24 janeiro 2016

Os Desafios de Davi


Os Desafios de Davi
Texto: Salmos 11:1-7
Introdução: Davi enfrentou muitos desafios em sua vida. Como um menino novo, cuidando das ovelhas de seu pai, ele foi desafiado por um leão e um urso.

Ele foi caçado como um animal selvagem pelo rei Saul.

Ele teve que fugir de seu filho, Absalão. Seu filho estava determinado a tornar-se rei de Israel em lugar de seu pai.

I. Os inimigos desafiando

A. O conselho dos amigos.
1. Os amigos de Davi o aconselharam a "Fugir para o monte, como um pássaro". Eles tentaram Davi a duvidar de Deus. Davi sabia que fugir não era a resposta. Davi viu esta situação como uma provação de Deus. Ele confiaria em Deus ou ele correria e se esconderia?
B. O conflito com os inimigos.
1. Os inimigos de Davi preparam o arco e flechas para destruí-lo. A palavra em "oculto" pode significar "secretamente" ou "na escuridão". Os inimigos procuravam uma oportunidade para disparar suas flechas de destruição. Os ímpios estão sempre à espreita para destruir aqueles que são "retos de coração". Judas Iscariotes e os líderes religiosos conspiraram para destruir Jesus. Eles fizeram o seu movimento no escuro da noite, enquanto Jesus estava no jardim orando. A Bíblia nos adverte da astúcia dos ímpios.

II. Fundações Desmoronando

A. O problema nos dias de Davi. 1. Este salmo pode ter sido escrito durante o reinado do rei Saul. Naquela época, Israel estava sem um líder espiritual. A ilegalidade e a desordem eram praticadas naquele dia. A sociedade só pode existir quando há lei e ordem. Os amigos de Davi podem ter perguntado: "Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?"
B. O problema em nossos dias. Acredito que três fundamentos em nossa nação estão desmoronando.
1. Colapso da família. A unidade familiar é fundamental para qualquer sociedade continuar a existir. A primeira instituição divina que Deus projetou foi a família. Se as famílias se separam, a sociedade acabará por entrar em colapso. Famílias fortes para fazer uma nação forte.
2. Compromisso com o Cristianismo bíblico.
3. Corrosão no governo.

III. Fé confiante

A. Confiança no Senhor. (v 1, Salmo 46:1; 59:16). O crente que confia no Senhor o tem como seu refúgio em tempos de angústia e provações.
B. O trono do Senhor. (v. 4) Podemos nos aproximar do Santo Deus através do sangue de Jesus. Para o crente, podemos chegar "confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" (Hebreus 4:15-16)
C. Provado pelo Senhor. (v. 5) O Senhor prova o justo para aperfeiçoá-los para que eles "sairei como o ouro" (Jó 23:10)
D. O triunfo do Senhor. (v. 6-7)
Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. (Salmo 9:17) O ímpio experimentará o cálice da sua ira que estará sendo derramado sobre eles em juízo. A Bíblia ensina que Deus odeia aqueles que "amam a violência" (V. 5) O Senhor justo concede seu amor sobre os retos.

Conclusão e Lições para a vida:

1. A fé no Senhor sempre será recompensada ou nesta vida ou na eternidade.
2. A nossa fé está fundamentada sobre a verdade imutável de Deus.
a. A Palavra de Deus é imutável. (Mateus 5:18; Lucas 21:33)
b. O caráter de Deus é imutável. (Malaquias 3: 6; Hebreus 13:8)
c. O reino de Deus é imutável. Deus está no seu trono. Jesus está lá fazendo intercessões por nós. (Romanos 8:34; Hebreus 7:25).
3. O Senhor está no seu trono e Ele está no controle.
4. O que pode fazer o justo quando os fundamentos estão sendo destruídos? Nós podemos fazer como Davi fez.
a. Confiar no Senhor. Não fugir e nunca desistir.
b. Viver em retidão.
c. Orar ao Senhor. O Senhor está no seu santo templo.
5. De acordo com o versículo 6, os perdidos estarão enfrentando um julgamento horrível.

Confie em Jesus como seu Salvador e serás salvo das chamas do inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário