28 fevereiro 2016

Que Tipo de Ouvinte Você é?

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.Tiago 1:22-25

Gosto muito do sermão de Charles Spurgeon, “Duas Classes de Ouvintes” (Sermão pregado em Londres, em 1879), baseado nesse texto bíblico deTiago. Ele enfatiza que há duas classes de ouvintes da Palavra de Deus. Os que ouvem e não são bem-aventurados e os ouvintes bem-aventurados. Mas quem são esses ouvintes felizes e infelizes?

Os felizes são aqueles que escutam um sermão, leem um texto da Bíblia e admiram muito a Palavra de Deus e quem a prega, principalmente se o pregador é famoso. Que linda essa mensagem! Que palavra maravilhosa essa! Que história linda da Bíblia! Contudo, após ouvirem ou leem, sequer lhe ocorrem na mente a vontade de coloca-la em prática. Ouvem falar sobre amor, mas não amam, ouvem sobre honestidade, mas age ilicitamente, ouvem sobre compaixão, mas não tem esse sentimento, ouvem sobre arrependimento, mas jamais se arrependem de seus atos e, de alguns, sentem até certo orgulho. Ouvem sobre crer, mas não querem creem. Ouvem sobre mudar de vida e caráter, mas não mudam e nem permitem que Deus lhes molde e melhore o seu caráter.

Essas pessoas são as que Tiago diz que enganam a si mesmos porque por apenas ouvirem mensagens e por lerem a Bíblia, acham que são boas e serão maravilhosamente abençoadas. Sentem-se superiores aos outros por ouvir sermões de pregadores famosos e por estar adquirindo grande conhecimento da Palavra de Deus. Enganam a si mesmos em pensar que ouvir acerca de Jesus e sua Salvação as tem feito pessoas melhores. Às vezes, ainda acontece pior. Sempre que ouvem a Palavra, lembram de alguém que conhecem, mas jamais param e pensam que pode ser aplicada a elas mesmas. Enganam a si mesmas por serem ouvintes e não praticantes. E são semelhantes ao homem que se olha no espelho, mas logo esquece sua aparência, porque a Bíblia revela ao homem sobre ele mesmo e o pior de si mesmo. Ao ouvi-la, lhes é revelado seu próprio caráter, mas lo go deixa o espelho de lado e não se preocupa em ser melhor. Esquecem o que viram de feio e apagam da memória. A Palavra de Deus “entrou por um ouvido e saiu pelo o outro”.

Mas há os ouvintes felizes, segundo Spurgeon. Aqueles que estão com o olhar fixo na Palavra de Deus porque perceberam que há algo que precisa aplicar em sua vida. Escutam os sermões e estão sedentos, cheios de vontade de serem mudados e de serem pessoas melhores. Enxergam a si mesmos e não se conformam com o que veem e decidem que não mais aceitarão aquela imagem manchada vista no espelho. Decidem passar por uma limpeza. Não apenas estudam a Palavra, mas buscam Nela uma solução para seus conflitos e para sua personalidade distorcida. E mais: Eles se maravilham porque descobrem que ali está o plano de Deus para sua alma. E são libertos e a cada dia vãoi mostrando o trabalhar de Deus em seus atos, seus sentimentos e suas emoções. Esses são benditos e felizes. Não estão atrelados a uma religiosidade, mas ao caráter de Cristo e a cada dia querem se parecer mais com Jesus. Não somente o admiram. Querem ser como Ele e sabem que Deus tem poder para lhes transformar. Eles são praticantes da Palavra e por isso, em tudo que fizerem, serão bem-aventurados. Serão felizes.

Não sei qual tipo de ouvinte você é, mas espero que este seja o momento de não apenas ler essa Palavra, mas de examinar-se e decidir arrepender-se, confessar seus erros e abandoná-los e confiar em Jesus para ser completamente limpo. O mundo não precisa de cristãos que apenas ouvem. Precisam de cristãos que coloquem a Palavra de Deus em prática. O mundo não precisa de religiosidade, precisa de verdadeiros discípulos de Jesus. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário