08 fevereiro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A VIDA DE PEDRO

Posted: 07 Feb 2016 06:18 PM PST


Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: 

Atos 2:14


A escolha de Pedro como discípulo de Jesus é algo que fala muito comigo. 
Porque pela ótica humana, Jesus Cristo poderia ter escolhido seus discípulos nos palácios, ou nas grandes escolas judaicas da época. 

Mas Ele escolheu um homem simples, rustico, pescador.

Assim como os demais discípulos, na sua maioria pescadores, um cobrador de imposto, um zelote ( movimento criado para tirar o controle de roma sobre a nação judaica ), pessoas que aos olhos humanos não teriam sido escolhidas. Mas foram exatamente a escolha de Deus.

E essas pessoas tiveram a oportunidade de aprender com Jesus, de viver com Ele no dia dia, dormir ao seu lado, almoçar e jantar com Ele, e o mais importante...
Aprender os seus ensinamentos, de terem as suas vidas transformadas e de levar uma mensagem de salvação, que tem transformados vidas ao longo dos séculos.

Mas iremos escrever um pouco sobre Pedro, este homem que foi um dos mais íntimos de Jesus Cristo, um simples pescador que conheceu Jesus através de seu irmão André, e que depois de uma pescaria milagrosa largou tudo para seguir o Mestre.

A Bíblia relata com grande enfase a humanidade de Pedro, seus erros e acertos, seu temperamento impulsivo, que o fazia tomar a frente do grupo, e que por algumas vezes falou mais do que devia, mas ele foi escolhido por Cristo para ser uma bênção nas mãos de Deus.

Nós muitas vezes nos assemelhamos com Pedro, somos levados pela emoção do momento e falamos mais do que realizamos...

Falamos que iremos até o fim, porém desistimos no meio do caminho...

Falamos que nada irá abalar a nossa fé, mas vem a tempestade e ficamos com medo...

Na mesma hora que estamos glorificando a Deus por ter domínio sobre a situação, vem um vento e afundamos.

Mas aprendo com a vida de Pedro que o Senhor Jesus não desiste dos seus. 

Talvez você já se tenha feito esta pergunta! Porque Deus me escolheu? Tem tantos por ai melhores do que eu!

Mas quero te dizer algo, e que isto fique gravado no teu coração!

Deus nunca erra em suas escolhas. Deus te escolheu e ponto final!

Jesus disse que Pedro seria uma pedra, uma rocha, e que esta pedra quando firmada na Rocha maior que é Cristo, a Igreja seria edificada e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mateus 16:18).

Pedro passou por um grande processo, até chegar a ser o homem cheio do Espírito Santo, valente e corajoso de Atos 2. 

Vamos meditar um pouco na caminhada deste grande homem de Deus:


  • A escolha 
Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
Lucas 5:10


Jesus escolhe Pedro como seu discípulo, depois de uma noite exaustiva de trabalho, e como resultado deste trabalho ele não pescou nenhum peixe.
Mas depois de um milagre realizado por Jesus onde houve uma grande pescaria, Jesus lança uma palavra sobre a vida deste homem "De agora em diante você será pescador de homens".



Pedro foi escolhido não porque merecia, ou porque era o mais preparado, pelo contrário! 
Assim acontece conosco, somos escolhido pela Graça de Deus, e sabemos que graça é um favor imerecido, fomos escolhidos porque Deus nos amou. Glorificado e Exaltado seja o nome do Senhor.



Por isso nada do que eu faço, ou realizo para Deus pode pagar este amor. Alias como diz a Palavra " Não vem por obras para que ninguém se glorie " ( Efésios 2:9 ).


Pedro aceitou este desafio, e seguiu Jesus, e pode viver uma das histórias mais lindas registrada na Bíblia Sagrada.


  •  Seguindo os passos do Mestre
Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".
Mateus 8:20

Escolhi este texto para mostrar que a escolha de seguir o Mestre Jesus não foi uma tarefa fácil, Pedro não iria viver nos palácios ou nas melhores pousadas. 


Quando as pessoas começaram a segui-lo, Ele informou que não teriam vantagens financeiras.

