04 fevereiro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A COMUNHÃO

Posted: 03 Feb 2016 06:00 PM PST



 Atos 2:42-43

42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43  E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

INTRODUÇÃO 

Desde a instituição da igreja após o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes e depois, nas primeiras grandes conversões com as mensagens de Pedro, o Senhor tem direcionado o homem para a eternidade. Mas isto não acontece de qualquer maneira, sempre houve a preocupação da formação de uma identidade. Esta identidade foi formada pelo Senhor através e com um "detalhe" que só a obra que é de Deus tem: Doutrina Revelada.
Quando vemos em Apocalipse, na igreja de Pérgamo (casamento pervertido), profeticamente apontando para o casamento da igreja com o Estado, notamos uma tentativa do adversário de tirar a identidade do povo cristão. Muitos seguiram esta "união", achando que era o fim das perseguições, e que tudo a partir daquele momento seria melhor. Grande engano, pois o que dava identidade ao povo cristão (doutrina) foi totalmente desestruturada com a mistura de conceitos e dogmas que nada tem a ver com o que o Senhor Jesus e seus apóstolos pregaram. A "religião" é assim, uma completa mistura enganadora. Não há doutrina exata, sempre há contradição com o que eles mesmos falam e pregam, falta uniformidade, santificação, não existe Doutrina Revelada.

A DOUTRINA:

A Doutrina Revelada só existe na Igreja Fiel, ou seja, aquela que não se contaminou nem se comprometeu com a perversão do evangelho, que não aceitou mudanças naquilo que Jesus e seus apóstolos pregaram. A doutrina revelada só pode existir dentro do Corpo de Cristo (Sua Igreja).
A doutrina revelada é aquilo que nós como Igreja de Cristo, temos aprendido e vivido todos os dias. É a revelação provada na própria Palavra. É também um mistério desta obra.
Como doutrina dos apóstolos, ou doutrina revelada, podemos citar:
- Clamor pelo Sangue de Jesus
- Meditação e consulta à Palavra
- Louvor revelado
Enfim , o que é revelado pelo Espírito Santo à sua Igreja e que foi pregado pelo Senhor Jesus e seus apóstolos após sua morte e ressurreição instituindo, assim, a Igreja chamada de primitiva, e que foi e é o que dá identidade ao povo de Deus.

A DOUTRINA SÓ PODE SER VIVIDA NUM CORPO (IGREJA FIEL):

É importante frisar e relembrar, gravando sempre em nossos corações e mentes que a doutrina dos apóstolos só pode ser vivida e aprendida no Corpo de Cristo, que é sua Igreja. Não adianta a pessoa vir na Igreja, conhecer o Senhor, ter contato com Sua obra, com a doutrina revelada e depois sair achando que vai conseguir viver o que aprendeu isoladamente. Só existe doutrina no Corpo.

O EXERCÍCIO DA COMUNHÃO:

"...e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações"
Há um conjunto de coisas que nos fazem estar perto do Senhor e integrados ao povo que vai morar no céu. Dentre essas coisas estão a doutrina e a comunhão.
O texto fala: "...e na comunhão", porque sem comunhão nós não podemos chegar a Deus,  não podemos ouvi-lo, não podemos participar de Seu projeto de Salvação para as nossas vidas, ou seja, sem comunhão não é possível entender e participar daquilo que é o Corpo de Cristo. "...e no partir do pão", ou seja, mais uma vez a evidência do corpo repartido (vivido), profeticamente dito por Jesus ("...este é o meu corpo que é partido por vós). Mais uma notoriedade no desenvolvimento do entendimento profundo de Corpo de Cristo (e quando Jesus partiu o pão os dois discípulos de Emaús o reconheceram). Há salvação no partir do pão, reunidos num corpo, lembrando e vivendo o sacrifício de Jesus todos os dias. Por isso a Igreja Fiel clama pelo Sangue de Jesus e vive dentro de uma unidade, dentro da comunhão. Só se pode "partir o pão" (participar do Corpo) se existe comunhão.
"E nas orações". Deus só ouve a oração do homem quando há comunhão com Ele. A religião cai no erro, pois Jesus falou a respeito das orações prolongadas que não dizem nada, pois são vãs repetições, coisas preparadas previamente, sem expressão, sem vida, sem transmissão de amor, feitas sem nenhuma comunhão com o Espírito Santo. Sem comunhão não já oração no Espírito.

SEM COMUNHÃO NÃO EXISTE TEMOR DE DEUS:

Sem perseverança na doutrina dos apóstolos não existe comunhão com Deus, sem comunhão com o Senhor não existe entendimento de Corpo de Cristo e sem entendimento de corpo de Cristo não pode existir temor de Deus.
A Palavra de Deus diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. A Igreja Fiel é como Davi, é profundamente temente a Deus, como era a Igreja primitiva. Existia a união, a perseverança na doutrina, o exercício da comunhão (porque a comunhão não é somente um fato ou ato que acontece e pronto, mas sim, um processo exercitável que está intimamente ligado ao processo de santificação sem a qual ninguém verá o Senhor), e também o temor.
Infelizmente até mesmo no meio da Igreja do Senhor existem aqueles que não querem nem tem nenhum compromisso com Deus ou com Sua eternidade, conseqüentemente, não tem comunhão, ou mesmo temor do Senhor. São pessoas que atrapalham a comunhão de muitos, com atitudes de escândalo e falta de temor. Às vezes são infiltrações feitas pelo adversário como lobos disfarçados de cordeiros para tragar o rebanho do Senhor. Há sinais evidentes de uma Obra que não é do Senhor e que é de engano, mas o povo de Deus não se pode deixar enganar pois tem a Palavra ("porque surgirão falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos"), e se não houver comunhão com o Senhor, somos facilmente enganados, pois sem comunhão não podemos ouvir Sua Palavra.

O GRANDE DESFECHO - SEM COMUNHÃO COM DEUS NÃO EXISTE NADA:

É importante entendermos que sem comunhão não existem dons, não há corpo nem entendimento do mesmo, não se pode ouvir a voz de Deus, não há operação de sinais, não há ministério, não há entendimento do projeto de salvação, não há doutrina, não há temor, não existiria nem mesmo esta obra revelada.
Aquele que é fiel, não precisa se preocupar com pessoas que porventura estiverem atrapalhando, pois o Espírito Santo é quem tem feito esta obra em nosso meio. Ele mesmo tem tirado de nosso meio essas pessoas que não tem temor  nem comunhão, e vai continuar tirando para que a santificação do povo do Senhor não seja prejudicada nem a obra do Espírito seja afetada.

É bom está em comunhão com os irmãos, e caminhando rumo a eternidade com o Senhor Jesus, vem Jesus, a tua Igreja Fiel te espera.


MARANATA O SENHOR JESUS VEM

Wallace Oliveira Cruz
Facebook    -  Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário