pode ter certeza. E quando sair será uma nova pessoa para honra e glória de Deus. E Deus é fiel e lhe restituirá tudo o que perdeu. Vislumbre seu futuro fora do deserto. Você vencerá!

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:
http://app.vc/bencaos_diarias