Seguir Jesus exigiria renuncia, obediência, mas a recompensa seria grande, porque os tesouros que eles iriam ajuntar não eram na terra, mas sim no céu ( Mateus 6:19,20 ).

Pedro entendeu esta mensagem, e estava disposto a seguir Jesus por onde quer que Ele fosse.

Ele caminhou lado a lado com Jesus, e na verdade era um dos mais íntimos do Mestre. Sempre que a Palavra de Deus fala dos Apóstolos, o nome de Pedro é sempre o primeiro.

Na nossa vida é semelhante, eu não posso chegar aqui e dizer para você!


Reconheça Jesus como seu Senhor e Salvador e seus problemas desaparecerão... Porque a porta é estreita e difícil é o caminho para quem quer entrar no céu ( Mateus 7:13 ).


Mas posso te garantir pela Palavra de Deus que Jesus Cristo estará contigo, te ajudando e te fortalecendo através do Espírito Santo para chegar até o final desta jornada terrena, e te conduzindo até a glória eterna.

  • Aprendendo com as Palavras de Jesus
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém'.
Mateus 6:9-13


Pedro assim como os demais discípulos teve que aprender a ter um relacionamento com Deus, mais do que uma religião, Jesus queria que os seus seguidores tivessem uma comunhão com Deus, uma transformação que vinha de dentro para fora. Nada de fardo ou peso, mas liberdade para adorar a Deus em espírito e em verdade ( João 4:23 ).

Pedro já tinha ouvido como todos em sua época muitos ensinamentos em sua sinagoga, ou de algum outro mestre judaico... Mas nada que se comparasse ou chegasse perto das Palavras cheia de autoridade de Jesus Cristo.

Cada Palavra que vinha de Jesus eram gotas de sabedoria para o coração deste homem simples e humilde.

E Pedro entendeu antes de qualquer outro que somente Jesus tinha Palavras de vida eterna ( João 6:68 ).

Conosco é da mesma maneira, quando caminhamos com Cristo, nosso coração se enche de esperança com a Palavra de Deus. O Espírito Santo nos ensina sempre.

Você que tem dito que Deus não fala mais com você, pense direito, será que é verdade?
Deus fala conosco até no silêncio, que significa que temos perseverar e não desistir. 
Fala conosco até quando a resposta da nossa oração é NÃO! Porque Ele sabe o que é melhor para as nossas vidas. 
Deus está no controle! Sempre!



  • Vivendo experiências
Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André.

A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus.
Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los.
Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados.
Toda a cidade se reuniu à porta da casa,
e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era.
Marcos 1:29-34



Pedro também chamado de Simão, viveu experiências com Jesus desde o primeiro dia em que começou a caminhar com o Mestre, depois que Jesus curou a sogra de Pedro, toda a cidade se reuniu na porta dele e muitas pessoas foram curadas... 

E foi assim dia após dia...

Pedro presenciou muitas curas, muitos milagres... 

Viu paralíticos andar, cego enxergar, mortos ressuscitar, leprosos curados, tempestades se acalmando com a ordem de Jesus, pessoas sendo liberta de demônios, e até mesmo andou sobre as águas.



Da mesma forma Jesus quer nos dar experiencias novas, não vou te dizer que você terá as mesmas experiências que Pedro teve, Deus pode fazer isto acontecer, mas Ele que ter comunhão conosco, nos dar uma qualidade de vida melhor, e não falo de vida material, Deus pode fazer isto também, mas estou falando de um sentido único de viver, uma alegria que somente Deus pode dar. 

Jesus quer preencher este vazio que esta no teu coração, vazio este que você já tentou preencher de varias maneiras, mas sem nenhum resultado satisfatório.

A vida com Deus nunca é monótoma, é sempre cheia de vida!

Experimente... Deus pode mudar a tua história!



  • Se levantando depois de um tombo
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".

Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas.
João 21:15-17

A vida de Pedro não foi somente de vitórias...


Ele viveu dias de choro de angustia, de sofrimento.


E estas experiências de Pedro é o que o torna tão parecido conosco, ele não era um super crente, alguém acima da média. Mesmo quando ele se considerava desta forma.
E ele descobriu da pior maneira possível!
Negando Jesus, fato este que aparece em todos os evangelhos ( João 18:27; Marcos 14:72; Mateus 26:74; Lucas 22:60 ).

