27 fevereiro 2016

Quando tudo Parece Difícil

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”. Habacuque 3:17,18

Que tempo difícil para o profeta Habacuque. Olhava para todos os lados e o que via? Opressão, violência, decadência moral e religiosa, a idolatria, perversidades, injustiça social e muita corrupção. Deus precisava agir diante de tudo aquilo, mas permanecia silencioso.

Depois de se angustiar muito em razão do contexto social de sua época, de não perceber a justiça sendo feita, de ver os maus “se dando bem”, de questionar a Deus pelo seu silêncio diante de tantas injustiças e maldades, Habacuque rende-se ao seu Senhor e decide viver pela fé e fazer de Deus sua fonte de forças e alegria. Habacuque decide confiar na providência de Deus, ainda que não tivesse nada ao seu redor a indicar uma intervenção divina.

Esse contexto lhe parece familiar? Já se sentiu como Habacuque?

Ora, a sociedade em que vivemos está muito próxima da que vivia o profeta. Se olharmos ao nosso redor, veremos as mesmas injustiças que o profeta viu em seu tempo. Veremos a corrupção, a decadência em todos os setores, inclusive religioso, fome, guerras… Sentiremos revolta e tristeza.

Como Habacuque, precisamos buscar a Deus em oração e fazer do Altíssimo nossa fonte de alegria, nossa fonte de forças para viver no meio da impiedade e da injustiça. É preciso dizer: Senhor, ainda que tudo esteja difícil nesse mundo, e que no momento eu não perceba o Senhor agindo com a tua justiça, creio em teu nome, creio em tua Palavra, sei que o Senhor é fiel e justo e agira no tempo certo. Sei que jamais falhará e mesmo que eu viva e não veja a tua justiça sendo feita, meus dias serão cheios de alegria no meu coração. O meu interior será repleto de paz e gozo porque os meus olhos estão fixos em Ti. O Senhor é o meu alento, a minha esperança, a minha salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário