10 fevereiro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


O DESTINO DA ALMA APÓS A MORTE

Posted: 09 Feb 2016 06:00 PM PST

cemiterioooo

A- DESTINOS DA ALMA:
No Velho Testamento: Judeus tinham ideias vagas sobre o destino da alma após a morte.
 SHEOL  – Palavra hebraica de sentido obscuro;  ocorre 65 vezes no Velho Testamento e é traduzida em muitas passagens por "inferno, sepultura ou abismo". Não denota a morada final dos ímpios, nem o lugar onde se enterram os cadáveres, mas o reino dos espíritos que se separaram dos seus corpos. Para os judeus, tinha o significado de "mundo dos mortos"  ou  "abismo subterrâneo", para onde iam as almas dos bons e maus.
O SHEOL fazia parte do Reino de Jeová. Veja Salmo 139:8.
Os judeus esperavam que suas almas saíssem de lá de alguma forma, pela vontade e misericórdia de Deus. Alguns criam na ressurreição da alma, como os fariseus. Outros não criam, como os saduceus.  Veja Atos 23: 6-8.
Outros versículos em que a palavra "sheol" foi usada no VT:
-Gênesis  37:35 – "sepultura" – o lamento de Jacó quando da perda de José;
-Salmo 16:10 – "sepultura"- a esperança profética de Davi;
-Salmo   9:17 – "inferno" –  só para os maus.
No Novo Testamento: Graças à revelação, por meio de Jesus Cristo, temos bem definidos os destinos da alma: céu  e  inferno,  bênção e maldição.
HADES- Palavra grega que significa "o invisível". É a tradução de SHEOL em grande parte dos versículos. Outras palavras gregas usadas: "gehenna" e "tártaro". Aparece em Lucas 16:23, significando "inferno". HADES também foi traduzido por "sepultura, morte".
INFERNUS (Inferno) – Palavra latina que quer dizer "inferior", "que está em baixo", indicando também o mundo dos mortos, conforme a acepção judaica "reino subterrâneo". Foi o termo utilizado para traduzir "HADES" na maior parte das passagens.
PARAÍSO – Provém do avéstico "PAIRI DAEZA", através do persa "PARI DAEZA", que significa "lugar cercado de  muro, parque de caça, formoso parque, jardim ou horto, lugar de delícias". Essa palavra originou em hebraico "PARDES", passou para o grego "PARADEISOS", em latim "PARADISUS", em italiano "PARADISO", chegando até o português. (Em inglês, por exemplo, é  PARADISE).  Foi a palavra usada por Jesus em Lucas 23:43.  Significa o mesmo que "céu" ou "seio de Abraão".
SEIO DE ABRAÃO – Linguagem figurada. Era uma expressão usada pelos judeus para significar "PARAÍSO". Denotava a comunhão com o pai Abraão no banquete celestial. É nesse sentido que Jesus usou a palavra em Lucas 16:22.  Na  Nova Versão Internacional o texto foi traduzido assim : " ….o mendigo morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão".
CÉU Do latim "CAELUM", significando "lugar de felicidade, o auge da bem-aventurança". Na Bíblia, o termo tem três significados, ou seja, existem 3 céus:
PRIMEIRO CÉU – a atmosfera – Gênesis 1: 6-8;
SEGUNDO CÉU – o firmamento das estrelas – II Pedro 3:10;
TERCEIRO CÉU – o lugar onde está Deus, o paraíso – II Cor. 12: 2 – 4.
B- Opiniões de alguns teólogos batistas quanto ao destino da alma do crente.
A ALMA DOS SALVOS VAI PARA O CÉU APÓS A MORTE? Ou há um lugar (ou estado) intermediário ?  Há também um lugar intermediário para os perdidos?
1)  M.F.EWTON – "Verdades Fundamentais" – pg. 139 :
"Quando vamos para o céu? As almas redimidas vão para a presença de Deus imediatamente depois que cessam sua vida aqui na terra. Veja Lucas 23:43. Não há estado intermediário, nem sono da alma. Paulo disse:"mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo para habitar com o Senhor " (II Cor. 5:8).  Não há demora. Lemos também em Lucas 16:22 "e aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão ". Estas escrituras claramente ensinam a entrada imediata na glória."
2) WILLIAM CAREY TAYLOR: " Doutrinas" – pg. 239:
" P- O crente está no céu entre a morte e ressurreição?
R- Sem possibilidade de dúvida. Leia II Cor. 5: 1-8 e outras passagens (que serão mencionadas a seguir).
P- Não há um lugar intermediário para os espíritos?
R- Não. "Ausentes do corpo, presentes com o Senhor" é o resumo de toda a doutrina do NT. O espírito do crente "tem vida eterna", "nunca morrerá", já está "em Cristo" em união indissolúvel. Seu novo tabernáculo está no céu; nem a morte nos separará do amor de Deus que está em Cristo, nosso Senhor".
P- Há falsas doutrinas que se opõem?
R- Muitas. Os sabatistas (adventistas) crêem que a alma dorme com o corpo no túmulo. É a negação da imortalidade, realmente, pois uma inconsciência de milênios não é sono.
O católico inventou o limbo para as criancinhas não batizadas (pagãs) e o purgatório para os cristãos. Ambos são fábulas pagãs.
Outros pregam a imortalidade condicional, outros, ainda, o universalismo, outros o aniquilamento.
Os espíritas e teosofistas, a reencarnação.
O liberal protestante vacila entre a verdade e o purgatório modificado.
 Alguns só admitem o crente no céu quando ressuscitado. Mas a Bíblia não apóia tais idéias. O ensino é claro, abundante e insofismável, e seu principal autor é Jesus Cristo".
3) HERSCHEL HOBBS – "Os fundamentos da nossa fé" – pg. 176
"…Concluímos que todos os que morrem vão imediatamente para o HADES – o lugar dos mortos – onde permanecem em estado perfeitamente consciente. (…)  Na morte o cristão vai para o HADES, mas também imediatamente para presença de Cristo e de Deus (LUC. 16:22; LUC. 23:43 e FIL. 1:23). Permanecem em estado consciente de comunhão ininterrupta com Cristo. Estão em estado de felicidade e descanso (Apoc. 14:13). (…) O estado intermediário não é um estado final para os crentes. O NT não o encara como o estado final ou perfeito (II COR. 5:2-4). O apóstolo Paulo suspirava pela ressurreição dentre os mortos (Fil. 3:11). Mas o estado imediato é mais abençoado na comunhão com Cristo do que esta vida terrena. Mesmo assim, é apenas uma prelibação da glória final dos redimidos (Isaías 64:4, I COR. 2:9). "
4) THOMAS PAUL SIMMONS – "Estudo sistemático de Doutrinas Bíblicas" pg. 515, 519
" …o fato de os mortos bem-aventurados não terem atingido o seu mais alto estado de beatitude e deverem ainda passar pela ressurreição,  não prova que eles sejam agora inexistentes "
São mencionados os versículos: Tito 2:13 e I João 3:2-3  que tratam da união do espírito com o corpo glorificado após a ressurreição.
Também: FIL. 1:23 e II COR 5:8 – estado desencarnado não é o ideal, todavia é melhor que estar na carne.
"Pode ser que (como crêem alguns) até a morte/ressurreição de Cristo, os justos não foram à presença de Deus, senão a um lugar intermediário de felicidade. Conquanto isso possa ser correto, as passagens mencionadas mostram que os justos agora vão imediatamente à presença do Senhor através da morte física."
5) THOMAS ICE / TIMOTHY DEMY –  "O Céu e a Eternidade" ,  pg. 42 a 45
"A Bíblia ensina que, quando um crente morre, seu espírito é levado imediatamente para o céu e para a presença eterna de Deus. Ele se acha instantaneamente junto a Deus. (Ver Filip. 1:23)  Note que não há indicação de qualquer passagem de tempo em sua observação. Isso é afirmado com mais ênfase em II Cor. 5:6-8 : "Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor"
Hebreus 12:23 também sugere que os crentes que morreram estão no céu agora, sem seus corpos ressurretos, aguardando a hora em que o corpo e a alma serão reunidos num estado final glorificado.
Jesus prometeu claramente para o ladrão crucificado ao seu lado que eles estariam juntos no paraíso, no mesmo momento e no mesmo dia (Lucas 23:43).
A morte resulta na separação entre corpo e alma. Nossos corpos vão para o túmulo e nossos espíritos vão para o Senhor. A separação continua até a ressurreição: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo" (João 5:28,29).  Agora as almas dos crentes que já morreram estão no céu. Mas um dia seus corpos serão ressurretos e unidos aos seus espíritos e desfrutarão da eterna perfeição em corpo e alma.
Os descrentes não estão e não estarão no céu, Na hora da morte, seus corpos vão para o túmulo e suas almas vão para o Hades, onde aguardarão o julgamento final…Como os crentes, seus corpos um dia unir-se-ão às suas almas, mas será para o julgamento final (eles não receberão corpos glorificados).
E o conceito do sono da alma?
Existem alguns grupos, como os Adventistas e Testemunhas de Jeová, que ensinam um conceito de sono da alma. Essa teoria afirma que, no intervalo entre a morte e a ressurreição, as pessoas ficam inconscientes ou "dormindo". O conceito é baseado em várias passagens da Bíblia (Daniel 12:2; Mat. 9:24;  João 11:11;   I Tes. 4:13-16  e  5:10). Há objeções bíblicas e teológicas a essa doutrina e à interpretação dessas passagens.
  • Várias passagens (Lucas 23:43; 1:23  e  II Cor. 5:1-10), ensinam que a morte para o crente é uma transição imediata à alegria consciente da presença de Cristo. Isso não seria possível se estivesse dormindo.
  • Algumas dessas passagens referem-se à morte como lucro, já que os mortos passam a estar imediatamente com Cristo. Se os crentes estivessem dormindo, não seria lucro.
  • Em I Tes. 5:10, Paulo escreve: "[Cristo] morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele". Se aqui a palavra "durmamos" significa sono da alma, o versículo não faz sentido. Então não viveríamos "em união com Ele".
  • Já que dormir é uma atividade do corpo, a alma dorme agora só porque está no corpo. Quando o corpo e a alma se separam na morte, não fica claro como uma alma sem corpo poderia ou precisaria dormir.
  • A existência de anjos é prova de que espíritos podem existir, existem e têm vidas conscientes sem corpo. Então. não há problema com o conceito de um estado intermediário consciente e sem corpo para os seres humanos.
  • A história e o uso da palavra "dormir" nas culturas orientais, egípcias e gregas dificulta o argumento a favor do sono da alma, já que a palavra descrevia usualmente a aparência e postura do corpo em repouso, e não o estado da alma. O sono da alma não é uma doutrina bíblica e o conceito acrescenta confusão aos ensinamentos proféticos da Bíblia. Se o sono da alma for verdadeiro, então a Bíblia deve ser deixada de lado, pois não poderíamos, como Paulo ensina "deixar o corpo e habitar com o Senhor" (II Coríntios 5:8). "
6) WAYNE GRUDEM – TEOLOGIA SISTEMÁTICA – Páginas 685/686 –
" O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE? 1- A alma dos cristãos vai imediatamente para a presença de Deus. A morte é a interrupção temporária da vida no corpo e a separação da alma do corpo. Quando o cristão morre, embora o corpo permaneça na terra e seja sepultado, no momento da morte a alma (ou o espírito) vai imediatamente para a presença de Deus, cheia de alegria. Quando Paulo pensa em morte, ele afirma: "Preferindo deixar o corpo, e habitar com o Senhor" (II Cor. 5:8). Deixar o corpo é estar com o Senhor no lar. Ele também diz que seu desejo é "partir e estar com Cristo" (Fil. 1:23). Jesus também disse ao ladrão que estava morrendo ao lado dele na cruz: "Hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43). O autor de Hebreus diz que, quando os cristãos se reúnem para o culto, eles não estão apenas na presença de Deus no céu, mas também na presença dos "espíritos dos justos aperfeiçoados" (Hebreus 12:23). Todavia, como veremos mais detalhadamente…..Deus não deixará nosso corpo sem vida na terra para sempre, pois, quando Cristo voltar, a alma do cristão será reunida ao corpo. O corpo dos cristãos será levantado dentre os mortos, e eles viverão eternamente com Cristo."

C- OUTROS VERSÍCULOS QUE TRATAM DO ASSUNTO
Gên. 5:24 – Andou Enoque com Deus…Deus o tomou para si"
Salmo 23:6 –"E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre"
Eclesiastes 12: 7 – "e o pó volte à terra como o era, e o espírito volte a Deus"
Mateus 17: 3 – "Moisés e Elias falando com  Jesus"  (suas almas dormiam ?)
Lucas 16: 22-25 – Parábola do Rico e Lázaro (não estavam dormindo)
João 11: 11 – 14  – Lázaro dorme … está morto (Jesus explica o verbo dormir)
João  14: 2 , 3 – Promessa de Jesus  "voltarei e vos levarei para mim…"
João  17:24  – Jesus dizendo: "que estejam comigo…"
Atos  7:55,56-60 – A visão que Estêvão teve do céu ao morrer:  "vejo o céu aberto…"
No verso 7:60 lemos que "…… E tendo disso isso adormeceu" (isto é, morreu).
Romanos 8: 38 – Nem a morte nos separará do amor de Cristo
I Cor.  2:9 – "as coisas que os olhos não viram…"
I Cor. 11:30 – " Por isso… vários já dormiram" (tradução: morreram)
I Cor. 15:6, 18, 20 – "alguns tenham adormecido" ou "já dormiram" (isto é, já morreram)
I Cor.  15:50-57 –  arrebatamento/ ressurreição dos salvos
II Cor.  5: 1-8 – "ausentes do corpo e presentes com o Senhor…"
Fil.  1: 23  – " partir e estar com Cristo…"
Fil.  3:21 – "nosso corpo será igual ao de Cristo"
I Tes. 4:13-15 – "dormem, dormiram, dormem" (3 vezes o verbo dormir significando "morrer")
I Tes.  4: 16, 17 – " a segunda vinda de Cristo e o arrebatamento dos salvos"
I João 3:2-3 – Seremos como Ele (Cristo) é
Apoc.  2:7 – " a árvore da vida está no paraíso de Deus…"
Apoc. 6: 9-11 – a visão das almas dos mártires que clamavam  (elas  dormiam ? )
Apoc.  22: 1-7 – o paraíso é o céu  pois  "de cada lado do rio estava a árvore da vida…"

Nenhum comentário:

Postar um comentário