Pedro se parece conosco! 

Um dia entrou em discussão com os outros discípulos para ver quem seria o maior, o mais importante entre eles ( Marcos 9:34 ). 


O desejo de grandeza e de estar em evidência foi algo que o Senhor Jesus Cristo teve que tratar, e continua tratando com muitos dentro da sua igreja até os dias de hoje. 


Temos que ser humildades e reconhecer que não é pela nossa capacidade, ou nossa força, mas sim pela misericórdia do Senhor, quem quiser ser grande no serviço do Reino de Deus que sirva aos seus irmãos ( Marcos 10:43 ).

Pedro se parece conosco porque um dia ele estufou o peito e disse... "  Mesmo que todos te abandone, eu nunca te abandonarei " ( Mateus 26:33 )... 

Lembra crente quando você orava e dizia!

Senhor! Nunca sairei da tua presença...
Senhor! Vou contigo até o fim...
Nada vai abalar a minha fé...
Aconteça o que acontecer nunca vou parar de ir a tua igreja...
Minha fé é inabalável...
Nenhuma tempestade vai me derrubar...

E Hoje!

Não aguento mais...
Vou desistir...
Minhas forças acabaram...
Vou parar de ir para igreja, vou entregar tudo...
Minha fé esta acabando...
Esta tempestade me derrubou....

Como Pedro algumas vezes na nossa caminhada também negamos a Jesus Cristo, quando desistimos! Procedemos da mesma forma...

Mas tenho uma mensagem de Deus para você! Ele não desistiu de você!

Assim como Deus perdoou Pedro e o restaurou, Ele quer fazer o mesmo com você.

Quando Jesus ressuscitou e apareceu para os discípulos pela segunda vez, foi lhes dada uma ordem...

Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.

Mateus 28:16

Jesus pediu para os discípulos ir para um  monte na Galiléia, mas Pedro ao invés de ir para o monte foi para praia, pescar, e levou mais seis com ele... 
Parece que Pedro não se aceitava mais como discípulo, e não se perdoava!

Mas Jesus não desistiu do seu amigo, ele seria uma pedra preciosa para o Senhor. 

O Senhor Jesus perguntou três vezes para Pedro se este o amava, o mesmo número de vezes que Pedro o negou. 


Jesus sabia da resposta, sabia que Pedro o amava, e com as respostas deste servo do Senhor, foi restaurada a sua fé. 


Pedro se levantou do tombo, de todo o sofrimento que ele esta vivendo naqueles dias, e estava pronto para continuar a sua jornada com Cristo.


Não desista de Deus, não desista do seu chamado, não mude a direção que Deus te deu... 


Não fuja, Deus quer te restaurar.

  • Se levantando com autoridade
Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção:

Atos 2:14

Diz a Palavra que Pedro se levantou com os onze, e isto significa muito mais do que se colocar simplesmente de "pé"...


Se levantou com autoridade...
Se levantou para o seu chamado...
Se levantou para cumprir o seu ministério...
Se levantou para pastorear o rebanho de Cristo...



Esta passagem mostra o momento em que Pedro tomou a posição como líder da igreja, e posicionou-se para o chamado que Deus tinha para a sua vida.


Um vaso cheio do Espírito Santo, cheio de autoridade para anunciar a mensagem de Deus em alta vós para uma multidão que dias atras haviam gritado para crucificar a Jesus, e Ele foi crucificado pelos nossos pecados...


Mas Deus o ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, e Pedro e os demais eram testemunhas da ressurreição. 


E este mesmo Jesus, Deus o fez Senhor e Cristo ( Atos 2:36 ).

E poder desta mensagem foi tão grande que houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas que se converteram e foram batizadas naquele dia ( Atos 2:41 ).

Isto é o que Deus faz na vida de uma pessoa cheia do Espírito Santo.

Pedro foi transformado, e se tornou um grande líder na igreja.

Tudo isto porque Jesus não desistiu dele. 


Assim como não desiste de você!


Creia nisto.

Jesus te ama.

Evangelista Nei Saldanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário